Comunicação empresarial interna e ações em datas comemorativas

Comunicação empresarial interna e ações em datas comemorativas

O desenvolvimento de um plano de comunicação empresarial é fundamental para o sucesso do seu negócio.

As melhores estratégias de comunicação interna fazem mais do que simplesmente gerenciar e distribuir informações eficientemente. Elas podem promover um ambiente envolvente com todos os colaboradores, inclusive em datas comemorativas. Acompanhe!

O que é a comunicação empresarial interna?

A comunicação empresarial pode ser definida como a informação compartilhada por uma empresa, sobre a empresa. Isso pode assumir a forma de uma reunião geral, mensagens enviadas por meio de um aplicativo dos funcionários, e-mails, mensagens na intranet, sinalização digital ou materiais impressos.

Os comunicados internos podem ser úteis e colaborar em diversos aspectos:

– Evidenciar metas de negócios em toda a empresa;

– Falar sobre novas iniciativas, contratações, programas ou projetos;

– Fortalecer o engajamento, cultura e confiança dos colaboradores;

– Incluir pessoas do círculo familiar dos colaboradores, no ambiente empresarial.

Por que o engajamento interno é importante?

Semelhante à forma como você planeja se comunicar com seus clientes, você deve pensar em seus colaboradores como seus clientes internos

E, por também serem clientes, você com certeza não gostaria de decepcioná-los. É importante criar experiências excepcionais para os mesmos.

Os funcionários engajados são até 21% mais produtivos, de acordo com a Gallup. O engajamento pode reduzir a rotatividade e a ociosidade, gerando uma força de trabalho mais estável e mais satisfeita. 

Esta prática também pode melhorar a reputação de sua organização, visto que funcionários engajados estão mais dispostos a ir além para melhorar a experiência de seus clientes e para falarem mais e melhor sobre a empresa que fazem parte.

A importância de criar um calendário com datas comemorativas para sua empresa

Trabalhar com datas comemorativas significa planejar muito bem suas ações, e o primeiro passo é mapear com antecedência as datas que mais podem impactar o seu negócio.

Mais do que datas óbvias, como natal e ano novo, um calendário bem elaborado pode oferecer algumas oportunidades, que podem trazer excelentes resultados.

O passo a passo para criar um plano de comunicação comemorativo

1) Listagem das datas

Primeiro elenque todas as principais datas comemorativas, começando pelas mais tradicionais, como:

Carnaval, Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Amigo, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Natal e Ano novo.

Depois liste as datas comemorativas do seu nicho. Por exemplo: se sua empresa é do ramo de contabilidade, o Dia do Contador, comemorado em 22 de setembro, pode e deve ser incluído nesse calendário. Já uma agência de publicidade, precisa adicionar o Dia do Publicitário, comemorado em 1º de fevereiro, entre suas prioridades.

2) Escolha das ferramentas de comunicação interna

Muitas ferramentas estão disponíveis para ajudar na comunicação empresarial interna e entregar mensagens de forma mais eficaz e eficiente, mas para realmente envolver seus funcionários, você precisa fazer a escolha certa.

Afinal, a transmissão da mensagem desejada pode não ocorrer de forma ideal e atrapalhar o entendimento por parte dos colaboradores em função de uma ferramenta mal usada ou mal escolhida.

Listamos aqui algumas das mais utilizadas pelas empresas:

– Mural 

– Intranet

– Rede Social Corporativa

– E-mail

– Newsletter

– Reuniões

– Videoconferência

Falaremos em especial do mural, uma das ferramentas de comunicação interna mais antigas, que através dos avanços tecnológicos, ganhou dinamismo e interatividade com sua versão digital: o Mural Digital.

O Mural Digital é muito mais atrativo visualmente e está estrategicamente posicionado em pontos importantes da empresa. Entre as suas vantagens está a rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens, forte apelo visual, diminuição de gastos com impressão e papel e a possibilidade de explorar recursos interativos, como publicações nas redes sociais.

Para garantir a eficiência de sua comunicação interna, é importantíssimo também garantir que todos os pontos de contato estejam integrados, em concordância. Afinal, a última coisa que queremos dentro de um plano de comunicação como este é gerar ruído. Todos nós sabemos a rapidez com que estas coisas costumam se espalhar, não é?

3) Definição da mensagem da ação

Por último, mas não menos importante, vem a definição da mensagem da ação que será realizada. É essencial abordar da melhor forma os diversos públicos da sua empresa para engajar o máximo de pessoas possível, e a definição da mensagem é importantíssima para isso. 

Para te ajudar, preparamos algumas dicas e sugestões!

Gravação de depoimentos: você pode pedir para os familiares dos colaboradores da empresa gravarem um breve depoimento em uma data como dia das mães e dos pais.

Vídeos de homenagem: crie vídeos com imagens, textos e animações, passando uma mensagem de agradecimento, afeto e reconhecimento pela data.

Entrega de brindes: os brindes, mesmo que simples, representam uma excelente forma de presentear o funcionário. Os itens personalizados, acompanhados de uma mensagem especial, são uma ótima opção.

Exposição de fotos: desenvolva uma campanha convidando os colaboradores a enviarem suas melhores fotos, seja no ambiente de trabalho, em família ou em momentos de lazer. Isso reforça o engajamento, pois faz com que os demais colaboradores queiram visualizar as fotos dos colegas. Para cada data comemorativa, um tipo de foto pode ser pedida.

Importante! Perceba que na maioria das sugestões apresentadas, você pode utilizar o Mural Digital da sua empresa para veicular os conteúdos, sem custos adicionais e impactando a todos com efetividade.

Gostou? Então coloque essas estratégias em prática na sua empresa e nos conte o resultado depois!

Até mais!

Comentários