Omnichannel: Entenda o conceito e como aplicar na empresa

Omnichannel: Entenda o conceito e como aplicar na empresa

Sabia que a nova tendência de comunicação é o omnichannel? Muito além de integrar canais de vendas e atendimento, falamos da integração de múltiplos canais de marketing.

Desse modo, a empresa pode fornecer uma experiência integrada e contínua para o cliente, não importa onde ele esteja.

Mas como atender as preferências de comunicação do cliente em todos os pontos de contato?

Bom, de acordo com o marketing omnichannel, você precisa levar em consideração os canais físicos e digitais nos vários pontos de contato da jornada do cliente, garantindo sinergia entre eles.

Nesse conteúdo, vamos explorar um pouco mais esse conceito, explicando o que é, benefícios e como funciona. Vamos lá?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é omnichannel?

o que e omnichannel

Omnichannel é um conceito que trata de oferecer uma experiência de comunicação “perfeita” (em inglês, o termo utilizado é “seamless“) entre múltiplos canais e plataformas. O objetivo é unificar a jornada do cliente, de forma que todas as suas necessidades sejam sanadas, não importando o canal.

Na comunicação, trata-se de uma estratégia que visa conduzir melhores relacionamentos em todos os canais e sinergia em pontos de contato possíveis.

Isso inclui canais tradicionais e digitais, pontos de venda e experiências físicas e online.

Normalmente, o conceito é relacionado ao atendimento — ou seja, oferece um atendimento único e convergente através de múltiplos canais.

Se o cliente realizar um pedido via WhatsApp, ele vai poder concluir a compra através de uma chamada telefônica (e assim por diante).

O conceito também inclui canais de marketing: pois é exatamente ali que a experiência do cliente começa, no momento em que sua marca se comunica com o consumidor.

Benefícios do Omnichannel

De fato, não conseguimos enumerar quaisquer desvantagens relacionadas ao omnichannel. A conexão harmoniosa entre múltiplos canais pode transformar a forma que você se relaciona com os clientes.

É possível observar os resultados dessa transformação em um estudo de 2019, que relatou um aumento de 250% na taxa de compras pelos consumidores que tiveram interação com três ou mais canais.

Entre os benefícios do omnichannel, podemos mencionar:

1. Aumenta a fidelidade do cliente

Os esforços omnichannel fornecem uma jornada consistente e personalizada em todas as plataformas. Esse tipo de abordagem melhora a experiência do cliente, aumentando sua fidelidade e retenção.

2. Melhora o brand awareness

O marketing omnichannel aumenta a consistência da comunicação entre canais, garantindo que seus clientes perceberão sua marca da mesma maneira em todas as plataformas e dispositivos. Ou seja, melhora o brand awareness.

3. Aumenta a receita

As estratégias omnichannel melhoram a lealdade do cliente, fortalecem o reconhecimento de marca, atraem mais clientes e, consequentemente, aumentam a receita.

Como funciona o omnichannel?

Para o omnichannel funcionar, sua empresa precisa passar por alguns passos determinantes para o sucesso da estratégia. Entre eles, os principais são:

  • Mapeamento da jornada do cliente: entenda seus canais preferidos e seu comportamento através da leitura de dados e analytics;
  • Segmentação e personalização da jornada: crie diferentes segmentos do seu público-alvo, desenhando o funil de cada um, o que vai permitir criar experiências customizadas e mais efetivas;
  • Escolha os canais certos para investir: o omnichannel não se trata de estar em todos os canais, mas sim de aparecer nos canais certos — aqui, mídias externas e online devem ser integradas;
  • Torne sua operação centrada no cliente: quando você adota o omnichannel, o foco do negócio é o cliente. É algo que deve estar na mente dos seus funcionários e impulsionar suas ações.

 

Leia também: 8 Exemplos de inteligência Artificial no Dia a Dia

 

Exemplos de canais omnichannel

exemplos omnichannel

Quer entender como o omnichannel se encaixaria na sua empresa, na prática? Existem vários exemplos que podem contextualizar o funcionamento dessa estratégia, como:

  • Cliente com problema no pedido aciona o SAC via e-mail em um dia e continua o atendimento, no outro dia, via chat do app da empresa.
  • Cliente compra na loja virtual, coleta pontos do programa de lealdade e pode trocá-los por benefícios e descontos na loja física.
  • Empresa utiliza mídia DOOH segmentada para anunciar uma promoção em outdoors digitais, que contém um QR Code para o aplicativo ou e-commerce.

Qual a diferença entre omnichannel e marketing multicanal?

No marketing multicanal, todos os canais de comunicação funcionam de forma isolada, sem ligação entre nenhum deles. Já no marketing omnichannel, todos os canais funcionam de forma coesa e em harmonia uns com os outros.

Por que investir em omnichannel?

Investir em marketing omnichannel é escolher traçar um caminho de transformação no mercado que o consumidor cada vez mais requisita. Com o omnichannel, você foca no cliente , integrando experiências, aumentando as oportunidades de vendas e trazendo mais visibilidade para o negócio.

Enquanto o mercado caminha para uma realidade mais conectada, sua empresa não pode parar no tempo.

Isso não quer dizer, porém, que você deve focar apenas no ambiente online. É para o seguinte que o omnichannel existe:

Lembrar sua empresa da importância de entender e integrar os canais (digitais ou físicos, online ou offline), de modo a espalhar adequadamente e positivamente a sua marca no cotidiano do consumidor.

Assim, você dá mais chances para o cliente lembrar da sua marca, gostar da experiência de atendimento e voltar a comprar!

Entenda como a adMooh pode ajudar sua empresa a ter uma presença omnichannel

E agora, por onde começar a trabalhar sua estratégia omnichannel? Bom, o primeiro passo é estar presente em todos os lugares e momentos do seu consumidor.

Nesse ponto, a adMooH tem a solução ideal! Nossa plataforma simplifica a compra de DOOH programático.

Assim, com poucos cliques, você compra espaços em telas de alta definição (murais digitais, painéis de LED, digital signage em geral) por todo país!

Além disso, com a adMooH Corp, você também pode desenvolver uma experiência digital integrada em seu ponto de venda com telas conectadas, divulgação de promoções, QR Codes e assim complementar seu estabelecimento com tecnologia e sua identidade. .

A adMooH impulsiona sua entrada no mundo do omnichannel. Que tal experimentar?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Nesse ponto, o omnichannel já é mais do que uma tendência – é uma certeza. Agora que você sabe o básico sobre o assunto, já considerou a possibilidade de investir nessa estratégia?

Os benefícios para o seu negócio podem ser incríveis!

Antes de finalizar, que tal ler nossos outros conteúdos e aprender um pouco mais sobre outras formas de publicidade, como o DOOH e digital signage? Siga de olho em nosso blog!

 

Leia mais: Marketing do Futuro: Como Funciona e Como se preparar?

Comentários