Publicidade Digital: Descubra Como Otimizar Suas Campanhas

Publicidade Digital: Descubra Como Otimizar Suas Campanhas

Publicidade digital trata-se da veiculação de anúncios, conteúdos e mensagens promocionais em mídias digitais de todo tipo, seja online ou offline.

Muitas vezes, as empresas acabam limitadas pelo pensamento que, hoje, só é possível conectar sua marca com os consumidores pelos canais online.

No entanto, a publicidade digital prova o contrário: você pode explorar diferentes canais, mídias e formatos para atrair a atenção do seu público-alvo.

Nem sempre o seu consumidor está ligado à tela do celular, e nem sempre está de olho nos outdoors e painéis de LED que o cercam.

Uma boa estratégia de publicidade digital busca explorar todos esses canais, diversificando as mídias e otimizando seus resultados.

Quer saber como? Nesse conteúdo, vamos te explicar um pouco mais sobre o que é publicidade digital, seus tipos e como melhorar seus resultados. Continue a leitura!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

O que é a publicidade digital?

o que e publicidade digital

Publicidade digital é a prática de veicular anúncios e conteúdos promocionais em mídias digitais variadas, seja online ou out-of-home.

A publicidade digital aproveita-se de diversos canais, formatos e mídias diferentes, sejam online ou externas, como em outdoors digitais e painéis de LED de divulgação.

Ao contrário do que muitos pensam, a publicidade digital não existe apenas no mundo online.

Na verdade, trata-se do uso da mídia e dos formatos digitais, não apenas dos canais (como o online).

É algo em comum tanto em websites e redes sociais, como em outdoors e murais digitais.

Diferença entre Publicidade Digital vs Marketing Digital

É importante entender que publicidade digital e marketing digital não são exatamente a mesma coisa. O primeiro trata da promoção, já o segundo da estratégia.

É comum que algumas pessoas, profissionais e empreendedores confundam os dois conceitos, que inclusive são comuns à comunicação digital.

No entanto, como falamos, a publicidade digital tem relação com a promoção de um produto ou marca. Ou seja, por meio da publicidade em mídias e canais digitais.

Já o marketing digital trata-se da estratégia: ou seja, como a empresa se posiciona no mercado — explorando os 4 P’s: preço, produto, praça e promoção.

 

Leia também: O presente da publicidade é programático

Tipos de publicidade digital para as empresas

Existem vários tipos de publicidades digitais que as empresas podem aproveitar em suas estratégias de marketing.

Eles ajudam os negócios a diversificar seus anúncios, veiculando-os em diversos canais digitais, expandindo seu alcance.

Entre os principais, podemos citar:

Outdoors, murais digitais e painéis de LED

publicidade digital outdoors paineis

Telas de alta definição, localizados em locais estratégicos ou em comércios, que exploram a veiculação de anúncios DOOH (digital out of home).

Menu boards digitais

Os menu boards são anúncios localizados em telas posicionadas em negócios gastronômicos, que exibem o menu de refeições, intercalando anúncios segmentados.

Digital signage

Sinalização digital, localizada em filas, guichês de cinemas, pontos de ônibus, estações de trem e tantos outros. É muito útil para campanhas de marketing mais objetivas.

Anúncios em redes sociais

publicidade digital redes sociais

Anúncios em vários formatos (texto, imagens ou vídeos) espalhados pelas timelines de redes sociais, altamente segmentados.

Anúncios em vídeos do Youtube

Campanhas em vídeo inseridas antes ou depois dos vídeos exibidos no Youtube.

Mobile Ads

Anúncios veiculados em aplicativos, como em jogos, de dispositivos móveis.

Google Shopping

Anúncios de produtos que aparecem quando você procura por um produto no Google.

E-mail Marketing

Um dos meios de contatar diretamente seu consumidor, através de e-mails marketing repletos de ofertas e links.

Blog

Uso de conteúdo para reforçar a autoridade da sua empresa na sua área de atuação, atraindo leitores e convertendo-os aos poucos em clientes.

Como otimizar os resultados da Publicidade Digital

Agora que você conhece mais sobre a publicidade digital, é hora de entender como buscar os melhores resultados com ela.

Afinal, você sabe como potencializar suas estratégias e aproveitar o que há de melhor na publicidade digital?

Continue a leitura que nós te contamos, confira!

Segmentação do público

publicidade digital segmentacao publico

Um dos principais benefícios da publicidade digital é que, com ela, você tem todo potencial da segmentação do público.

Assim, por meio de dados do estabelecimento, veículo de mídia ou do próprio website, é possível entender exatamente o tipo de consumidor que frequenta o local ou visita o site, segmentando suas campanhas.

Desse modo, você pode escolher os melhores locais, telas e horários para expandir seu alcance com seu público.

Foque na experiência de marca

A publicidade digital permite que você foque na experiência humana ao consumir seu anúncio ou mensagem.

Como as mídias digitais são repletas de possibilidades, você pode criar conteúdos marcantes, que realmente marquem seu público.

Assim, é possível ultrapassar as barreiras da mídia offline, promovendo seu produto de maneira mais eficaz e criando conexões com seu consumidor.

Faça testes

Por fim, um dos principais benefícios da publicidade digital é que você pode realizar testes de maneira flexível, quando e como quiser.

Afinal, basta alterar o conteúdo e mudar os anúncios com alguns cliques nos softwares de gestão.

Desse modo, você pode criar diversos testes para entender os diferentes resultados obtidos, encontrando assim um caminho para conduzir sua estratégia.

Por que fazer Publicidade Digital fora da Internet?

Como falamos, o mundo da publicidade digital vai muito além dos canais online, “dentro” da Internet. Há todo um potencial a ser explorado nas mídias externas, especialmente com tecnologias digitais.

Uma forma é com o DOOH ou digital out of home — mídias digitais localizadas em ambientes externos, que qualquer pessoa pode acessar ou ao menos visualizar.

Assim, você aproveita todo potencial de telas de alta definição, muitas delas com tecnologias e recursos inovadores de interação com o ambiente, para disseminar suas campanhas e mensagens.

O melhor de tudo é que você pode fazer isso de maneira bem simples!

Com o adMooH, por exemplo, você tem em mãos um software de gestão de DOOH programático.

Ele permite que você compre espaços em telas por todo Brasil, faça o upload e gestão dos anúncios, bem como leia os resultados das campanhas veiculadas.

Que tal aproveitar de todos os benefícios do DOOH programático e apostar na publicidade digital fora da Internet? Conte com o adMooH!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Conclusão

Neste conteúdo, te explicamos mais sobre a publicidade digital e como esse conceito é muito mais amplo do que se imagina.

Através da publicidade digital, você pode expandir os resultados de marketing do seu negócio, criando campanhas marcantes e posicionadas exatamente onde seu público está, seja no mundo online ou pelas ruas da cidade.

E agora? Bom, continue lendo o nosso blog! Certeza que você vai encontrar outros conteúdos úteis sobre DOOH, digital signage, mídia programática e muito mais!

 

Leia também: Marketing para restaurantes: como explorar todo potencial do seu negócio

Comentários