Será que seu problema de comunicação interna está mesmo na mensagem?

Será que seu problema de comunicação interna está mesmo na mensagem?

É um desafio constante permanecer com uma comunicação interna eficiente. 

Manter o engajamento, estimular a convivência entre os trabalhadores, motivá-los… É uma tarefa contínua e, por vezes, árdua. E isso é natural, afinal, antes de comunicação entre colaboradores, estamos falando de comunicação entre pessoas. 

Pessoas têm dias bons, ruins, mudam rápido, podem perder e ganhar o interesse num piscar de olhos. Por isso, é importantíssimo estar sempre antenado nas necessidades e peculiaridades dos colaboradores da empresa para entender o que funcionará ou não, e quando está na hora de mudar a comunicação para obter melhores resultados.

No entanto, não olhar para estes pontos pode gerar certos problemas. Além disso, às vezes, os entraves não estão nem na comunicação em si, mas sim nas ferramentas utilizadas para a comunicação interna de uma empresa. 

Vou explicar um pouco mais sobre dois dos problemas mais relatados nas equipes de comunicação interna para mostrar como a ferramenta de comunicação é de extrema importância para uma boa comunicação empresarial:

Ruídos de Comunicação

Não só na esfera de engajamento, ruídos de comunicação podem surgir e gerar uma bola de neve. Na relação entre pessoas, no cumprimento de tarefas, enfim – as consequências de uma mensagem dada (ou recebida) indevidamente são inimagináveis (sendo um pouquinho mais catastrófico).

Por isso, é essencial que, para auxiliar neste desafio, uma empresa disponha de equipamentos capazes de se atualizar, acompanhar mudanças e diferentes demandas na mesma velocidade que elas surgem. 

Comunicação Integrada

Outro grande entrave que a equipe de comunicação interna de uma empresa pode encontrar é de integrar sua comunicação. Cada empresa possui uma necessidade, e cada colaborador também. Por isso, é importantíssimo garantir que sua mensagem chegue da melhor forma a cada “persona” da sua empresa, na maior parte possível dos pontos de contato, garantindo que tudo funcione de forma uníssona.

Para isso, é importantíssimo centralizar o controle do conteúdo que chega a cada área da empresa. Sem tecnologia, esta tarefa fica extremamente operacional e muito mais difícil.

Nestes dois cenários, há duas similaridades:

A primeira é de que o problema pode não estar na mensagem, mas sim no meio utilizado para dispará-la. Se a empresa ainda utiliza murais com papéis, a correção de cada problema citado acima pode se tornar uma enxurrada de material desperdiçado, sem contar o tempo que pode demorar para retirar o que estiver equivocado de cada mural, dependendo do tamanho do estabelecimento ou empresa.

Por exemplo, basta uma mensagem equivocada exposta em um mural e pronto: o tempo que foi gasto para retirar as mensagens de circulação já foi suficiente para causar um bom estrago.

A segunda é de que a tecnologia pode fazer a diferença, ao mesmo tempo, nestes dois casos. Tanto para encurtar a vida dos ruídos quanto para engajar pessoas diferentes em uma mesma mensagem.

Como já falamos em nosso blog no artigo sobre a importância da preparação dos estabelecimentos para o futuro, modernizar a comunicação interna das empresas pode mudar o jogo na convivência e receptividade de um escritório, podendo até favorecer a decoração do ambiente.

E essas são só as vantagens secundárias de um Mural Digital, que pode ser a tecnologia que resolve as questões apontadas anteriormente. Quer saber como? Olha só como algumas características respondem diretamente aos problemas citados até aqui:

Interatividade

Um conteúdo interativo atrai olhares com muito mais facilidade. Animações, cores, dinamismo, talvez até Call-to-Actions – com um Mural Digital, você tem muito mais ferramentas a seu favor para tornar sua comunicação interna mais divertida, chamativa, interativa.

Utilizando (sempre com sabedoria) estas ferramentas, a empresa pode ampliar as possibilidades de engajamento com suas mensagens planejando uma comunicação com  conteúdos muito mais diversos, que podem prender a atenção de seus colaboradores com muito mais eficiência.

Atualização de conteúdo rápida e fácil

Com um mural digital, você consegue reduzir (e muito) o tempo de exposição de qualquer mensagem que possa gerar qualquer ruído. Expondo um contato para esclarecer dúvidas sobre a comunicação no conteúdo que for exposto nas telas, a pessoa que estranhar um recado mal comunicado ou uma informação incorreta poderá te notificar e, em instantes, “ninguém viu”.

Segmentação

Esta mesma tecnologia oferece a possibilidade de você transmitir conteúdos diferentes em diferentes telas, permitindo à empresa criar um sistema de TV Corporativa. Com isso, uma mesma mensagem pode chegar a diferentes áreas de uma mesma empresa, customizada para cada uma. Desta forma, você maximiza o engajamento com cada estilo ou persona de colaborador.

Obviamente, este processo pode ser bastante intuitivo para evitar que uma tarefa dê lugar à outra da mesma dificuldade. A gestão deste conteúdo, com o adMooH Signage 2ª Geração, por exemplo, é centralizada, fácil e rápida, podendo ser separada e automatizada de diversas formas. 

Não hesite em visitar a página do Signage para saber um pouco mais dos benefícios que nosso sistema pode trazer para você (;

Comentários