10 inovações tecnológicas: Confira o que está mudando o mundo!

10 inovações tecnológicas: Confira o que está mudando o mundo!

Os últimos anos foram muito importantes quanto a  inovações tecnológicas. Conforme novas tecnologias chegam ao mercado e são integradas, as estratégias de negócios podem evoluir e favorecer as empresas de diversas maneiras.

Mas afinal, quais são as inovações tecnológicas mais importantes? Algumas delas são bastante óbvias, mas outras com certeza vão surpreender você.

Aqui, reunimos algumas das inovações tecnológicas mais eficazes e até potencialmente revolucionárias para os negócios. Que tal conferir e descobrir quais delas podem se encaixar em sua empresa?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é a inovação tecnológica?

o que e inovacoes tecnologias

Inovações tecnológicas são verdadeiras transformações de processos, produtos e serviços através da criação de novas tecnologias, bem como da evolução do segmento de Pesquisa e Desenvolvimento. O objetivo de uma inovação é sanar uma necessidade.

Para que inovações tecnológicas aconteçam, é preciso tanto de investimento público quanto privado.

Afinal, as inovações são resultado tanto do esforço de empresas em busca de soluções para os seus problemas, quanto da comunidade acadêmica.

Na prática, nenhuma inovação possui a certeza de sucesso, mas sua existência desencadeia um efeito dominó de transformações que pode levar a outras inovações e resultados positivos.

Principais inovações tecnológicas da atualidade

E afinal, quais as principais inovações tecnológicas para o futuro próximo? Reunimos alguns conceitos para te apresentar. Que tal conferir?

Sistema GPS

Os sistemas GPS já são velhos conhecidos. Mas hoje, são extremamente inteligentes e servem de base para inovações tecnológicas incríveis, como a geolocalização (e tudo que ela torna possível).

A precisão e o desenvolvimento de aplicações que utilizam do sistema conseguem, hoje, entregar resultados detalhados de performance em caminhadas, customizar a experiência de uso em um smartphone e até medir a velocidade de um carro com muito mais precisão que o próprio velocímetro.

Também através dela, as empresas podem personalizar suas campanhas de marketing, segmentando sua estratégia de comunicação.

Assim, é possível obter resultados mais eficazes, atingindo seus consumidores na hora e no local certo, através de anúncios posicionados em outdoors digitais e mídia externa, guiados por geolocalização.

Machine Learning

O machine learning, junto com a inteligência artificial, serão cada vez mais introduzidos no mundo dos negócios para criar e capacitar operações corporativas.

Sua aplicação é vasta: pode ser implementada em praticamente todos os sistemas que usam a automatização.

Afinal, com o machine learning, o sistema aprende através de experiências e dados para entregar uma execução cada vez mais refinada.

É algo que chatbots já fazem!

Drones entregadores

Os drones entregadores já são uma realidade para algumas redes de varejo e aplicativos de entrega de comida.

Eles funcionam para entregas em regiões específicas, facilitando e agilizando todo processo e toda experiência do cliente.

E claro, em longo prazo, significam uma enorme redução de custos para os varejos.

No Brasil, o iFood já começou a utilizar essa inovação tecnológica. Já nos Estados Unidos, empresas como a Amazon também já testaram os drones entregadores.

Assistentes virtuais

Assistentes virtuais são aplicativos que auxiliam empresas e profissionais em tarefas executadas por humanos.

Ou seja, os assistentes virtuais utilizam várias tecnologias (como machine learning, que mencionamos antes, e deep learning) para ajudar na automatização de tarefas.

Os assistentes virtuais são capazes de ouvir, observar e entender comportamentos, utilizando sua inteligência para executar tarefas de maneira automática ou realizar recomendações customizadas.

Impressão 3D

A impressão 3D tem tudo para ser uma grande tendência na manufatura e na automatização.

Hoje, é possível fazer vários itens como brinquedos, logotipos, itens para presentes e outros usando a impressão 3D em casa.

Mas no nível de negócios, a impressão 3D torna mais fácil fazer diferentes protótipos em velocidade recorde para testá-los. Imagine a economia!

Blockchain

Quanto mais digital o mundo dos negócios se torna, mais a cibersegurança se torna uma preocupação.

Com o blockchain, as empresas podem aproveitar de um complexo sistema de criptografia para assegurar suas operações, dados e documentos.

Na verdade, empresas como Mastercard e IBM já apostam pesado no blockchain, que é capaz de proteger transações financeiras e assegurar a integridade dos sistemas.

Entre as principais aplicações do blockchain, temos o já famoso Bitcoin (uma criptomoeda que usa o blockchain para assegurar as transações), bem como o uso em tecnologias como smart contracts.

O Blockchain confere transparência com base no valor em uma variedade de funções de negócios.

Pagamento por reconhecimento facial

Com a ascensão de novos modelos de pagamento — como por aproximação ou formas digitais, como o PIX — a indústria já vê como possível o crescimento dos pagamentos por reconhecimento facial.

Afinal, qual senha é melhor do que a própria identidade do portador de um cartão de crédito?

Em alguns smartphones e smart devices, isso já é possível: por exemplo, para concluir compras na App Store de seu iPhone ou iPad, você precisa realizar um “check” de reconhecimento facial.

É uma inovação que reduz drasticamente as chances de fraudes e utiliza alta tecnologia para garantir a segurança das transações.

Cloud Computing 

O cloud computing por si só não é uma inovação atual, mas cada vez mais se torna essencial para as empresas, especialmente após a pandemia.

Trata-se da base para que as organizações tenham operações ágeis, flexíveis e completamente digitais.

Nos últimos anos, o cloud computing foi a chave para a transformação digital dos modelos de negócios e da experiência do cliente — e, após a pandemia, se tornou ainda mais fundamental para suportar novos modelos de trabalho, como o home office.

Compras online

Ok, nós sabemos que as compras online estão aí há mais de 10 anos, captando cada vez mais pessoas. No entanto, não há como não mencioná-la como uma inovação tecnológica hoje.

Pois a pandemia converteu muitos consumidores de lojas físicas em clientes de negócios virtuais e digitais.

Hoje, é muito mais comum que as pessoas façam suas compras mais básicas através de aplicativos ou lojas virtuais.

Digital Out of Home 

inovacoes tecnologias dooh

O digital out of home é um dos mais importantes braços da mídia externa atualmente.

Baseia-se no uso de tecnologias e telas de alta definição, posicionadas em locais públicos estratégicos.

Assim, empresas podem veicular anúncios muito mais chamativos, baseados em segmentação e dados, para atingir de maneira mais contundente seu público-alvo.

Hoje, existem plataformas que facilitam toda interação de um anunciante com o inventário DOOH dos veículos de mídia, como a adMooH.

Assim, com poucos cliques e de maneira super simplificada, o anunciante pode comprar espaços nas telas de alta definição, gerenciar seu conteúdo e analisar o desempenho das campanhas.

Uma grande inovação, certo? Que tal testá-la aí, no seu negócio?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Viu só como existem inovações tecnológicas incríveis a caminho? Qual delas você acha que tem mais potencial e que mais podem impactar seu negócio?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

Para mais artigos como esse, continue lendo o nosso blog!

Até a próxima!

Comentários