Mídia out of home (MOOH): O que é e quais as suas vantagens

Mídia out of home (MOOH): O que é e quais as suas vantagens

A mídia out of home é uma das principais formas de publicidade, impactando pessoas em locais públicos, de livre circulação e ao ar livre. O MOOH é uma maneira eficaz de conversar, chamar a atenção e anunciar para um amplo público.

E apesar do que alguns imaginam, a mídia out of home não está acabando.

Pelo contrário: se no passado era uma das mais impactantes formas de publicidade, no presente ela se une às tecnologias digitais para oferecer novas possibilidades.

É o caso do DOOH — Digital Out of Home, uma variante da mídia out of home que ganha espaço no mercado, atrai anunciantes e também veículos de comunicação.

Seja de forma mais tradicional, ou com o incremento das soluções digitais, a mídia out of home continua sendo um destaque entre os meios de se comunicar com um público — e ir além dele!

Além, é claro, de ser um excelente meio para que empresas de mídia out of home potencializem suas receitas.

Agora, atiçamos sua curiosidade? Então continue a leitura, pois vamos te explicar mais sobre a mídia out of home, suas vantagens, formatos e muito mais. Confira!

Conecte suas telas à maior plataforma de anúncios em DOOH Programático do Brasil!

O que é mídia out of home?

o que e midia out of home

Mídia out of home, ou MOOH, refere-se a qualquer publicidade visual que atinge as pessoas fora de suas casas.

Dos outdoors em vias movimentadas aos painéis digitais em pontos de ônibus ou estações de metrôs, a mídia out of home concentra um grande número de espaços e telas em todo o mundo.

Para você ter noção, de acordo com a OAAA, apenas nos Estados Unidos há cerca de 25 milhões de anúncios em mídia out of home atualmente.

E acredite: esse volume gera mais de 100 quatrilhões de visualizações por semana.

Um prato cheio para marcas, anunciantes e especialmente veículos de comunicação, que podem aproveitar o potencial de suas telas para gerar receitas.

A interatividade e diversidade da Mídia Out of Home (MOOH)

Em uma era em que se espera cada vez mais criatividade na comunicação das marcas, comerciantes e empresas buscam explorar novos formatos, para inovar e surpreender o público.

Os exemplos são muitos, como esse clássico case da Coca-Cola, na Alemanha.

Para poder lançar suas mini latas, a empresa resolveu espalhar alguns mini quiosques pelas ruas.

A campanha trazia a mensagem: “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”.

A campanha inovadora criou interação direta com a marca e seus produtos, atraindo diversas pessoas que passavam pelo local e gerando grande repercussão pelas redes sociais.

Esse é um dos pontos positivos do MOOH, especialmente do ponto de vista do veículo de comunicação, que é dono das telas ou espaços de publicidade.

Ou seja, a capacidade de não apenas transmitir uma mensagem, mas gerar o buzz e trazer resultados positivos para as marcas.

É claro, isso certamente influencia na sua capacidade de gerar renda com suas telas, aumentando a lucratividade do negócio.

Já o DOOH, variação digital desse tipo de mídia, se tornou o xodó das principais marcas e agências, pois oferece mais dinamismo.

Com o DOOH, as possibilidades de interação com o público são maiores, agregando valor para as campanhas e criando um efeito bola de neve, pois a mensagem pode direcionar o usuário para conversão nas redes sociais ou plataformas da marca.

A Netflix soube explorar bem esse formato para capturar a atenção do consumidor, e criou uma campanha com GIFs animados utilizando o DOOH. Veja o vídeo do case:


Imagine que, em meio a um passeio pelo shopping ou ao passar por uma estação de metrô, você se depare com várias telas executando GIFs animados de famosos personagens do cinema e da televisão interagindo com o seu momento?

Foi essa a ideia que a agência francesa Ogilvy teve para divulgar os serviços da Netflix.

De acordo com o clima, horário, acontecimentos do momento e outros fatores, as pessoas viam as cenas de séries e filmes, seguidas de uma legenda que descrevia aquele instante.

Essa ação repercutiu de forma positiva em todo o mundo!

Uma prova de que é possível explorar de maneira estratégica os locais das telas — algo que facilita a entrada de veículos de comunicação no mercado de MOOH!

Vantagens do MOOH

vantagens mooh

Mas afinal, quais as principais vantagens da publicidade em Mídia Out of Home? Listamos as principais para você!

Uma mídia que não pode ser evitada

Os anúncios em Rádio, TV e até na internet, embora sejam capazes de atingir um grande público, são bem fáceis de serem evitados.

Basta a pessoa desligar o aparelho, trocar de canal ou pular a postagem.

Já a mídia out of home faz parte do ambiente que a pessoa está inserida e pode prender a atenção sem interrupções.

Além disso, há várias possibilidades de explorar espaços, com diferentes tipos de telas ou outdoors. A vantagem do MOOH é ser extremamente dinâmico.

Alcance de público amplo ou específico

Graças à geolocalização e aos dados demográficos, é possível direcionar uma campanha de acordo com o seu objetivo.

Seja um anúncio somente em um bairro específico ou em todas as principais vias de uma cidade.

Para quem comanda o veículo de comunicação, trata-se de um enorme benefício, já que o próprio anunciante é quem escolhe as telas para exibir seus anúncios.

Ou seja, trata-se de muito mais praticidade para gerenciar as telas.

Ótimo custo-benefício

Isso certamente é importante para qualquer negócio.

Não é preciso investir um valor muito alto para ter resultado com essa mídia.

Hoje em dia é possível comprar anúncios on-line de forma programática e escolher apenas os locais, dias e horários em que você tem interesse.

Falamos de uma vantagem que se aplica tanto ao anunciante quanto ao veículo de comunicação, já que a negociação ocorre em meio digital e direta.

Além disso, ao utilizar a plataforma certa, é possível customizar uma série de pontos, como o valor mínimo que a empresa cobra para que o anunciante exiba em suas telas! 

Alta interação com o público

Conforme demonstramos através de cases neste artigo, a mídia out of home é muito interativa e faz com que o público participe literalmente da ação.

Isso gera possibilidades até para ações transmídia, onde a mensagem começa em uma mídia e continua em outra, como é o caso de um QR Code que pode ser escaneado e leva o usuário até um site com descontos especiais.

Mas atenção!

O MOOH exige uma produção mais estratégica.

O que isso significa? Se você for criativo e criar um anúncio repleto de diferenciais, pode produzir uma campanha muito eficiente, sem um alto investimento e que traz grande retorno sobre o investimento.

Principais formatos de mídia Out of Home

midia out of home tradicional

Chegou a hora de compreender um pouco mais sobre o que se trata a mídia out of home na prática. Ou seja: quais formatos compõem esse tipo de publicidade?

Bom, os mais comuns você já deve imaginar, certo? Outdoors, por exemplo, fazem parte da vida de qualquer um.

Porém, você verá que a lista de formatos MOOH pode ser bastante diversa.

Ou seja, oportunidades de sobra para anunciantes e também para veículos de comunicação!

Vamos lá? Confira os principais mídia out of home exemplos:

Formatos MOOH tradicionais

  • outdoors estáticos: painéis compostos de papel ou vinil, com uma mensagem ou anúncio impresso.
  • anúncios iluminados: pôsteres ou outdoors destacados por uma luz frontal ou traseira (frontlight ou backlight), normalmente associados a negócios noturnos, como bares, boates, restaurantes e farmácias.
  • anúncios adesivados em ônibus: costumam ser encontrados tanto na janela traseira, como nas portas (ou mesmo em suas laterais inteiras);

Formatos MOOH menos tradicionais:

  • tecnologia de projeção: em vez de utilizar um painél físico, a empresa anuncia com auxílio de um projetor de imagens, que pode ser direcionado para a fachada ou a lateral de um edifício;
  • outdoors digitais: painéis digitais com uma programação de anúncios em vídeos/animações, trocada de segundos em segundos.
  • painéis digitais interativos: telas equipadas com sensores, com alta definição, que podem ser utilizadas em campanhas interativas — capazes de reagir ao ambiente que as cerca.

Dicas para otimizar a Mídia Out of Home

A produção de campanhas sempre envolve alguns questionamentos, incluindo como utilizar da melhor maneira possível a mídia.

Ao pensar em conteúdos para MOOH, considere o momento, o local da impactação e o público que irá receber o anúncio. 

De modo geral, algumas dicas são fundamentais: 

  • Defina uma mensagem simples: utilize sempre textos curtos e de fácil entendimento. É preciso compreender que as pessoas estão em movimento e se a mensagem for complexa, não será absorvida.
  • Use fontes grandes e claras: os painéis e telas estão a metros de distância do público, evite utilizar fontes muito pequenas ou de difícil leitura.
  • Certifique-se de seguir as regras e regulamentos do local: cidades diferentes, têm restrições diferentes em torno do MOOH. É preciso verificar com os órgãos competentes, quais são as exigências. 
  • Seja ousado na criatividade: explore cores, disposições, animações, imagens e vídeos, para encontrar uma combinação que realmente chame a atenção.
  • Utilize um CTA atrativo: O call-to-action (CTA) é qualquer chamada, visual ou textual, que leve o leitor ou visitante a realizar alguma ação. Exemplos: “compre agora”, “acesse e garanta o desconto”, “saiba mais em” e  “oferta limitada no site”.

Por fim, a melhor e mais importante dica: encontre um formato da Mídia Out of Home para atingir seu público-alvo no momento ideal.

Seguindo essas orientações, certamente você conseguirá todo o retorno que pode ser oferecido pelo MOOH!

Como fazer uma melhor gestão das telas Mídia Out of home?

gestao de telas mooh digital out of home

A mídia out of home é realmente um mar de oportunidades para os anunciantes, que buscam atingir o maior número possível de pessoas.

Porém, e quando olhamos para os veículos de comunicação, como funciona a gestão das telas?

Digamos que você possui um veículo de comunicação com 5 telas em um andar de um shopping center.

Ou mesmo que possui um espaço de publicidade em uma via movimentada e investiu em uma tela para exibição de anúncios.

Como realizar a venda, gestão e controle do inventário de uma só vez?

A melhor alternativa é contar com um software de gestão de mídia completo, como a adMooH, que possibilita o controle de ponta a ponta.

Desse modo, você define o preço mínimo, automatiza a venda dos espaços em suas telas, monetiza seu inventário e centraliza toda gestão desses processos!

Saiba como a adMooH pode te ajudar

A adMooH é um dos principais players do mercado de mídia DOOH brasileiro e pode ajudar você a vender, gerenciar e transformar suas telas em ativos mais lucrativos.

Com a plataforma adMooH Signage 2ª Geração, você utiliza de todos os benefícios da mídia programática para monetizar suas telas.

A nossa solução permite que você adicione suas telas em um mapa que cobre todo Brasil, bem como lhe dá a opção de definir um preço mínimo para cada anúncio.

Assim, cabe ao anunciante (seja regional ou nacional) encontrar suas telas, selecionar os horários e períodos que gostaria de anunciar e realizar a aquisição do espaço.

Tudo de maneira transparente, automática e sem atritos, em uma plataforma intuitiva que facilita a gestão de telas MOOH.

Com a adMooH, você unifica a gestão de mídia: do controle até a venda em suas telas, em uma só plataforma. Confira mais!

Conecte suas telas à maior plataforma de anúncios em DOOH Programático do Brasil!

Conclusão

A mídia out of home é certamente um tema relevante para quem busca entender mais sobre publicidade e as diferentes formas de impactar públicos.

Neste conteúdo, te explicamos um pouco mais sobre esse tema, falando sobre o potencial de interatividade e diversidade do MOOH, bem como suas vantagens.

Outro ponto de destaque, especialmente para veículos de comunicação, é que o MOOH agora conta com alternativas de gestão de inventário muito completas.

Por isso, para um melhor gerenciamento de telas e para facilitar a geração de renda com venda de anúncios MOOH, lembre-se da adMooH!

Gostou do artigo? Então você também vai adorar as dicas que preparamos sobre como anunciar em DOOH, melhores práticas e estratégias.

Comentários