8 Exemplos de inteligência Artificial no Dia a Dia

8 Exemplos de inteligência Artificial no Dia a Dia

Hoje, existem vários exemplos de inteligência artificial no dia a dia, uma prova de que essa tecnologia é realmente revolucionária. Aplicativos, câmeras com reconhecimento facial e até painéis digitais de publicidade.

A verdade é que a inteligência artificial já é um importante componente tecnológico do mercado.

Sim, muitos imaginam “robôs” quando falamos de inteligência artificial nos dias de hoje. Porém, sua aplicação já é bem mais popular e simples do que parece.

Você provavelmente já foi impactado por alguma publicidade DOOH, em formato digital e que contava com recursos de IA. O mesmo pode-se dizer do seu smartphone ou smartwatch.

São incontáveis os exemplos de inteligência artificial no dia a dia. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre eles, bem como entender sua aplicação em um mercado específico, como é o caso do DOOH.

E então, preparado para aprender mais e conhecer alguns exemplos de inteligência artificial no dia a dia? Então continue a leitura!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Primeiramente, o que é Inteligência Artificial?

inteligencia artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que as máquinas e sistemas digitais aprendam através da experiência, percebam mudanças, se ajustem a elas, e que possam realizar as tarefas de forma semelhante aos humanos.

Porém, com maior potencial de repetição, eficiência e agilidade.

São vários os exemplos de IA que nos cercam hoje em dia, em nossa rotina.

Muitos deles dependem fortemente de outros dois conceitos ligados à inteligência artificial: o machine learning e o processamento de linguagem natural (PLN).

Assim, computadores, máquinas e sistemas podem ser treinados para realizar tarefas específicas.

Tudo isso enquanto processam grandes quantidades de dados (do Big Data), reconhecendo padrões nos mesmos, adequando suas execuções.

Exemplos de Inteligências Artificiais presentes no cotidiano

E afinal, onde podemos encontrar inteligência artificial? Bom, felizmente, a IA é muito mais acessível do que parece.

É algo que as pessoas encontram em seu dia a dia com facilidade, mesmo que não percebam. Veja só:

1 – Controle de estoque de produtos nas empresas

Hoje, existem diferentes tipos de softwares para o controle de estoque nas empresas.

Através de monitoramento por sensores inteligentes, eles conseguem identificar os espaços vazios nas prateleiras, favorecendo a organização dos produtos e mercadorias.

Eles também atualizam automaticamente os sistemas de pontos de venda, permitindo que os vendedores saibam se a empresa conta com certo produto em quantidade suficiente para repor na loja ou fechar uma venda específica.

2-  Câmeras de vigilância

exemplos de inteligencia artificial no dia a dia vigilancia camera

Hoje, existem sistemas de vigilância ultra modernos, com tecnologia de inteligência artificial integrados.

Posicionados em vias importantes de uma cidade, eles realizam funções múltiplas: além de registrarem o dia a dia para fins de segurança pública, eles também são capazes de reconhecer perfis de indivíduos procurados, por exemplo.

Assim, através de análise aprofundada de características (não apenas o reconhecimento facial), podem emitir alertas para as forças policiais averiguarem.

3 – TV

Com certeza você já ouviu falar das smart TVs, certo? Bom, está aí um dos principais exemplos de inteligência artificial no dia a dia.

Os televisores, hoje em dia, são capazes de reconhecer a fala e de realizar o processamento de linguagem natural (PLN).

Desse modo, é possível utilizar TVs praticamente como um assistente domiciliar, como a Alexa, por exemplo.

Além disso, eles são capazes de se interconectarem a diversos dispositivos, oferecendo uma melhor experiência ao consumidor.

4 – Aplicativos de rotas

Aplicativos de rotas de trânsito são exemplos de inteligência artificial no dia a dia.

Eles aproveitam de uma complexa rede de conexão de dispositivos móveis, bem como do potencial de análise de satélites, para interpretar os dados de trânsito em tempo real.

Assim, conseguem sugerir rotas menos afetadas pelo trânsito para os motoristas.

5 – Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um recurso incrível, utilizado por vários dispositivos para segurança, personalização e comodidade.

Um dos exemplos de projetos de inteligência artificial é o de celulares de última geração, como iPhone, Pixel e Samsung Galaxy, que contam com o mecanismo de segurança Face ID.

Assim, liberam o acesso aos recursos do smartphone apenas mediante o reconhecimento facial do dono do dispositivo.

6 – Casas inteligentes

exemplos de inteligencia artificial no cotidiano casas inteligentes

As smart houses estão cada vez mais populares, especialmente fora do Brasil. Porém, aos poucos, elas já começam a ganhar tração em terras brasileiras.

Graças à interconexão de dispositivos (como aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, cafeteiras, luzes, janelas, trancas, etc) e o uso de assistentes residenciais (como a Alexa), é possível comandar tudo dentro da casa apenas com comandos de voz ou por um aplicativo no celular.

7 – Análise de comportamento do consumidor

Existem diversas soluções digitais que realizam a análise de comportamento do consumidor.

É o caso dos algoritmos e dos trackers, presentes tanto nos e-commerces e redes sociais.

Eles funcionam  de modo a rastrear suas visitas, carrinhos e compras nas lojas virtuais, para entender padrões de comportamento por trás das suas ações.

Desse modo, geram relatórios aprofundados que mostram às empresas informações relevantes para criar ofertas e campanhas de marketing mais eficientes.

8 –  Publicidade em Painéis Digitais

exemplos de inteligencia artificial no cotidiano paineis digitais

Outro dos exemplos de inteligência artificial no dia a dia você encontra em publicidade nos painéis digitais e painéis de LED espalhados pela cidade.

Trata-se de uma forma de publicidade conhecida como DOOH ou Digital Out of Home, que utiliza painéis digitais para exibir vídeos de propaganda.

Graças à plataforma digital, é possível criar campanhas de marketing mais atrativas, chamativas e eficientes em expandir o alcance da sua marca.

O que muitas pessoas não sabem é que muitos desses painéis digitais utilizam recursos de inteligência artificial. Na verdade, mais do que um.

Você pode encontrar painéis com dispositivos de reconhecimento facial ou de movimentos. Assim, é possível veicular anúncios interativos, capazes de serem impactados pelo ambiente e pela interação das pessoas que passam.

Além disso, a própria tecnologia que permite a veiculação desses anúncios — o software de gestão, compra e venda de espaços publicitários em telas pelo Brasil — conta com IA e recursos avançados.

Assim, é possível que anunciantes comprem espaços em qualquer tela e painel digital pelo país, gerenciem o conteúdo de seus anúncios e acessem relatórios de desempenho.

Tudo assim: simples, intuitivo e de forma ágil, na medida para potencializar o sucesso e o alcance da sua marca.

Interessado em uma plataforma assim? Então você precisa conhecer o adMooH!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Conclusão

Nesse conteúdo, te falamos alguns dos principais exemplos de inteligência artificial no dia a dia. Essa é uma tecnologia inovadora, mas que já toma conta de nossa rotina em vários âmbitos.

Tanto em nosso convívio pessoal, como nos trâmites comerciais.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Esperamos que esse conteúdo seja útil para você!

E se quiser continuar lendo sobre diferentes formas de publicidade, DOOH programático e soluções de digital signage, te convidamos a continuar de olho aqui no blog!

Comentários