Você provavelmente já cruzou com anúncios de produtos relacionados ou complementares aos que comprou em e-commerces e mesmo em lojas físicas, certo? Isso se chama cross selling, uma estratégia de vendas incrível.

Sua empresa já faz uso dessa tática e aproveita de seus vários benefícios?

Se a resposta for negativa, recomendamos se atentar nesse conteúdo: vamos te explicar o que é cross selling, sua importância, alguns exemplos e, no fim, te explicar como o DOOH Programático pode ser utilizado para expandir o alcance de suas ofertas.

Vamos lá?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é o cross selling?

o que e cross selling

Cross selling é o processo de venda de um produto ou serviço adicional a uma venda em curso ou já fechada. O intuito é aumentar o valor da operação para o cliente, oferecendo algo que complemente sua experiência.

Sabe quando, em alguma rede de fast foods, o atendente te oferece um acompanhamento específico que vai complementar seu hambúrguer?

Pode ser algo simples, como uma batata frita com algum molho especial.

Isso é cross selling.

Exemplos de cross selling

E agora, já conseguiu pensar em alguns exemplos de cross selling? A situação acima, do fast food, é apenas uma em muitas outras! Com certeza você mesmo, em seu dia a dia, cruza com várias ofertas de cross selling.

Exemplos não faltam:

Qual a diferença do cross selling e up selling?

Tanto o cross selling como o up selling são estratégias semelhantes. Mas são sinônimos mesmo? Bom, a resposta curta é que não!

Veja bem: ambas cross selling e up selling são usadas para aumentar o valor de uma compra, bem como melhorar a experiência que os clientes têm durante e após a compra, agregando mais valor aos produtos que compram.

Especialmente quando falamos de e-commerce, ambas são estratégias de vendas muito importantes, mas existem algumas diferenças entre elas.

O up selling trata-se de oferecer uma nova versão do mesmo produto ou alguns produtos semelhantes, a fim de fazer as pessoas gastarem mais dinheiro, aumentando assim as vendas.

O objetivo do up selling é, como o termo dá a entender, gerar um “up” na venda.

Por outro lado, o cross selling é utilizado para anunciar diferentes produtos que podem ser consumidores, normalmente, em conjunto.

Como explicamos, é usada para oferecer produtos ou serviços complementares.

O objetivo é fazer com que as pessoas comprem produtos adicionais, a fim de maximizar as vendas, bem como agregar valor ao cliente.

Benefícios do cross selling para sua estratégia 

beneficios cross selling

O cross selling é considerado um dos métodos mais eficazes e fáceis de gerar receita adicional. É uma estratégia repleta de benefícios, que você vai conferir a seguir:

Dicas essenciais para fazer um cross selling

Agora que você já conhece mais sobre o conceito, exemplos e benefícios do cross selling, que tal implementar em seu negócio? Trouxemos algumas dicas para otimizar o processo e garantir o sucesso da nova estratégia de vendas!

Considere o perfil do seu público

Primeiro, considere o perfil do seu público para criar as melhores recomendações de produtos ou serviços complementares.

De nada adianta se esforçar em estruturar uma estratégia inovadora, se a sua execução não é precisa.

A razão pela qual e-commerces usam tanto o cross selling é que eles utilizam dados para entender preferências de cada cliente, oferecendo assim produtos que fazem sentido para o cliente — em relação ao seu histórico de compras, por exemplo.

Porém, não se engane, é possível fazer o cross selling no varejo convencional também!

Destaque os ganhos além dos valores

Os produtos ou serviços complementares que você vai oferecer devem agregar valor real para o cliente.

Por isso, escolha opções benéficas ao consumidor e não se esqueça de enaltecê-los, deixando claro a razão pela qual devem ser comprados.

Ofereça soluções relevantes e dentro do contexto

O cross selling não serve para você “desencalhar” produtos do estoque, mas para agregar valor à compra do consumidor.

Por isso, ofereça sempre soluções relevantes, sempre dentro do contexto do que o consumidor já colocou em seu carrinho.

Se relacione com seu público

Quem não aparece, não é lembrado! E isso tem relação com a sua estratégia de cross selling também!

Invista em diferentes formas de publicidade, enaltecendo suas ofertas, sua expertise, a qualidade dos seus produtos ou serviços e comunique-se corretamente com seu público.

Utilize um software especializado em dados

Com um software especializado em dados, você pode segmentar suas campanhas — especialmente em mídia externa — ampliando o alcance da sua marca.

É uma excelente maneira de trabalhar seu brand awareness e facilitar o cross selling na hora que o cliente comprar com você!

Entenda como a adMooh pode te ajudar no processo de cross selling

A adMooH é uma das principais adNetworks do Brasil e possui uma plataforma que permite a compra de espaços publicitários em DOOH programático, a gestão do conteúdo dos anúncios, bem como a análise dos resultados!

Desse modo, você pode conciliar sua estratégia de cross selling com anúncios direcionados — conforme segmentação dos inventários dos veículos de mídia disponíveis na plataforma.

Ou seja, você pode trabalhar com sinalização digital em estabelecimentos, por exemplo, exibindo anúncios criativos em telas de alta definição localizadas em filas de fast foods ou galerias comerciais, por exemplo!

E então, que tal dar esse passo na sua estratégia de vendas e maximizar o alcance da sua marca?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Com o cross selling, sua empresa pode entregar mais do que simplesmente um produto ou um serviço para seu próximo cliente.

Na verdade, o cross selling permite que você melhore de forma contínua a experiência do consumidor, agregando valor à operação e, claro, maximizando suas receitas!

Gostou de aprender sobre o conceito?

Então continue lendo nosso blog para aprender mais!

Comentários