Mídia Externa: Principais Formatos, Vantagens e Cuidados

Mídia Externa: Principais Formatos, Vantagens e Cuidados

A mídia externa, ou mídia exterior, é um canal de comunicação, divulgação e promoção de produtos com uma característica bem simples: localiza-se em ambientes com acesso a um amplo público.

Se você pegou seu carro ou andou de ônibus nos últimos dias, com certeza já cruzou com algum exemplo de mídia externa em sua cidade.

Afinal, não faltam diferentes exemplos de mídia externa. 

O que você talvez não saiba é que esse canal de comunicação pode ser extremamente eficiente para compor suas campanhas de marketing.

Nesse conteúdo, vamos explorar o conceito de mídia externa, tipos, vantagens, as mídias externas no meio digital e muito mais. Preparado? É só continuar a leitura!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é a Mídia Externa?

o que e midia externa

A mídia externa é um amplo canal de comunicação e publicidade fora de casa, localizadas em locais de amplo acesso público — seja em vias públicas ou locais privados, como corredores de shopping centers.

Quando falamos de mídia externa, exemplos de formatos não faltam.

Os mais comuns são os outdoors, painéis e murais externos, localizados em locais de destaque perto de avenidas, centros comerciais e urbanos.

A mídia externa é também conhecida como mídia out of home, pela sua característica de atingir o público-alvo enquanto estão fora de casa.

Quais são os formatos da mídia externa?

Como falamos, existem múltiplos formatos de mídia externa — dos mais tradicionais aos mais tecnológicos e inovadores.

Um exemplo é o digital out of home, uma vertente da mídia externa que explora o uso de telas de alta definição e tecnologia de ponta.

Assim, permite aumentar a eficiência dos anúncios exibidos em outdoors digitais, painéis de LED de divulgação, digital signage, entre outros.

No entanto, a mídia externa não se limita a esses formatos tão conhecidos. Você conhece alguns desses a seguir? Confira:

Backlight

Um outdoor ou painel de propaganda ou divulgação destacado por uma luz traseira. Destaca o anúncio entre a concorrência, especialmente em ambientes fechados e pela noite.

Frontlight

Semelhante ao backlight: um painel de propaganda iluminado por uma luz frontal chamada de frontlight. É ideal para anúncios que precisam de maior destaque pela noite, especialmente nas ruas.

Busdoor

midia externa busdoor

Anúncios adesivados nas portas e por toda lataria de ônibus do transporte público. Seu principal apelo é que são veículos que cruzam as cidades várias vezes no dia, tornando o alcance das marcas divulgadas maior.

Pôsteres

Esses são clássicos: pôsteres são cartazes (de todos os tamanhos e variados materiais), colados em vias públicas de intenso tráfego à pé. Hoje, existem alternativas digitais, como os painéis de LED e murais digitais!

Quais as vantagens da Mídia Externa?

E agora, será que vale a pena investir em mídia externa? Bom, além de um canal versátil, você pode aproveitar vários benefícios de incluir esse tipo de mídia em sua estratégia de marketing, confira:

1# Grande potencial de alcance

A primeira vantagem da mídia exterior é que ela permite que sua empresa atinja um enorme e variado público.

Com boas campanhas, misturando sacadas inteligentes e imagens de impacto, é possível atingir os consumidores, apelando não apenas para sua atenção, mas também para suas emoções.

É o caso do DOOH, que permite o uso de vídeos de até 15 segundos em telas diferentes.

2# Investimentos inteligentes

Quais as vantagens da Midia Externa

Assim como na mídia online, você também pode escolher telas e locais para exibição de seus anúncios de acordo com a segmentação do público.

Hoje, boa parte dos veículos de mídia fornece informações desse tipo, o que permite investimentos inteligentes e mais assertividade no ROI — algo que, antes, parecia impossível para a mídia externa.

3# Presente no cotidiano do seu público

A mídia externa tem uma característica única: não é invasiva.

Pelo contrário, destaca-se quem mais chama a atenção, seja pela localização do anúncio ou pela criatividade para fazê-lo.

Além disso, o uso de diferentes formatos de mídia externa coloca sua marca no cotidiano, nas idas e vindas, do seu público.

Desse modo, sua mensagem pode ser passada de maneira eficaz, duradoura e com alto potencial retorno.

2 cuidados ao investir em mídia externa

Agora que você sabe o que é mídia externa, quais os diferentes formatos desse canal e suas vantagens, se convenceu de que é uma boa investir? Que ótimo!

Mas para não ter dores de cabeça, siga essas duas dicas simples:

Escolha corretamente o formato

Muito cuidado ao escolher o formato para suas campanhas em mídia externa.

Isso porque você pode acabar investindo seu orçamento em formatos pouco adequados para o seu tipo de campanha.

Buscando atrair atenção logo no primeiro olhar, expandindo o alcance da sua marca e conquistando melhores resultados em seus anúncios?

As mídias externas no meio digital (o DOOH) são uma boa forma de conseguir tudo isso: dinâmicas, com alto poder de atração do olhar e diferentes tecnologias, oferecem tudo que é preciso para sua campanha se destacar em qualquer lugar.

Conte com uma boa equipe para te auxiliar

midia externa trabalho em equipe

Não sabe quais passos seguir para contratar suas telas ou espaços na mídia externa? Bom, contar com uma boa equipe de auxílio pode ser a salvação da sua empresa.

No caso do DOOH, você pode contar com todo suporte da equipe técnica por trás do software de gestão de conteúdo.

Assim, não realiza nenhum investimento ou toma qualquer decisão sem ter certeza do próximo passo.

Por que investir em mídia externa?

Investir em mídia externa é uma excelente forma de complementar suas estratégias de marketing, expandindo o alcance de sua marca de maneira diferente.

Afinal, a mídia online hoje é o novo comum.

Destacar-se na mídia externa, em frente a diversos tipos de públicos, com alto potencial de viralização e impacto, é um verdadeiro desafio — que pode trazer excelentes resultados.

Como a adMooH pode ajudar sua empresa?

A adMooH é uma das principais adNetworks do Brasil. Podemos ajudar você a investir na mídia externa e conquistar seus objetivos de marketing!

Como? Com nossa plataforma, o adMooH Signage 2ª Geração, você aproveita todas as possibilidades do DOOH programático.

Ou seja, em uma mesma interface, pode comprar espaços em telas por todo Brasil e também gerenciar seu conteúdo, do upload até a análise de resultados!

Gostou? Então confira mais detalhes sobre o adMooH Signage 2ª Geração e como a nossa solução pode ajudar seu negócio!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Neste conteúdo, te ensinamos um pouco mais sobre mídias externas, seu potencial de alcance, alguns dos diferentes formatos e as vantagens de investir nesse canal.

Esperamos que as nossas dicas ajudem você e sua empresa a consolidarem a sua estratégia, conquistando seu público-alvo e tornando sua marca mais forte na mente do consumidor!

Antes de finalizar, queríamos reforçar que você pode continuar lendo os conteúdos aqui do blog e aprendendo sobre DOOH, mídia programática e muito mais!

Comentários