Transformação Digital: O que é e Quais são os Pilares?

Transformação Digital: O que é e Quais são os Pilares?

A transformação digital é uma revolução essencial na maneira com que as empresas se relacionam com a tecnologia. O movimento afeta tudo, desde o funcionamento das organizações até sua forma de se comunicar com o público.

A questão é que a transformação digital é uma jornada — uma que os negócios apenas agora começam a se familiarizar.

Por isso, na hora de realizar uma transição, é necessário pensar além da gestão dos seus processos,  e também em sua forma de se mostrar para o público

Então quer dizer que a transformação digital na comunicação significa que você só vai encontrar leads qualificados anunciando em websites, redes sociais e aplicativos?

A realidade não é bem essa, visto que o impacto da transformação digital nas organizações vai além dos ambientes online.

Nesse conteúdo, queremos mostrar esse movimento para você: entenda o que é, quais os pilares e qual a importância da transformação digital! Vamos lá?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é a transformação digital?

transformacao digital o que e

A transformação digital é uma mudança operacional e estratégica nas empresas. Ela visa estimular a adoção de tecnologias e a criação de novos modelos de negócio. Assim, é possível modernizar a operação e melhorar a experiência do cliente.

Trata-se de uma resposta do mercado às mudanças no comportamento do consumidor que ocorreram a partir do fim da década de 2000.

Essa foi a época em que as tecnologias, especialmente as móveis, mais escalaram e se desenvolveram.

Smartphones, tablets, wearables, 4G e posteriormente o 5G são alguns exemplos.

Com a transformação digital (TD), as empresas podem adequar suas operações a um novo tipo de público: mais engajado, exigente e — especialmente — conectado.

 

Leia também: 8 Exemplos de inteligência Artificial no Dia a Dia

 

Qual é o objetivo da transformação digital?

O objetivo da transformação digital é permitir que as empresas otimizem seus processos com uso de tecnologia, dados e inovação. Assim, é possível direcionar sua atuação conforme as necessidades do consumidor, personalizando cada etapa da sua experiência.

Aliás, “experiência do cliente” é uma palavra-chave nesse cenário de transformação.

Como os clientes passaram a ser mais engajados, conscientes e exigentes, sua necessidade de personalização aumentou.

Daí que surge a demanda pelo investimento em uma experiência do cliente única: da comunicação, passando pelo atendimento até o pós-venda.

Principais Pilares da transformação digital

transformacao digital pilares

O processo de transformação digital nas empresas é norteado por alguns pilares. A jornada para a digitalização deve, invariavelmente, passar por esses pontos. Confira:

Competição

A transformação digital tornou a competição mais igualitária e, por tabela, mais concorrida.

Em questão de dias, uma pequena startup pode ganhar o mundo com suas soluções. Ao mesmo tempo, uma centenária multinacional pode perder a liderança de seu mercado.

Dados

Mais do que nunca, o uso dos dados se tornou vital para o crescimento da empresa. 

Uma das possibilidades da transformação digital é aliar o potencial das novas tecnologias para coleta, armazenamento e processamento de dados dos clientes e clientes em potencial.

Assim, é possível criar estratégias de marketing e publicidade — seja online ou em mídias externas/DOOH — mais eficazes e baseadas sempre nos resultados anteriores.

Inovação

A inovação é um ingrediente fundamental para que a empresa, na era da transformação digital, destaque-se.

Graças ao potencial da tecnologia, qualquer negócio pode se colocar em pé de igualdade com os maiores, ampliando sua possibilidade de crescimento.

Valor

O foco das empresas deve ser o de agregar valor para o cliente, resolvendo suas dores e necessidades. Esse é o foco de um negócio na era da transformação digital.

Afinal, com uma barreira de entrada nos mercados reduzida em função das facilidades que a tecnologia proporciona, se uma empresa não agrega valor, ela corre o risco de um concorrente chegar e rapidamente atrair sua base de clientes.

Negócios

Com a inserção da tecnologia, é possível que as empresas explorem novos modelos de negócios, expandindo seu alcance, suas receitas e estendendo seu valor a diversos mercados.

Essa ramificação, que tem muito a ver com a onda de servitização das empresas, pode ser determinante para a sobrevivência dos negócios.

Cliente

Por fim, vale ressaltar que o cliente está na ponta de qualquer estratégia moderna de uma empresa. Seu objetivo será sempre resolver suas dores e agregar valor em sua vida, destacando-se como uma marca confiável.

Qual a importância da transformação digital para uma empresa?

transformacao digital importancia

A transformação digital (TD) vai ao encontro da necessidade das empresas de se adequarem aos novos comportamentos de consumo. É uma forma também de tornar-se mais competitivo.

Com a adoção da tecnologia, as empresas podem não apenas melhorar sua gestão e sua comunicação, mas também automatizar uma série de processos.

Assim, aumenta-se a qualidade na entrega de valor, pois há uma padronização que leva a menos erros e mais agilidade.

Com isso, as organizações têm a chance de maximizar a satisfação do cliente, reduzir custos e mostrar um potencial competitivo muito mais amplo.

Exemplos de empresas que aplicaram a transformação digital

Existem alguns exemplos marcantes do impacto da transformação digital nas organizações.

Ou seja: como elas adotaram a mudança e a transformaram em resultados!

Confira alguns dos principais:

Netflix

transformacao digital netflix

Sem a transformação digital, a existência da Netflix seria praticamente impossível.

Porém, a evolução das tecnologias de cloud, do big data e da publicidade digital permitiram que a plataforma de streaming tomasse a dianteira do mercado cinematográfico.

Magazine Luiza

A ascensão da Magazine Luiza tem tudo a ver com uma estratégia bem aplicada de transformação digital (TD).

Primeiro, a adoção do marketplace em suas lojas digitais, aumentando o alcance de seus produtos vendidos.

E claro, a implementação da comunicação digital omnichannel, unificando a experiência do cliente.

adMooH

É nesse contexto que a adMooH entrou em campo. Desde 2015, a adtech permite a  transformação digital de escritórios, empresas, agências e veículos ao simplificar o DOOH, o inserindo no mundo da mídia programática.

Sua plataforma é uma das mais fáceis e intuitivas do mercado, ajudando e conectando anunciantes e veículos de mídia com facilidade e transparência nunca antes vistas.

Como aplicar a transformação digital na sua empresa?

Aplicar a transformação digital depende de uma série de mudanças na sua operação e na condução estratégica do negócio. Em especial, no investimento em novas tecnologias.

Além de centralizar a gestão de processos, você deve encontrar soluções inovadoras que auxiliem sua empresa em várias frentes.

Entre elas:

  • Atendimento;
  • Experiência do cliente;
  • Comunicação e publicidade, explorando canais digitais e também OOH;

Entenda como a adMooH pode te ajudar

Como você já deve saber, a adMooH é uma expoente da transformação digital.  Com nossa plataforma, você pode comprar espaços publicitários em telas de alta definição, painéis de LED, digital signage, murais digitais e outdoors digitais por todo país.

Além disso, a plataforma da adMooH permite que você gerencie todos os seus anúncios e campanhas de maneira simplificada, tendo acesso também aos dados de desempenho de cada uma delas.

Lembre-se: a transformação digital não se restringe apenas à Internet, mas à adoção de tecnologias digitais para melhorar os resultados do seu negócio.

Que tal apostar no digital out of home e expandir o alcance da sua marca de uma forma inovadora? Conte com a adMooH!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Nesse conteúdo, te explicamos um pouco mais sobre a transformação digital, seu objetivo, os pilares que a norteiam, bem como sua importância para os negócios de hoje.

Gostou de aprender? Esperamos que ajude você a conhecer mais sobre o momento do mercado!

Para seguir conosco nessa jornada de aprendizado, que tal continuar lendo o nosso blog?

 

Leia mais: Como modernizar a comunicação nas escolas e universidades

Comentários