Um panorama sobre os veículos de mídia DOOH em 2021

Um panorama sobre os veículos de mídia DOOH em 2021

Olá pessoal, Christian Pinheiro por aqui. Tudo bem ?

Logo no início desse ano recebi um questionamento em comum vindo dos proprietários de veículos de mídia DOOH. Em resumo:

“Christian, o que podemos esperar de 2021? ” 

Da adMooH? Muita coisa boa, tanto na parte da programática quanto em tecnologia e melhoria da experiência de uso de nossos produtos.

Mas e do mercado?

Este artigo é para respondê-los com mais profundidade.

Cenário desafiador

Digo a vocês, sem demagogia – o cenário para os veículos de mídia DOOH continuará sendo desafiador. Os impactos causados pela pandemia da COVID-19 não acabarão de um dia para o outro e serão sentidos também em 2021, em praticamente todos os setores da economia mundial.

Como identificado no CENP-Meios, este período foi de grande retração no investimento publicitário, e o DOOH acabou sendo prejudicado pelo bloqueio das ocasiões fora de casa. Que anunciante iria anunciar em estabelecimentos que estão fechados? Mesmo abertos, existiu por um tempo uma questão ética de se anunciar fora de casa em confronto com a ordem mundial #fiqueemcasa.

No entanto, já passamos por um ano inteiro de desafios sem precedentes. Hoje, conhecemos estes desafios como nunca e, inevitavelmente, todos nós aprendemos muito com eles. Com isso, o mercado de DOOH agora pode alavancar tecnologicamente e financeiramente, com os avanços da área da saúde e a gradativa retomada à vida normal (e dos investimentos em publicidade). Os avanços já estão prontos para vigorar como realidade absoluta do mercado, e explicarei mais em seguida.

A mudança do modelo de negócios e a venda programática de DOOH

Um destes avanços é o DOOH programático, forte tendência que traz inúmeras vantagens e possibilidades tanto para os anunciantes quanto para os veículos de mídia DOOH.

A compra de mídia DOOH de forma programática permite a exibição de campanhas de maneira muito mais assertiva para os anunciantes e faz com que o espaço comercial vago nos veículos (não vendido), seja preenchido por pequenos, médios e até grandes anunciantes.

A capacidade de personalização combinada com a previsibilidade de performance da campanha os ajuda a investir sua verba para publicidade de maneira mais inteligente, motivando a retomada deste mercado através deste modelo de DOOH. Agências e marcas buscam mais assertividade e confiabilidade na hora de anunciar, e querem controlar e analisar dados em tempo real durante o anúncio, podendo mudar seus criativos de acordo com os resultados obtidos.

O DOOH programático é o único que permite isso.

Então, a boa notícia para quem já está com seu inventário plugado em alguma plataforma de DOOH programático como a adMooH.com é a vantagem estratégica ao se adiantar a um modelo que se consolida cada vez mais ao redor do mundo.

Isso não só dá a possibilidade aos veículos de acessarem o mercado de mídia programática, como abre as portas do longtail para receita em massa buscando o anunciante ao redor. Além disso,  abre também as possibilidades para sua equipe comercial também acessar uma verba online que sem estar plugada, ela não consegue. Mas isso será assunto pra um outro post.

Nenhuma oportunidade é perdida nesse novo modelo de negócios e assim retomaremos (e evoluiremos) o mercado!

Softwares mais avançados

Ao mesmo tempo, os softwares de Digital Signage estão cada vez mais avançados. Aqui na adMooH.com, por exemplo, após um período de testes através do Programa adMooH Beta Testers, além de muito trabalho,  está pronto (e melhor do que nunca) o adMooH Signage 2ª Geração. Essa versão simplificará todos os processos  com a unificação de soluções em uma só plataforma, mais completa, fácil de usar e produtiva.

Entre outras inúmeras funcionalidades, estão:

  • A unificação de todo o gerenciamento e distribuição de conteúdo, seja ele interno, entretenimento ou de mídias/anúncios numa só plataforma;
  • Liberdade para usar APPs dinâmicos e incluir qualquer conteúdo da internet em sua grade de exibição.
  • Compatibilidade com diversos tipos de Sistemas Operacionais, como Android, Windows, Linux, Tizen, WebOS, etc
  • Integração com o Google Data Studio para geração de relatórios
  • Relatórios compatíveis com IVC
  • entre diversas outras vantagens

Auditoria de campanhas em tempo real

Outra tendência é a diminuição do uso do recurso de check-in fotográfico. Economicamente falando, esta solução se torna cada vez mais inviável, tendo em vista a evolução e o sucesso na utilização de adServers para checagem em tempo real e comparação de relatórios.

A adMooH tem um papel muito importante na cadeia de valor da mídia programática de DOOH. Ela unifica e audita os veículos em sua plataforma, facilitando a compra de audiência para os anunciantes que não querem comprar cada veículo.

Além disso, temos toda a tecnologia pronta para conectar os veículos através de um adServer de alto desempenho, compatível com os principais softwares de gestão de conteúdo do mundo.

Mudança de mindset para um mercado mais colaborativo

A partir da entrada da Programática, os veículos começarão a entender que ter concorrentes e ser grande na sua área de atuação é melhor do que não ter nenhum concorrente e ser pequeno.

Mais veículos plugados no DOOH Programático significa mais impacto e relevância para os anunciantes, e consequentemente, mais campanhas. Se seu concorrente não está na Programática, isso não é tão bom pra você. Pode ser que você esteja fechando menos campanhas do que fecharia se ele estivesse plugado.

Contar com parceiros 

Contar com parceiros tecnológicos nunca foi tão essencial como nesse cenário. A inovação representa mais do que um crescimento, mas sim a sobrevivência, coexistência e co-criação entre negócios.

Nessa linha, a adMooH.com atua como um provedor de tecnologia de ponta, para ajudar as empresas a melhorarem sua comunicação, reduzir custos, melhorar processos, aumentar vendas e mensurar resultados.

Além do software, fornecemos equipamentos, treinamento e consultoria.

Por fim, acreditamos que com esses insights apresentados, é possível promover mudanças no seu veículo de mídia DOOH, seja no aspecto comercial ou tecnológico para obter os melhores resultados em 2021. O cenário é de mudança – para melhor!

Conte sempre conosco. Um grande abraço!

Comentários