Como montar um cardápio atraente

Como montar um cardápio atraente
Como montar um cardápio atraente

Montar um cardápio de um restaurante pode demandar trabalho e criatividade, tanto na escolha dos itens que você vai oferecer, quanto na disposição gráfica do material. Quanto à escolha dos pratos, normalmente é feita baseando-se na especialidade do seu restaurante e no que a sua equipe de cozinha sabe fazer de melhor, deixando sempre algumas opções para gostos que fujam um pouco do convencional. Definida essa parte, vem o que talvez soe como mais simples, mas na prática não é tão fácil assim: montar o seu cardápio de forma que ele seja atraente, organizado e de fácil entendimento.

Cardápio Atraente

Algumas dicas são válidas para não errar na medida: um cardápio muito longo, com mais de cinco páginas, por exemplo, pode fazer com que o cliente se canse de ler antes de ver todas as opções de pratos; ao mesmo tempo em que dispor os preços dos pratos em uma única coluna pode fazer com que este seja o critério para escolha. O ideal é um cardápio mais compacto, no qual os preços aparecem logo após o descritivo da opção, para que o cliente veja o que é oferecido e o preço esteja logo em seguida. Poluição visual, como uso excessivo de caixa alta, por exemplo, também deve ser evitada.

Itens que podem causar alergia a algumas pessoas, como leite e marisco, por exemplo, devem aparecer na descrição dos pratos. Uma ou duas opções vegetarianas, ou até mesmo veganas, podem fazer a diferença. O ideal é que as sobremesas fiquem na última página e que os pratos com maior margem de lucro sejam posicionados em locais estratégicos, que atrairão a atenção dos clientes logo à primeira vista.

Informações em destaque

Outra ação que você pode adotar são os folders com novidades e principais atrações do seu restaurante. Muita gente ainda aposta no material impresso para comunicar lançamentos e opções em destaque. Não que este meio de divulgação não funcione, mas muitas vezes investir em material gráfico online é mais vantajoso, pois apresenta menor custo e tem maiores efeitos do que imprimir panfletos semanalmente. É claro que você precisa de um cardápio atraente impresso para as mesas do seu restaurante, mas você já pensou em contar as suas novidades através da internet e atingir um público cada vez maior?

Menu Digital

Atualmente existe uma ferramenta complementar ao cardápio tradicional que ajuda muito na experiência dos consumidores e de quebra moderniza a “cara” do seu restaurante – o Menu Digital. São telas posicionadas em pontos estratégicos dos restaurantes e fast foods, com vídeos e animações gráficas atraentes do cardápio que aguçam a vontade das pessoas na hora da escolha do prato além de expressar sua identidade visual. Além disso, possibilita o gerenciamento de horários de exibição dos pratos e atualização de conteúdos e preços em tempo real, auxiliando o atendimento. O Menu Board da adMooH, por exemplo, é um software que oferece uma solução completa para gestão de um Menu Digital, que já até conta com templates para restaurantes.

Com 2021 e sua tendência de volta às ruas batendo à porta, esta é uma ótima maneira de repensar seu cardápio, além de se destacar de outros estabelecimentos, fazer valer sua identidade e melhorar seu atendimento. Dessa forma, fortalece sua lembrança e melhora a experiência para consumidores já ansiosos para sair de casa.

Comentários