Como Se Diferenciar da Concorrência com a Tecnologia

Como Se Diferenciar da Concorrência com a Tecnologia

Para saber como se diferenciar da concorrência, você deve entender as necessidades do seu público-alvo e descobrir como a tecnologia pode ajudar sua empresa a resolvê-las.

Algumas vezes, isso acontece internamente, com a evolução tecnológica dos seus processos.

Mas muitas vezes, acontece externamente: na forma que sua empresa utiliza a tecnologia para se destacar da concorrência, com uma comunicação mais eficiente.

Existem diversas formas de fazer isso acontecer. O importante é saber que tem sim como se diferenciar da concorrência. Que tal aprender mais?

Separamos algumas dicas valiosas para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado, conquistar novos clientes e ter melhores resultados. Confira!

O que diferencia uma empresa da outra?

como se diferenciar da concorrencia estrategias

Antes de qualquer coisa, para saber como se diferenciar da concorrência é necessário entender o que de fato distingue uma empresa da outra.

Há vários fatores a serem considerados. Você já fez uma pesquisa para entender onde a sua empresa se destaca e onde falha?

Falamos de pontos como:

  • Gestão;
  • Branding;
  • Qualidade;
  • Marketing;
  • Atendimento;
  • Comunicação;
  • Eficiência produtiva;
  • Preços e promoções;
  • Presença digital online e em mídias externas

Veja 5 Dicas de Como se diferenciar da concorrência

como se diferenciar da concorrencia dicas

A competição pode ser feroz em muitos mercados.

Hoje, os comportamentos de consumo mudam assim: em um piscar de olhos. Além disso, as empresas evoluem constantemente, agregando suas entregas com inovação.

E é justamente nesse ponto, inovação, que a sua empresa deve focar para aprender como se diferenciar da concorrência.

Aqui, falamos tanto dos aspectos internos quanto externos.

É sim importante inovar na forma que você gerencia processos, desenvolve seus produtos ou serviços e realiza suas entregas.

Porém, jamais deixe a comunicação de lado — e ela, como você deve saber, também evolui a passos largos.

Por isso, sua empresa deve encontrar formas de comunicar suas mensagens e campanhas de maneira mais eficiente, ampla e dinâmica.

A seguir, nos aprofundamos no assunto, te explicando algumas formas de se diferenciar dos seus concorrentes. Vamos lá?

Conheça a fundo seus concorrentes e o público-alvo

A competição é algo natural no mundo dos negócios. Embora muitas vezes possa parecer intimidante, na verdade ela é um componente vital para estimular a inovação.

Essa disputa, quando feita de maneira saudável, torna o seu negócio cada vez melhor para os clientes e fortalece o mercado como um todo.

Por esse motivo, é essencial conhecer a sua concorrência para saber como se destacar no mercado, fazendo uma análise competitiva.

Confira alguns pontos para ficar atento:

  • Pesquise as redes sociais para entender como as empresas têm usado ativamente esses canais.
  • Utilize os dados de benchmark do setor para orientar suas previsões financeiras ou até mesmo inspirar ajustes em seu modelo de negócios.
  • Preste atenção em quais mídias estão investindo na parte publicitária e qual a linha dos anúncios.
  • Analise também as estratégias comerciais, como promoções, ofertas e campanhas especiais.

Mas atenção! Há uma linha tênue entre monitorar sua concorrência e ficar obcecado. Faça essa análise com sabedoria.

Já quando entramos na parte de conhecer melhor o seu público-alvo, a melhor maneira para saber como ficar a frente da concorrência é pensar nas necessidades específicas que seu produto ou serviço atende. 

É importante identificar os problemas e, em seguida, determinar quem sofre com esses problemas.

Por exemplo, se você sabe que muitas pessoas têm dificuldade em encontrar roupas com uma numeração maior e conta com essas peças em sua loja, logo seu público-alvo são pessoas com maior peso e medidas.

Além disso, colete informações como dados demográficos, os principais interesses e o comportamento de compra do público.

Diferencial competitivo

O diferencial competitivo refere-se a fatores que permitem a uma empresa produzir bens ou serviços melhores ou mais baratos do que seus concorrentes.

  • Alguns restaurantes prosperam devido à sua localização.
  • Existem fabricantes de automóveis que possuem processos de produção melhores do que os seus concorrentes.
  • A Coca-Cola tem sua receita secreta e um enorme reconhecimento de marca.
  • O Walmart consegue economizar por conta da compra de itens em grande escala, entre outros exemplos.

Reserve um tempo para observar as diferenças entre os produtos e serviços do seu concorrente e os seus e faça pesquisas com os clientes para entender qual é o seu diferencial competitivo. 

Atendimento

Muitas empresas afirmam que seu atendimento ao cliente é o que as torna diferentes.

No entanto, apenas isso não é suficiente para que sua empresa tenha a receita de como se destacar no mercado competitivo.

É preciso que algumas medidas sejam colocadas em prática, para que isso se transforme em realidade.

Para se ter uma noção, cerca de 75% dos clientes consideram o atendimento como um verdadeiro teste de competência de uma empresa.

Além de treinar seus colaboradores para lidar com as mais diversas situações do dia a dia, é possível investir em soluções que otimizam a rotina de atendimento.

Um exemplo é o uso de softwares de gestão de filas, para unificar todo o atendimento nos guichês da loja.

O cliente retira a senha em um totem e pode acompanhar sua posição na fila em tempo real, através de telas estrategicamente posicionadas, além de assistir a conteúdos de entretenimento, informativos e receber ofertas na mesma tela.

Painéis digitais

como se diferenciar da concorrencia admooh

O varejo demanda, frequentemente, da produção de cartazes para divulgar algum serviço, produto ou uma nova oferta.

O grande problema está na logística desse processo, pois entre a solicitação da criação de um novo conteúdo pela equipe de marketing, a produção, impressão e a distribuição dos cartazes para as lojas, estamos falando até mesmo de semanas no caso de redes de porte nacional.

Ou seja, vê como se diferenciar da concorrência é um processo complexo?

Os métodos tradicionais são demorados e fazem você perder tração.

A boa notícia é que a tecnologia também chegou para os cartazes, que deixaram de ser impressos e passaram a ser digitais com o surgimento de soluções que funcionam como um mural digital para as lojas.

É o Digital Signage (Sinalização Digital) chegando com tudo no mercado!

Dessa forma, você ganha rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens, tem um forte apelo visual para chamar atenção do consumidor e diminui gastos com impressão e papel.

Ah, sem contar na percepção de modernidade que o mural digital traz ao cliente que entra na sua loja. Isso faz toda a diferença! 

Divulgação e novas mídias

Os recursos tecnológicos vão muito além do ponto de venda.

Para saber como se diferenciar da concorrência é preciso pensar em como divulgar o seu negócio de maneira estratégica.

Enquanto parte dos varejistas ainda apostam nas mídias tradicionais para divulgar seus produtos e serviços, você pode anunciar em mídias que têm crescido de maneira exponencial e gerado grande impactação para os anunciantes.

É o caso do DOOH (Digital Out Of Home).

O DOOH impacta o consumidor fora de casa, diretamente no ponto de venda, em vias públicas, em estabelecimentos, transporte público, restaurantes, academias, supermercados, entre outros pontos.

O melhor é que o processo para anunciar nesse tipo de mídia está muito mais simples, através de plataformas como a adMooH, que reúne milhares de telas espalhadas pelo Brasil, para uma compra programática simplificada.

Em poucos cliques você escolhe as telas onde quer anunciar, define o orçamento, realiza o pagamento e sobe seu anúncio para veiculação.

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Conclusão

Viu só como se diferenciar da concorrência é possível e pode ser muito vantajoso para o seu negócio?

Já foi-se o tempo que as empresas ficavam estagnadas em seu lugar — e viviam assim por anos.

Estamos na era da inovação e as organizações precisam se destacar, apresentando produtos e serviços inovadores, bem como uma comunicação cativante.

Para isso, o investimento em DOOH, painéis digitais e outras mídias externas que cada vez mais crescem na atraem a atenção do consumidor vale muito a pena!

E você, gostou de aprender com nossas dicas? Esperamos que elas ajudem o seu negócio a se posicionar de maneira mais competitiva no mercado!

Que tal começar agora, revolucionando a forma que sua empresa se comunica, através do DOOH em telas digitais pelo país todo?

Converse conosco e saiba como a adMooH pode ajudar o seu negócio a conquistar melhores resultados!

Comentários