Tendências de comunicação interna que estão em alta

Tendências de comunicação interna que estão em alta

Em meio à ebulição de mudanças que 2020 e 2021 trouxeram para as empresas, projetos de cultura organizacional e comunicação interna que ainda engatinhavam no ambiente corporativo, se tornaram uma prioridade.

Ficou nítida a necessidade de ter uma comunicação efetiva, humana e capaz de criar laços verdadeiros com os colaboradores, em um momento tão desafiador como o que vivemos.

Diante destas transformações, é preciso se atentar com as tendências de comunicação interna que estão em alta, para se adapo mural digittar à realidade e gerar bons resultados. Continue a leitura e acompanhe uma lista especial que preparamos, com as principais tendências!

1) Foco contínuo na saúde e bem-estar dos colaboradores

Com a pandemia afetando os colaboradores de diferentes maneiras, questões que envolvem a saúde mental e a saúde no trabalho, precisam estar no foco da sua comunicação.

Depressão, estresse e ansiedade são alguns dos problemas mais relatados e todos precisam ser tratados com sensibilidade pelos gestores.

Para entendermos a importância desse cuidado, uma pesquisa da Gartner, Inc. com mais de 5.000 funcionários, descobriu que 29% se sentem deprimidos por causa da pandemia. A mesma pesquisa revelou que quase metade (49%) dos funcionários gostariam de participar de um programa de bem-estar mental na empresa onde trabalham.

A comunicação interna deve atuar então como um canal de informação, onde mensagens e campanhas de conscientização podem ser veiculadas, a fim de incentivar que os colaboradores busquem ajuda, para encontrar uma melhor maneira de lidar com seus problemas.

2) A necessidade de informar em tempo real

Enquanto antes era perfeitamente normal enviar um comunicado por e-mail e esperar que todos os funcionários da empresa o lessem ao longo da semana, isso não é mais uma opção.

A comunicação interna agora tem uma função crítica de garantir que as mensagens sejam entregues instantaneamente. Afinal, as diretrizes, políticas e notícias que você precisa compartilhar com a equipe, estão sempre mudando e algo que foi definido em um dia, pode já não valer mais para o outro.

Além disso, com o aumento da circulação de notícias falsas e com os rumores em alta, é vital que os funcionários recebam informações oportunas e precisas de uma fonte confiável.

Se houver um lapso de tempo na transmissão de informações cruciais ou ruídos na comunicação, as pessoas continuarão a agir de uma forma, que pode acabar colocando em risco sua própria saúde e segurança.

O uso de um Mural Digital, por exemplo, é uma excelente opção para fazer essa comunicação com toda a empresa, de maneira instantânea. Falaremos mais sobre essa tecnologia ainda neste artigo!

3) Sustentabilidade e diversidade

Investir em políticas e programas de sustentabilidade e diversidade, ajuda na construção da imagem e reputação de uma empresa, não só na visão do mercado, mas também entre seus funcionários.

A comunicação interna pode ser utilizada para divulgar as ações que estão sendo tomadas pelos gestores, além de atuar como uma ferramenta de educação dos colaboradores, afinal, esses temas ainda são um tabu em muitos ambientes de trabalho.

A empresa deve desenvolver um plano de educação e inclusão social, onde todos precisam ter a visão de que a intolerância e a discriminação não serão aceitas. Já na questão da sustentabilidade, é possível sugerir boas práticas de atuação em prol do meio ambiente, principalmente no ambiente de trabalho.

4) Dar voz aos funcionários

A comunicação bidirecional precisa evoluir e ser adotada para garantir que os líderes saibam o que os funcionários estão fazendo e como se sentem. Dessa forma, é possível agir de acordo com as informações que recebem para fazer melhorias. 

É preciso abrir espaço para uma participação maior dos colaboradores nas tomadas de decisões, através da realização de pesquisas, enquetes, debates e disponibilizar canais para que os mesmos consigam sugerir mudanças que melhoram o funcionamento de toda a empresa.

Isso aumenta o sentimento de pertencimento dentro da organização, ampliando a satisfação dos funcionários e fazendo com que os mesmos se tornem embaixadores da empresa.

Mas atenção! Coletar a opinião dos colaboradores pontualmente, não trará uma visão real do que está acontecendo na sua empresa. Você precisa estimular esse processo regularmente, através de campanhas contínuas.

5) Canais digitais de comunicação

Os meios tradicionais de comunicação interna, como boletins impressos, quadro com avisos em papel e a própria intranet, estão sendo questionados, pela falta de eficiência.

Ficou claro que as organizações precisam estar equipadas com canais de comunicação interna que possam alcançar as pessoas instantaneamente, sem falhas, onde quer que estejam.

Nesse sentido, a transformação digital da comunicação ganhou força com a chegada de ferramentas, como o Mural Digital.

Através de telas estrategicamente posicionadas nos principais pontos da sua empresa, é possível fazer com que todos os colaboradores sejam impactados em tempo real com as mensagens que abordam todos esses temas que citamos.

Além disso, o Mural Digital, se mostra uma solução muito eficiente, pois proporciona rapidez e agilidade para produção e veiculação das campanhas, além de contar com um forte apelo visual.

Para concluir, é importante destacar que investir na comunicação interna não é algo passageiro. Muitas empresas já perceberam os resultados fantásticos que uma boa estratégia de comunicação pode proporcionar e a tendência é que os esforços nessa área aumentem ainda mais. 

Aproveite e aplique os tópicos que apresentamos, para otimizar a sua comunicação interna.

Até a próxima!

Comentários