Marketing para restaurantes: como explorar todo potencial do seu negócio

Marketing para restaurantes: como explorar todo potencial do seu negócio

O marketing tem se tornado uma peça fundamental para os restaurantes nos últimos anos. Em meio a uma gama gigantesca de opções no setor de alimentação, tanto no ambiente físico quanto no digital, os proprietários estão enfrentando novos desafios na busca de diferenciação.

Embora o marketing para restaurantes seja um tema extenso, existem algumas estratégias principais que você pode utilizar para concentrar seus esforços e produzir resultados positivos.

A seguir, vamos apresentar estas estratégias para se destacar da concorrência, aumentar as vendas e fidelizar seus clientes. Acompanhe e aplique no seu negócio!

Fotos e vídeos profissionais

Quando um cliente chega até o seu restaurante, você tem apenas alguns segundos para causar uma boa impressão. E o marketing visual é o seu maior aliado para isso!

O conteúdo visual aumenta a associação da mensagem, o reconhecimento da marca e o engajamento dos consumidores. Nesse sentido, as fotos e vídeos podem impactar na maneira como as pessoas escolhem o que vão consumir ou não.

Mas apesar de vivermos em um mundo onde os smartphones se tornaram poderosas ferramentas para captura de fotos e vídeos, o trabalho profissional é necessário para explorar ao máximo a capacidade dessas mídias.

Prefira contratar então um especialista em fotografia de alimentos. Esse profissional fica atento a detalhes que passam despercebidos aos olhos menos treinados.

A escolha da iluminação, do local, enquadramento do prato e composição da cena, são alguns pontos estudados para obter um melhor resultado. Além disso, é possível contar também com um profissional de food stylist, responsável por preparar e fazer os ajustes necessários para apresentar o alimento da melhor maneira possível.

Menu board

O cardápio de um restaurante pode ser utilizado como uma excelente estratégia de conquista de novos clientes e aumento de ticket médio, mas é preciso inovar para ser realmente atrativo.

Com o objetivo de modernizar o cardápio em papel, surgiu o menu board, que utiliza telas digitais estrategicamente posicionadas e conteúdos interativos para impactar o público no momento da decisão de compra.

Além de chamar mais atenção do cliente para os produtos e ofertas do seu negócio, com essa tecnologia é possível atualizar os itens e preços com dinamismo, oferecer cardápios diferentes ao longo do dia e agilizar os pedidos e filas.

O Menu Board da adMooH Corp, por exemplo, oferece uma solução completa para gestão do seu menu digital.

A solução conta até com templates prontos, o que facilita o processo de inclusão de novos itens.

Ambientes e produtos instagramáveis 

Estamos na era das redes sociais, onde tudo o que fazemos a cada momento é registrado.

Por isso, é indispensável que o seu restaurante comece a investir na criação de espaços e produtos atrativos para postagens, popularmente conhecidos como instagramáveis!

O objetivo é fazer com que os clientes registrem tudo de maneira espontânea, mencionando e recomendando seu estabelecimento nas redes.

No final das contas, isso gera uma divulgação totalmente gratuita.

Para isso, aposte na criação de ambientes que carreguem a personalidade do seu negócio. 

Sua identidade pode ser traduzida em itens decorativos, móveis, cores e papéis de parede que, quando combinados, devem ser atraentes. 

Não esqueça também de inserir sua marca no espaço e de estimular o uso de hashtags para alavancar as interações.

Já no caso dos produtos, invista em uma apresentação diferente. Isso vai desde uma decoração especial no prato até mesmo uma performance realizada na mesa do cliente. 

É o caso daquelas sobremesas que viralizam na internet, onde o garçom coloca lentamente uma calda de chocolate quente, até que a casca do doce se abra.

Redes sociais e influenciadores locais

Ainda falando sobre as redes sociais, é inegável que restaurantes que sabem aproveitar esses canais. Muitos conseguem engajar o público e atrair ainda mais pessoas para o estabelecimento ou delivery.

Manter uma presença constante nas redes transmite confiança, profissionalismo e estimula o consumo, já que os usuários podem receber as publicações, realizar um pedido online ou ir até o seu negócio.

Destaque sempre o cardápio, fotos da casa, informações de contato e reserva, eventos especiais e não esqueça também de interagir com os seguidores, o que engloba desde os comentários até o repost de menções dos clientes.

Outro ponto importante é estabelecer parcerias com influenciadores digitais locais, que têm uma audiência fiel e engajada para recomendar o seu restaurante. 

Convide-os para uma experiência no local, envie produtos via delivery e crie cupons promocionais para que as ações sejam ainda mais efetivas.

Plataformas de delivery otimizadas

O mercado de delivery está crescendo exponencialmente nos últimos anos. 

No entanto, grande parte dos restaurantes ainda não sabem ou conseguem aproveitar bem o potencial destas plataformas.

Para se ter uma ideia, segundo dados da CNN Brasil Business, o delivery de comida cresceu quase 45% na cidade de São Paulo e aumentou 29% no estado de São Paulo com o agravamento da pandemia.

Mas não basta apenas adicionar os produtos nas plataformas. 

É preciso otimizar as configurações, acompanhar as métricas e explorar os recursos oferecidos para conquistar mais destaque.

Para isso, mantenha sempre as informações do seu negócio atualizadas, utilize as bonificações oferecidas, procure participar das ações de marketing que são realizadas e explore os novos recursos, como é o caso dos feeds com atualizações publicadas pelos restaurantes.

Para concluir, reforçamos que é plenamente possível e recomendado investir em marketing, independente do porte do seu estabelecimento. Todas as ações planejadas e executadas de maneira estratégica vêm para contribuir com o seu negócio.

Coloque em prática o que aprendeu com a gente sobre marketing para restaurantes e tenha ainda mais sucesso no seu estabelecimento. Até a próxima!

Comentários