Cardápio Digital: Quais os benefícios, Tipos e Como Montar

Cardápio Digital: Quais os benefícios, Tipos e Como Montar

Hoje, empresas do segmento de food service precisam inovar diariamente para atrair os olhares de um público cada vez mais exigente. Felizmente, o cardápio digital pode ser a solução para isso.

Além de tecnologias para pagamento ou para melhorar a ambientação do seu restaurante ou food truck, existem soluções que podem aprimorar a experiência de escolha e engajamento com as opções do seu estabelecimento.

Falamos do cardápio digital, uma forma de melhor atender e de também otimizar o marketing do seu restaurante.

Que tal entender mais sobre essa inovação, como funciona e como pode beneficiar seu negócio? Confira!

O que é um cardápio digital?

o que e cardapio digital

O cardápio digital é a versão virtual do menu de um restaurante. Ele pode ser visto e acessado de várias formas: com menu boards digitais (telas) localizadas em locais estratégicos, e também com versões em dispositivos móveis, como tablets.

Veja bem: montar um cardápio de um restaurante pode demandar trabalho e criatividade, tanto na escolha dos itens que você vai oferecer, quanto na disposição gráfica do material.

Quanto à escolha dos pratos, normalmente é feita baseando-se na especialidade do seu restaurante e no que a sua equipe de cozinha sabe fazer de melhor, deixando sempre algumas opções para gostos que fujam um pouco do convencional.

Definida essa parte, vem o que talvez soe como mais simples, mas na prática não é tão fácil assim:

Montar o seu cardápio de forma que ele seja atraente, organizado e de fácil entendimento.

É aí que entra o cardápio digital: uma versão virtual do seu menu, que pode ser mais facilmente consumida e entendida.

Benefícios do cardápio digital

Investir em um cardápio digital pode trazer incontáveis benefícios para o seu negócio, melhorando o engajamento dos clientes com seu menu e facilitando (bem como agilizando) o processo de escolha dos alimentos.

Confira outras vantagens do cardápio digital:

Flexibilidade para renovar o cardápio

Com o cardápio digital, você pode renovar o cardápio quando quiser, sem arcar com custos de reimpressão e manutenção dos menus físicos.

Além disso, você pode continuamente inovar no aspecto visual do seu cardápio, agregando elementos chamativos.

Facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante

Além disso, o cardápio digital é um elemento moderno, cômodo e capaz de satisfazer os clientes.

Isso contribui para sua experiência no ambiente, o que pode ser um grande motivador para seu retorno ao restaurante.

Rapidez da escolha por parte dos consumidores

Por fim, o cardápio digital é atraente e chamativo, tornando o processo de escolha dos alimentos muito mais intuitivo, agradável e prático para os clientes. 

Não é necessário, por exemplo, esperar o menu físico chegar na mesa ou ter que ler por páginas e páginas. 

Um menu board digital, por exemplo, resolve essa situação, pois o cliente pode escolher seus pedidos logo no momento em que entram no ambiente, agilizando toda experiência.

Tipos de cardápios digitais

tipos de cardapio digital

Você sabia que existem diferentes tipos de cardápios digitais? Isso mesmo, como mencionamos lá no início, o cardápio digital pode ser apresentado de várias formas.

E isso é uma enorme vantagem, já que você não fica preso a um tipo de mídia: a física!

Que tal conhecer alguns dos tipos de cardápios digitais? Confira:

Menu Board  Digital

O Menu Board digital é uma tela de alta definição que costuma ficar localizada em posições estratégicas dentro do restaurante, normalmente próximo ao balcão de pedidos.

Cardápio virtual

O menu virtual é uma versão digitalizada do cardápio físico, normalmente exibido no site do estabelecimento ou em aplicativos de cardápios online.

QR Code menu

Já o QR Code menu é um pouco diferente: você disponibiliza um QR Code que fica na mesa do seu estabelecimento.

Uma vez que o cliente se senta, ele simplesmente aponta a câmera do celular e acessa o link que o QR Code fornece.

Normalmente, o cliente é direcionado a um cardápio virtual em um site ou em um aplicativo.

Cardápio digital em tablet

O cardápio digital em tablet é uma versão mais moderna, que exige um pouco mais de investimento, mas pode reduzir custos com garçons.

Basicamente, trata-se de uma versão de cardápio em um tablet, onde o cliente faz seus pedidos direto da mesa, com toda liberdade de escolher por si só.

Aplicativo de cardápio digital

Já o aplicativo de cardápio digital é exatamente o que o nome indica. Ele pode ser tanto em um aplicativo próprio ou em um aplicativo terceirizado, como os apps de delivery.

2 dicas para um bom cardápio digital

E agora, sabe como criar um bom cardápio digital? Separamos 2 dicas imperdíveis para você, confira:

Cardápio Atraente

Algumas dicas são válidas para não errar na medida:

Um cardápio muito longo, com mais de cinco páginas, por exemplo, pode fazer com que o cliente se canse de ler antes de ver todas as opções de pratos; ao mesmo tempo em que dispor os preços dos pratos em uma única coluna pode fazer com que este seja o critério para escolha.

O ideal é um cardápio mais compacto, no qual os preços aparecem logo após o descritivo da opção, para que o cliente veja o que é oferecido e o preço esteja logo em seguida.

Poluição visual, como uso excessivo de caixa alta, por exemplo, também deve ser evitada.

Vale mencionar que esta é uma grande oportunidade de fazer valer a identidade do seu restaurante. É mais uma chance de customizar e aperfeiçoar a experiência com sua marca para se fixar positivamente na mente do consumidor!

Itens que podem causar alergia a algumas pessoas, como leite e marisco, por exemplo, devem aparecer na descrição dos pratos.

Uma ou duas opções vegetarianas, ou até mesmo veganas, podem fazer a diferença. 

O ideal é que as sobremesas fiquem na última página e que os pratos com maior margem de lucro sejam posicionados em locais estratégicos, que atrairão a atenção dos clientes logo à primeira vista.

Informações em destaque

Outra ação que você pode adotar são os folders com novidades e principais atrações do seu restaurante. Muita gente ainda aposta no material impresso para comunicar lançamentos e opções em destaque.

Não que este meio de divulgação não funcione, mas muitas vezes investir em material gráfico online é mais vantajoso, pois apresenta menor custo e tem maiores efeitos do que imprimir panfletos semanalmente.

É claro que você precisa de um cardápio atraente impresso para as mesas do seu restaurante, mas você já pensou em contar as suas novidades através da internet e atingir um público cada vez maior?

Ter um sistema de menus digital, fácil de usar e ao mesmo tempo bonito não é mais futuro, é realidade. Confira!

Conclusão

Neste conteúdo, te mostramos o que é o cardápio digital, seus benefícios e diferentes tipos.

Viu só como essa inovação pode fazer a diferença em seu estabelecimento, elevar o nível de engajamento e potencialmente melhorar os resultados?

Esperamos que você aproveite as dicas e possa otimizar o atendimento em seu restaurante!

Para mais conteúdos sobre comunicação, digital signage e como explorar diferentes formas de publicidade, continue de olho em nosso blog!

Comentários