Anunciar em DOOH: Melhores práticas e estratégias!

Anunciar em DOOH: Melhores práticas e estratégias!

É exponencial o número de agências e anunciantes de diversos portes que estão utilizando a mídia Digital Out Of Home (DOOH). Ao longo do tempo, diversas funcionalidades e vantagens se revelaram nesta mídia, que veio para repaginar para a realidade digital do mundo de hoje um dos formatos mais longevos da publicidade tradicional: o Out Of Home (OOH).

Da mesma forma que o OOH, o DOOH impacta o consumidor fora de casa, diretamente no ponto de venda, em vias públicas, em estabelecimentos, transporte público, enfim – praticamente qualquer ocasião fora de casa, se tornando parte da paisagem urbana. Portanto, a vertente digital desta mídia herda a característica de “materialização”, “tangibilização” do anúncio, algo que outras mídias (principalmente digitais) podem ter bastante dificuldade em atingir.

No entanto, diferente do OOH e por se tratarem de telas, o DOOH pode contribuir muito para o ambiente que o adotar não só pelo conteúdo facilmente atualizado (ou até automatizado), mas pela interatividade que pode trazer. Vídeos, animações, conteúdos  e anúncios relevantes para o exato momento, QR Codes e muito mais  

É fácil notar o impacto que as telas causam. Pense nas academias que substituíram murais por telas, ou nos elevadores que trazem anúncios e notícias atualizados a cada momento. É diferente, não é?

Quem sai na vantagem junto com estas características percebidas pelos consumidores é quem anuncia em DOOH. É a chance de tirar proveito destas características e ocasiões e desviar da saturação das mídias digitais mais tradicionais das redes sociais, sistemas de busca e websites, que é cada vez mais sentida.

Mas como tudo aquilo que é um mar de possibilidades, é importante tomar cuidado com cada caso. São diversos formatos, ocasiões e locais, portanto, é importantíssimo ter atenção com o próprio anúncio para que a mensagem seja efetiva devidamente absorvida pelo consumidor de maneira eficiente. Afinal, é a partir da lembrança ou da ação imediata do consumidor que as conversões acontecem, e sem uma mensagem bem transmitida, o anunciante muito provavelmente não terá o resultado esperado.

Veja esse guia que preparamos com as melhores práticas para ajudar empresas a anunciarem em DOOH!

Textos e fontes para anunciar em DOOH

O primeiro ponto é pensar na experiência do usuário. Estamos falando de tecnologia e mídia digital, portanto, é importantíssimo que o pensamento “user-friendly” exista aqui no DOOH também. 

Diferente de uma TV comum, onde a pessoa assiste à programação em uma curta distância da TV, num ambiente onde tudo está visível e no controle do consumidor, no DOOH a tela pode se encontrar mais distante e/ou posicionada em locais estratégicos do estabelecimento comercial, onde o foco da pessoa na ocasião não é, provavelmente, ver o anúncio.

Por conta disso é essencial que os textos tenham um bom tamanho e sejam curtos, para que a pessoa consiga visualizar a mensagem e entendê-la de maneira rápida e dinâmica, mesmo à distância.

Dica: utilizar fontes cursivas ou de difícil leitura podem comprometer o entendimento da sua mensagem. Se não for essencial para seu anúncio, prefira as mais tradicionais para garantir maior eficiência.

Animações

Tire proveito do digital!  As animações são uma ótima ferramenta para chamar a atenção do público na medida certa.

Esse recurso permite a entrada de textos, imagens e vídeos de maneira não convencional, despertando o interesse do usuário.

Mas atenção, não abuse desse recurso! Quando o seu conteúdo tem muitas animações, entradas e saídas de texto, sua mensagem pode passar despercebida. Em muitos locais, o consumidor está em movimento, de passagem. Não só isso, mas como qualquer excesso, é possível que um anúncio com muitas animações mais espante do que atraia o consumidor.

Por isso é importantíssimo garantir que o anúncio tenha foco na mensagem desejada. Então, use as animações com muita sabedoria!

Dica: Mantenha especialmente as informações principais fixadas em uma parte da tela. Assim, independente do momento em que o usuário olhar, o necessário estará lá. Isso vale especialmente para as informações de contato com a sua empresa, como o site, telefone, e-mail e WhatsApp.

Gatilhos para conversão e detalhamento

É impossível explicar seu produto detalhadamente em um conteúdo com 15 segundos de duração.

Quando se tenta adicionar muita informação, o que acontece é um efeito reverso onde o usuário acaba não prestando atenção em nada.

Por isso, prefira destacar os pontos principais do seu produto e colocar gatilhos para uma conversão. Vamos para um exemplo? 

Imagine que você quer anunciar um veículo de sua concessionária. Prefira colocar somente as principais informações em destaque como nome do carro, modelo, ano, preço e um atrativo ou diferencial, como câmbio automático.

Chame o usuário para ver mais detalhes em um número do WhatsApp ou no seu site. Assim você prende a atenção e ainda leva o consumidor para um local onde a conversão já é possível.

Alguns exemplos de gatilhos de conversão:

– QR Code

– Número de WhatsApp / Telefone

– E-mail

– Site / Landing Page

– Hashtags

– Redes Sociais

Cores e imagens para anunciar em DOOH

Lembre-se sempre de usar imagens bastante atrativas e cores que trabalhem bem entre si. Tudo isso ajuda a prender a atenção do usuário e gerar uma experiência bem melhor.

Estamos lidando com telas que, portanto, imagens que emitem luminosidade, e não queremos causar nenhuma sensação estranha em quem será impactado. Por isso, não utilize, por exemplo, um texto em cor branca sobre um fundo amarelo claro ou uma imagem muito apagada sem contraste e brilho para falar sobre o seu produto. 

Existem diversas ferramentas gratuitas na internet que podem auxiliar na escolha de cores para suas peças publicitárias e evitar estes problemas, como o coolors.co .

O visual faz toda diferença, por isso, se optar por fotografias e vídeos, prefira contar com uma captação profissional de imagens feita por um fotógrafo ou cinegrafista para deixar seu material adequado para a mídia digital out of home.

Anotou as dicas? Seguindo esse check-list básico, seu anúncio DOOH certamente será mais eficiente e trará os melhores resultados possíveis para sua empresa.

Até a próxima! E confira os conteúdos aqui em nosso blog para muito mais dicas e novidades sobre tecnologia, mídia programática e DOOH. (:

Comentários