Menu Board: Inovando na hora de apresentar seu cardápio

Menu Board: Inovando na hora de apresentar seu cardápio

O cardápio de um restaurante pode ser utilizado como uma excelente estratégia de conquista de novos clientes e aumento de ticket médio, mas a maioria segue modelos de cardápio padronizados, sem nenhum tipo de atrativo ao consumidor.

Pensando nisso, vamos apresentar a você uma forma de inovar e deixar o velho cardápio de papel de lado. Acompanhe e descubra todas as vantagens!

Do papel ao digital

Está aí uma tendência que se encontra em praticamente qualquer ambiente em que se utiliza papel. Murais substituídos por TVs, outdoors substituídos por painéis de LED… Não precisa nem ir tão longe: Hoje, seu bloco de notas está em seu smartphone.

Esta tendência seguirá crescendo e será um dos principais fatores para preparar seu estabelecimento para o futuro.

Por isso, obviamente, o cardápio não escapa dessa.

Provavelmente você já se deparou com um menu board em uma das vezes que foi a um restaurante. Esse recurso é amplamente utilizado há anos pelas maiores redes de alimentação do mundo, mas ainda em uma versão, vamos dizer, analógica, como no caso de banners pendurados na parede com os nomes dos produtos e os preços.

A ampla disseminação dos avanços tecnológicos ocorrida nos últimos anos têm gerado um profundo impacto no comportamento dos consumidores.

O digital não para de crescer e tem se tornado um dos maiores influenciadores na decisão de compra dos clientes, o que fez com que esse tipo de comunicação também tenha passado por uma grande transformação, ganhando sua versão digital. 

A partir daí surgiu o menu board como conhecemos atualmente, que utiliza telas digitais estrategicamente posicionadas e conteúdos interativos, para impactar o público no momento de decisão de compra.

Inovação que influencia nas vendas

O principal papel de um menu board digital é chamar a atenção do cliente para os produtos e ofertas do seu negócio. Pode parecer simples, mas o resultado disso é altamente eficiente: além de divulgar, essa também é uma maneira de aumentar as vendas espontâneas. 

Estudo realizado pela Eclipse Media, mostra que aproximadamente 30% dos clientes que frequentam restaurantes, afirmaram que são influenciados e preferem os menu boards digitais em comparação aos tradicionais cardápios e folhetos estáticos.

Isso significa que as telas digitais ajudam você a gerar vendas por impulso, momento em que o cliente é convencido a comprar algo imediatamente.

Atualização de itens e promoções com dinamismo

Anunciar e promover itens do seu cardápio é muito mais simples com um menu board. Você pode atualizar sua lista de reprodução de conteúdos, para incluir, por exemplo, promoções ou fotos de seu novo produto.

Já os restaurantes que oferecem cardápios variados ao longo do dia, podem usar a sinalização digital para trocar as informações automaticamente com base na hora do dia,  de forma que apenas as opções disponíveis fiquem visíveis. Portanto, quando o café da manhã terminar, as telas serão atualizadas para mostrar apenas as opções do almoço e assim por diante. 

No caso de redes de restaurantes, os itens do menu e os preços podem ser gerenciados remotamente para que todos ou apenas alguns restaurantes recebam as atualizações, o que facilita bastante todo o processo. 

Maior agilidade nos pedidos e filas com um menu board

Você certamente já se deparou com alguém parado no caixa de um restaurante, sem saber o que pedir, e por conta disso, travando o andamento de todo o atendimento. 

Isso acontece porque cardápios cheios de itens dificultam a tomada de decisões pelas pessoas. Isso faz com que as filas aumentem, pois os clientes precisam parar para analisar as opções e fazer uma seleção do que irão pedir.

Com um menu board, você pode remover ofertas que não estão mais disponíveis e condensar itens para que seja fácil para as pessoas fazerem sua escolha. 

Redução nos custos de impressão e envio

Os banners de menu estáticos exigem que os restaurantes criem, imprimam, enviem e, em seguida, instalem seus materiais, o que demanda uma grande logística. Já o menu board elimina esses custos por ser 100% digital!

Portanto, quando colocamos na ponta do lápis o valor investido na aquisição das telas e na licença de uso do software, o resultado é uma grande economia ao longo dos anos.  

Além disso, é importante destacar os benefícios para o meio ambiente, com a eliminação do uso de papéis.

Quem pode utilizar um menu board

O menu board pode ser utilizado em diversos tipos de negócios do ramo alimentício. Redes de fast food, lanchonetes, restaurantes, padarias, bares, entre outros, podem se aproveitar dessa tecnologia para divulgar produtos ou promoções de maneira moderna.

É falsa a impressão de que apenas grandes negócios podem investir nesse tipo de solução. Hoje em dia, o uso dessa tecnologia está cada vez mais comum em pequenos negócios, como um restaurante local.

Uma dica bônus! É importante analisar o ambiente e posicionar as telas sempre em lugares estratégicos, próximo ao caixa, ou mesmo em pontos com boa movimentação. 

Depois de todas essas informações, com certeza ficou claro como o uso de um menu board em seu restaurante ajuda os clientes a tomarem melhores decisões e sua empresa a fazer mais vendas, ajudando você a economizar dinheiro.

Então, por que você ainda está usando menus estáticos e desatualizados?

O Menu Board da adMooH, por exemplo, é um software que oferece uma solução completa para gestão de um menu digital, que conta até com templates para restaurantes, o que facilita o processo de inclusão de novos itens.

Fale com nosso time de especialistas e modernize sua comunicação.

Até a próxima!

Comentários