Mídia out of home (MOOH): saiba o que é e quais as suas vantagens

Mídia out of home (MOOH): saiba o que é e quais as suas vantagens

A utilização da Mídia Out of Home (MOOH), também conhecida popularmente como publicidade “ao ar livre” ou “fora de casa”, tem crescido de forma consistente nos últimos anos.

De acordo com o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), a mídia out of home obteve um excelente desempenho, representando quase 10% de todo o investimento publicitário no Brasil (9,4% do total), só no primeiro semestre de 2020. Mais de R$539 milhões de reais foram investidos no período.

Muito do crescimento dos investimentos na Mídia Out of Home, pode ser explicado pelo aumento do número de aplicações na categoria. É claro que painéis estáticos, como os outdoors, contam como MOOH, mas o digital e suas telas interativas em shoppings, restaurantes, academias, lojas, aeroportos, supermercados e vias públicas, estão dominando esse mercado.

No artigo de hoje vamos contar um pouco mais sobre essa mídia e suas vantagens. Confira!

A interatividade e diversidade da Mídia Out of Home (MOOH)

Em uma era em que se espera cada vez mais criatividade na comunicação das marcas, comerciantes e empresas buscam explorar novos formatos, para inovar e surpreender o público.

Os exemplos são muitos, como esse clássico case da Coca-Cola, na Alemanha.

Para poder lançar suas mini latas, a empresa resolveu espalhar alguns mini quiosques pelas ruas. A campanha trazia a mensagem: “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”. A campanha inovadora criou interação direta com a marca e seus produtos, atraindo diversas pessoas que passavam pelo local e gerando grande repercussão pelas redes sociais.

Já o DOOH, variação digital desse tipo de mídia, se tornou o xodó das principais marcas e agências, pois com mais dinamismo, as possibilidades de interação com o público são maiores, agregando valor para as campanhas e criando um efeito bola de neve, pois a mensagem pode direcionar o usuário para conversão nas redes sociais ou plataformas da marca.

A Netflix soube explorar bem esse formato para capturar a atenção do consumidor, e criou uma campanha com GIFs animados utilizando o DOOH. Veja o vídeo do case:

Imagine que, em meio a um passeio pelo shopping ou ao passar por uma estação de metrô, você se depare com várias telas executando GIFs animados de famosos personagens do cinema e da televisão interagindo com o seu momento? Foi essa a ideia que a agência francesa Ogilvy teve para divulgar os serviços da Netflix.

De acordo com o clima, horário, acontecimentos do momento e outros fatores, as pessoas viam as cenas de séries e filmes, seguidas de uma legenda que descrevia aquele instante. Essa ação repercutiu de forma positiva em todo o mundo!

Vantagens do MOOH

Afinal, quais as principais vantagens da publicidade em Mídia Out of Home? Listamos as principais para você!

Uma mídia que não pode ser evitada: os anúncios em Rádio, TV e até na internet, embora sejam capazes de atingir um grande público, são bem fáceis de serem evitados. Basta a pessoa desligar o aparelho, trocar de canal ou pular a postagem. Já a mídia out of home faz parte do ambiente que a pessoa está inserida e pode prender a atenção sem interrupções.

Alcance de público amplo ou específico: graças à geolocalização e aos dados demográficos, você consegue direcionar sua campanha de acordo com o seu objetivo. Seja um anúncio somente em um bairro específico ou em todas as principais vias de uma cidade.

Ótimo custo-benefício: isso certamente é importante para o seu negócio. Não é preciso investir um valor muito alto para ter resultado com essa mídia. Hoje em dia é possível comprar anúncios on-line de forma programática e escolher apenas os locais, dias e horários em que você tem interesse. 

Alta interação com o público: conforme demonstramos através de cases neste artigo, a mídia out of home é muito interativa e faz com que o seu público participe literalmente da ação. Isso gera possibilidades até para ações transmídia, onde a mensagem começa em uma mídia e continua em outra, como é o caso de um QR CODE que pode ser escaneado e leva o usuário até um site com descontos especiais.

Mas atenção! O MOOH exige uma produção mais estratégica, o que significa, que se você for criativo, pode produzir uma campanha muito eficiente, sem um alto investimento e que traz grande retorno sobre o investimento.

Dicas para otimizar a Mídia Out of Home

A produção de campanhas sempre envolve alguns questionamentos, incluindo como utilizar da melhor maneira possível a mídia. Ao pensar em conteúdos para MOOH, considere o momento, o local da impactação e o público que irá receber o anúncio. 

De modo geral, algumas dicas são fundamentais: 

Defina uma mensagem simples: utilize sempre textos curtos e de fácil entendimento. É preciso compreender que as pessoas estão em movimento e se a mensagem for complexa, não será absorvida.

Use fontes grandes e claras: os painéis e telas estão a metros de distância do público, evite utilizar fontes muito pequenas ou de difícil leitura.

Certifique-se de seguir as regras e regulamentos do local: cidades diferentes, têm restrições diferentes em torno do MOOH. É preciso verificar com os órgãos competentes, quais são as exigências. 

Seja ousado na criatividade: explore cores, disposições, animações, imagens e vídeos, para encontrar uma combinação que realmente chame a atenção.

Utilize um CTA atrativo: O call-to-action (CTA) é qualquer chamada, visual ou textual, que leve o leitor ou visitante a realizar alguma ação. Exemplos: “compre agora”, “acesse e garanta o desconto”, “saiba mais em” e  “oferta limitada no site”.

Por fim, a melhor e mais importante dica: encontre um formato da Mídia Out of Home para atingir seu público-alvo no momento ideal. Seguindo essas orientações, certamente você conseguirá todo o retorno que pode ser oferecido pelo MOOH!

Gostou do artigo? Então você também vai adorar as dicas que preparamos sobre como anunciar em DOOH, melhores práticas e estratégias.

Comentários