Como modernizar a comunicação nas escolas e universidades

Como modernizar a comunicação nas escolas e universidades

Nenhum tipo de comunicação passou intacto pela era da transformação digital, e com a comunicação nas escolas não foi diferente. 

Na verdade, a educação foi um dos setores que mais teve que se reinventar. 

O motivo principal é a mudança brusca no modo de aprendizagem das novas gerações, que vai muito além do ensino tradicional e está cada vez mais conectado.

Nesse contexto, conseguir identificar as melhores formas de comunicar e impactar positivamente os alunos se transformou em um grande desafio.

Para ajudar escolas e universidades a entender melhor essa mudança e modernizar a comunicação, preparamos esse artigo especial. Acompanhe!

Como era o cenário

Você consegue lembrar de sua rotina na escola ou na universidade? Temos certeza que bateu uma nostalgia com essa pergunta!

Além das memórias afetivas, algo que recordamos sempre é da relação não muito amistosa com os conteúdos, a decoreba e as informações desencontradas. 

Era difícil até mesmo entender as mudanças que estavam acontecendo, já que antes, para que um simples aviso fosse compartilhado, era necessário passar de sala em sala, distribuir comunicados individuais ou fixar cartazes nos diversos ambientes, para tentar chamar atenção dos alunos.

Na prática, mesmo com todo esse esforço dos gestores educacionais, ficava nítida a defasagem da comunicação nas escolas, que por muitas vezes era ignorada ou passava despercebida. Um cenário que foi se agravando com os anos!

Mudanças com a pandemia

Em decorrência da pandemia, causada pela Covid-19, o sistema educacional teve que se adaptar a um novo contexto e acelerar o seu processo de digitalização.

De acordo com um relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países. O que representa mais de 90% de todos os estudantes do mundo.

Sem o contato presencial, os canais digitais passaram a ser cruciais para manter o diálogo entre gestores, professores, alunos e pais.

A comunicação nas escolas precisaria, então, mudar de lugar.

Sites, aplicativos, e-mails, redes sociais, grupos e outras ferramentas foram adicionadas então, ao planejamento das escolas e universidades.

Agora, com o avanço da vacinação e a retomada gradual das aulas presenciais em todo o país, o ambiente escolar também está passando pela digitalização da comunicação “física”, em especial, para garantir a proteção de todos e uma maior eficiência na distribuição das mensagens.

Novas formas de se comunicar

Hoje, a realidade é muito diferente! Os alunos estão imersos em um cenário digital de comunicação, onde passam grande parte do seu tempo, e fugir desse cenário, faz com que os mesmos percam o interesse em consumir as informações.

Acompanhando essa mudança, novas tecnologias e soluções surgiram no mercado. Uma delas é o Mural Digital, que vem ganhando a admiração de líderes educacionais, por sua alta efetividade.

Através do uso de um software de gerenciamento e de telas digitais que são fixadas em locais estratégicos da escola ou universidade, é possível obter uma comunicação ágil e eficaz.

Um dos principais motivos do sucesso dessa ferramenta é o forte apelo visual, pois quando os alunos estão passando pelos corredores ou estão no intervalo, por exemplo, as imagens e vídeos interativos, chamam atenção e voltam o olhar dos mesmos para a mensagem.

Com a solução da adMooH Corp, é possível, inclusive, sincronizar redes sociais ou selecionar as hashtags de uma campanha para transmitir nas telas, o que torna tudo ainda mais conectado com o universo digital.

Além disso, é possível utilizar essa ferramenta para exibir conteúdos como:

  • Acontecimentos e notícias;
  • Campanhas educativas, que buscam valorizar causas como o respeito e a igualdade, meio ambiente, saúde, entre outras;
  • Mensagens motivacionais e cases para inspiração;
  • Convites para reuniões, eventos, cursos e encontros;
  • Lembretes de períodos de avaliações, provas e simulados;
  • Campanhas institucionais de valorização dos colaboradores, estrutura e ensino;
  • Ações solidárias integradas com a comunidade;
  • Pesquisas e conteúdos que incentivem o envio de feedbacks dos alunos.

Ainda falando sobre essas novas formas de se comunicar, destacamos que são muitos os benefícios para quem utiliza o digital como aliado na educação.

A otimização do tempo de trabalho, a comunicação direta com os envolvidos, o fortalecimento dos laços entre escola e alunos, o controle total do que é exibido e a economia de recursos, estão entre os principais benefícios de uma boa comunicação nas escolas.

Por fim, destacamos que dedicar um tempo para revisar sua estratégia de comunicação, será um tempo bem gasto. Muitos problemas, dentro e fora das escolas e universidades, podem ser atribuídos diretamente à eficácia ou não da comunicação. 

Reservar esse tempo para pensar em novas estratégias e ideias, garantirá mais profissionalismo e eficiência para sua comunidade educacional em geral.

Coloque em prática para colher resultados positivos.

Até a próxima!

Comentários