Comunicação Digital: Vantagens, Tendências e Principais Pilares

Comunicação Digital: Vantagens, Tendências e Principais Pilares

A comunicação digital trata-se da evolução da estratégia de comunicação convencional. Através dela, digitalizam-se os canais para ampliar o alcance e melhorar a eficiência das mensagens.

É realmente algo essencial para as empresas de hoje, pois a comunicação digital pode trazer incontáveis benefícios.

Se bem utilizada, a comunicação digital pode ser um passo além não apenas para o marketing e a venda de produtos ou serviços, mas também para o engajamento interno com seus funcionários.

Afinal, apesar de digital, esse tipo de comunicação é versátil o bastante para sair dos dispositivos móveis e do ambiente online, figurando também em mídias do cotidiano, como outdoors digitais.

Que tal aprender mais sobre comunicação digital, o que é, seus pilares e sua importância? Siga a leitura!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

O que é Comunicação Digital?

o que e comunicacao digital

A comunicação digital é a troca de informações e mensagens por meio de canais totalmente digitais (sites, redes sociais) ou digitalmente transformados (mídia externa, como digital signage).

Tudo isso graças ao potencial da Internet, que possibilita a existência de uma comunicação digital realmente eficaz, capaz de atingir a todos: clientes, funcionários, empresários… Todos!

Isso em qualquer lugar, seja no seu dispositivo móvel ou no corredor de um shopping center.

4 Pilares da Comunicação Digital

Dentro da comunicação digital, costuma-se definir o conceito como a união de 4 pilares: relacionamento, engajamento, conteúdo e presença.

Confira o que cada um desses pilares significa e seu papel dentro da comunicação digital:

1 – Relacionamento

Em um mundo transformado digitalmente, sabe-se que o relacionamento com o cliente é um dos fatores para o sucesso. Por isso, as marcas devem estar onde os seus clientes estão, criando laços mais fortes com eles.

É o caso da presença massiva das marcas em redes sociais, com seus próprios blogs e também fora do ambiente online, em estratégias DOOH (digital out of home).

Desse modo, as empresas conseguem posicionam-se nos ambiente que seu cliente está, aproximando-se dele e tornando a comunicação com ele mais fácil e direta.

2 – Engajamento

O engajamento é o próximo passo: colocar uma pitada de emoção nessa relação que começou na etapa anterior. O objetivo é fidelizar o cliente, torná-lo um promotor e defensor da marca.

É aqui que o marketing assume a posição de protagonista.

Investimentos em estratégias de comunicação digital de engajamento normalmente incluem o inbound marketing e também campanhas inovadoras em mídias externas, como em outdoors digitais que chamam a atenção.

3 – Conteúdo

comunicacao digital midia tradiciona

Seguindo a jornada, a comunicação digital não seria nada sem o conteúdo. Quando se fala disso, muita gente confunde e pensa que trata-se apenas dos textos de um blog ou da newsletter disparada toda semana.

Fato é que toda comunicação digital da sua empresa gera um conteúdo, como as campanhas em painéis de LED espalhados pela cidade.

Elas também cumprem uma importante função de criar um elo de relacionamento e instigar o engajamento, como as estratégias online.

4 – Presença

Por fim, a presença. Ou seja, a capacidade da empresa de estar nos lugares certos e na hora certa.

Na comunicação digital, normalmente considera-se que presença é estar no maior número de redes sociais possíveis, o que não é verdade.

A presença na comunicação digital é marcar seu espaço nas mídias e canais que impactam verdadeiramente o seu consumidor.

Ou seja: pode ser tanto na timeline do Facebook, se ele for um usuário assíduo, como também em anúncios de menu boards digitais, caso faça sentido para o seu perfil!

Vantagens da Comunicação Digital para seu negócio

O uso da comunicação digital para alcançar seu público não é mais uma opção. É uma necessidade. Porém, é algo que só traz benefícios.

Afinal, hoje, os clientes precisam acessar informações sobre seus produtos e serviços.

E claro, seus funcionários esperam receber notícias e recursos importantes da empresa sempre, mesmo que estejam no meio do fluxo produtivo.

De qualquer forma, a comunicação digital é essencial para isso, garantindo:

  • Maior alcance;
  • Eficiência no impacto ao público;
  • Possibilidade de mensuração de resultados;
  • Custos reduzidos em relação à mídia tradicional.

A Comunicação Digital e a Mídia Tradicional, como elas se interligam?

conteudo comunicacao digital

Apesar de normalmente serem mencionadas como opostas, a comunicação digital se beneficia enormemente da mídia tradicional.

Por mídia tradicional, falamos dos canais analógicos, como pôsteres, outdoors de papel, anúncios em jornal e TV, etc.

É que, em muitas dessas aplicações, a própria mídia evoluiu, aproveitando-se apenas de um fator: o canal.

É por isso que hoje você pode cruzar com um outdoor digital de última geração, com tecnologia capaz de rodar diversos anúncios em vídeo e animados, que chamam a atenção e podem até mesmo interagir com o ambiente.

Porém, estão localizados onde antes normalmente você encontrava um outdoor convencional, em papel ou lona.

A comunicação digital representou, portanto, uma evolução para vários canais da mídia tradicional, melhorando a eficácia das mensagens e dos anúncios.

Como desenvolver uma Comunicação Digital eficiente para seu negócio

E então, como implementar a comunicação digital com sucesso em sua organização? A jornada pode ser um pouco complexa, pois há vários fatores a considerar.

No entanto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a estabelecer a sua comunicação digital:

  • 1# Conheça o seu público;
  • 2# Faça um planejamento de mídias (online e externas);
  • 3# Crie conteúdo de qualidade e anúncios impactantes;
  • 4# Posicione-se nos locais e ambientes onde o seu cliente está, seja através de mídia online ou mídia offline;
  • 5# Mensure os resultados em ambas as frentes (online e offline) e corrija as falhas estratégicas.

A importância do DOOH Programático como Comunicação Digital

dooh programatico

Até aqui, ressaltamos a importância da comunicação digital como uma forma ampla de transmitir mensagens. Isso se aplica também às mídias externas.

No entanto, os caminhos para anunciar em uma rede social provavelmente você já sabe. E nas mídias out of home?

Para isso, existe o DOOH programático, uma das tendências de mercado que mais vem ganhando espaço na publicidade.

Trata-se da abordagem mais tecnológica, data-driven e digital à mídia do cotidiano: outdoors digitais, painéis e murais digitais e digital signage.

Através do DOOH Programático, você consegue comprar espaços publicitários em telas, murais e outdoors digitais por todo país.

Basta acessar uma ferramenta que possibilite isso, como o adMooH.

Assim, além de comprar os espaços e subir os anúncios você mesmo, é possível gerenciá-los em relação à veiculação.

Desse modo, você fica à frente de um braço da sua comunicação digital, controlando o orçamento e também de olho nos resultados.

Que tal conhecer mais sobre o adMooH e todas as suas possibilidades na mídia programática?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Conclusão

Viu só como a comunicação digital é importante e muito ampla?

Ela vai além das redes sociais e do ambiente online, mas atinge também a mídia do cotidiano, que você cruza todo dia enquanto caminha pela rua.

Por isso, investir com sabedoria é essencial para que você tenha os melhores resultados com suas campanhas de marketing!

Agora, te convidamos a continuar aqui em nosso blog, lendo outros conteúdos para conhecer mais sobre mídia programática, DOOH e outros canais de comunicação digital externa.

 

Leia mais: Como modernizar a comunicação nas escolas e universidades

Comentários