Mídia Indoor: Saiba por que investir, como funciona e vantagens

Mídia Indoor: Saiba por que investir, como funciona e vantagens

A mídia indoor é um espaço para anúncios que se situa em ambientes fechados. Suas aplicações são variadas, mas são potencializadas através da tecnologia, com o DOOH (digital out of home).

A diversidade dos ambientes de mídia indoor é imensa: pode ser uma academia, uma padaria, um restaurante, uma loja de conveniência, um supermercado, um consultório e assim por diante.

A mídia indoor é extremamente flexível: pode ser aplicada a qualquer estabelecimento fechado, que seja capaz de conversar diretamente com seu público.

Nesse conteúdo, vamos te explicar mais sobre a mídia indoor, as vantagens da mídia indoor e se essa forma de publicidade vale a pena!

Continue a leitura para seguir aprendendo!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

O que é uma Mídia Indoor?

o que e midia indoor

Mídia indoor é um espaço de publicidade — analógico ou digital — encontrado em ambientes fechados. A mídia indoor veicula anúncios, mensagens e informações ao público que trafega pelo local onde está instalada.

Como falamos, a mídia indoor pode até ser analógica, em material físico, mas seu potencial realmente brilha na mídia DOOH (Digital Out of Home) programática.

Afinal, o fator “digital” dá uma nova cara à mídia indoor.

Com uso de tecnologias digitais e telas de alta definição, é possível criar anúncios e mensagens mais atrativas e assertivas.

O DOOH indoor empodera os anunciantes, capacitando seu poder de comunicação — e claro, os resultados de suas campanhas.

Características da Mídia Indoor

A mídia indoor é facilmente identificada dentro de uma loja, cafeteria ou galeria.

É muito provável que você já tenha sido impactado por uma tela com anúncios enquanto caminhava pelo shopping center, por exemplo.

Dentro da mídia indoor, você encontra algumas vertentes, como o DOOH que já mencionamos, a mídia offline, mas também o digital signage (sinalização digital).

Todos eles compõem esse amplo espectro de publicidade que é definido como mídia indoor.

Entre suas principais características, podemos citar:

  • Dinâmico e atrativo: no formato digital, tem alto poder de atração das pessoas.
  • Alcance de diversos públicos: com o DOOH programático, a mídia indoor se torna uma verdadeira arma de publicidade para sua empresa anunciar. Assim, você veicula anúncios de acordo com local e hora mais adequados para atingir os públicos segmentados.
  • Espontâneo: a mídia indoor é uma forma de publicidade espontânea, que atinge os consumidores de maneira estratégica e não-invasiva (como é o caso de ads no Youtube, por exemplo).
  • Atualizado e econômico: com a mídia indoor, você atualiza suas campanhas quando quiser, sem arcar com custos de impressão.
  • Criativo: a mídia indoor, especialmente no caso do DOOH, oferece uma liberdade enorme para você explorar a criatividade em anúncios em vídeo que sejam “fora da caixa” e atraiam a atenção dos passantes.

Vantagens da mídia indoor

vantagens midia indoor

Existem várias vantagens atreladas à mídia indoor que seu negócio pode aproveitar — e  que os veículos de mídia podem oferecer aos anunciantes.

Primeiramente, é possível segmentar com muita facilidade o público que se quer atingir.

Afinal, cada estabelecimento funciona para uma ocasião mais específica e, para uma mesma ocasião, os estabelecimentos podem atender nichos diferentes. Quer exemplos?

  • Você pode anunciar em um atacado, mas também em um supermercado premium;
  • Ou você pode anunciar em uma academia de região nobre e em outra em uma região mais suburbana;

São ocasiões semelhantes, mas nichos diferentes de público. Viu só como é a variedade é bem ampla?

Precisão na hora de anunciar

Essa precisão permite que o anunciante agregue valor ao seu anúncio assimilando  as características destes estabelecimentos ao veicular.

Vamos imaginar que você gostaria de anunciar um suplemento focado para fisiculturistas.

Existe uma vasta gama de academias para todos os públicos que possuem telas de mídia indoor prontas para anunciar quando desejar.

Mas existe uma rede que é famosa pelos treinos mais pesados e pelos atletas mais focados.

Você também sabe que o comum é ter o período de maior movimento da academia entre 18 e 20 horas, mas conhece o ramo e sabe que os interessados no seu produto treinam a tarde inteira.

É claro que você quer estar lá para eles!

Todos que estiverem lá poderão associar você à ocasião do treino, às características do local e tudo o que ele significa para cada um que for impactado.

E isso é muito semelhante ao pensamento de um anúncio em um banner ou vídeo em um site, que pode aproveitar o ambiente gerado pela ocasião, público e local do anúncio para fortalecer o seu desempenho!

Resumidamente, muitas das vantagens da mídia digital estão presentes na mídia indoor ligada à programática.

Sua campanha pode ser diversificada e, mesmo assim, não abrir mão da conveniência da mídia digital 1:1 e trazer suas peças para uma mídia 1:n (uma inserção, múltiplos impactos).

Principais conteúdos para mídia indoor

formatos midia indoor

Quando nos perguntam se a mídia indoor vale a pena, é preciso olhar para além do formato tradicional e entender o que a modernidade agrega ao formato. Hoje, você pode explorar diferentes conteúdos na mídia indoor.

Ou seja, foi-se o tempo que apenas posters eram utilizados em painéis estáticos e sem apelo.

Agora, existe um mundo de oportunidades para que você possa veicular suas campanhas, gerar buzz e ampliar seu alcance com o público. Confira alguns dos tipos de conteúdos possíveis!

Temáticos

Explore vídeos temáticos para tornar suas campanhas ainda mais personalizadas e aumentar a eficiência da entrega das mensagens.

Além disso, pode atualizar suas campanhas de acordo com alguns fatores, como a data.

Que tal renovar sua campanha principal a cada estação, adicionando elementos que remetem à primavera, verão, outono e inverno?

Ou ainda adicionar decorações digitais e músicas natalinas?

Como falamos: um mundo de oportunidades!

Vídeos

Vídeos são formatos extremamente atrativos, especialmente para a geração Z. Na mídia indoor, você pode veicular vídeos informativos e de entretenimento, com duração média de 15 segundos.

Templates Dinâmicos

Você pode utilizar templates para veiculação de anúncios ou mensagens, informando, entretendo ou enriquecendo seu branding.

É algo muito comum em portais de notícias que querem ampliar seu alcance através da mídia indoor.

Assim, anunciam em mídia indoor programática e utilizam um template que mostra as principais notícias do dia.

Trata-se de um fator muito valioso para a comunicação interna de empresas, por exemplo, ou mesmo para a comunicação pública (divulgando dados de trânsito e tempo).

Equipamentos necessários para mídia indoor

equipamentos

Para que a mídia indoor digital funcione, você precisa de duas coisas: o software e as telas para veicular os anúncios.

Claro que falamos da perspectiva do veículo de mídia — detentor das telas e que vai veicular os conteúdos de anunciantes.

No caso dos anunciantes, é necessário contar apenas com um software de DOOH programático — que permite comprar e gerenciar os espaços publicitários em telas por todo Brasil.

Software para mídia indoor

O software é o que faz a ponte entre anunciantes, seus conteúdos, os veículos de mídia e suas telas.

Existem diversos tipos de softwares, mas basicamente o que você necessita é de uma solução que permita a compra, venda e gestão dos conteúdos nas telas.

Como ele funciona? Bom, vamos partir para um exemplo:

Sabe quando você está navegando em um site e vê um anúncio, estático ou em vídeo, que tem tudo a ver com você?

Obviamente, aquele anúncio não está ali por acaso.

Inclusive, muitas vezes ele só aparece pois existe a intenção do anunciante de “pegar emprestado” as características que o site carrega para agregar valor do site ao produto anunciado. 

Se você gosta de música e está navegando em um portal de notícias relacionado, faz sentido que um serviço de streaming de músicas, por exemplo, tente a conversão enquanto você navega através de um anúncio extremamente focado em sua persona.

O que permitiu isso tudo foi o surgimento da mídia programática.

Através desta tecnologia, um anunciante consegue levar seus criativos a um público-alvo extremamente seleto.

Tudo isso através do cruzamento de diversos dados, selecionando data e hora exatas para veicular sua campanha, pensando sempre no melhor momento para impactar os consumidores.

Não só isso, mas estes dados também trazem a liberdade de levar suas peças publicitárias apenas nos sites em que o anunciante acredita que seus clientes estão. 

Todos estes fatores, somados ao fato de se tratarem de espaços publicitários muito mais baratos que as mídias tradicionais, potencializam (e muito) o retorno sobre investimento (o famoso ROI) de uma campanha.

Telas 

As telas são o tipo de mídia utilizado para divulgação de anúncios e mensagens.

Podem ser televisores, murais e painéis digitais, totens com telas de alta definição, menu boards digitais ou painéis de LED

Basicamente todos os dispositivos que veiculam conteúdos publicitários, informativos ou de entretenimento — e que estejam localizados dentro de um ambiente fechado — é mídia indoor.

Como vender ou anunciar em mídia indoor?

Para o veículo de mídia, vender em mídia indoor é uma questão de oferecer  conteúdo cativante para o nicho que frequenta o estabelecimento, afinal, a relevância daquele espaço publicitário será essencial para a performance do anúncio e, consequentemente, para o investimento dos anunciantes.

Já para o anunciante, existem alguns pontos importantes para garantir que sua campanha de mídia indoor seja aproveitada ao máximo.

Da mesma forma que nas mídias digitais “tradicionais”, é importantíssimo aproveitar com sabedoria as características das telas escolhidas!

Veja como a adMooH pode ajudar sua empresa

Sabia que a adMooH pode ajudar você a desenvolver sua comunicação na mídia indoor DOOH programática? Seja você um veículo de mídia ou anunciante.

Isso mesmo, resolvemos as dores dos dois principais players desse mercado, aproximando suas soluções das necessidades do outro.

Como?

Aqui na adMooH, temos uma plataforma que disponibiliza telas com preço em CPM (Custo por Mil Impactos). É uma forma de padronizar as telas de um jeito muito mais transparente e adequado à lógica da mídia programática.

Isso facilita tanto no controle do faturamento por parte do veículo, como na parte do controle de verba para o anunciante, além da transparência deste processo, que beneficia os dois lados.

Assim, você pode tanto comprar espaços publicitários e gerenciar seu conteúdo de anúncios — definindo qual vídeo passa em qual tela.

Bem como, se for um veículo, pode cadastrar seu inventário de telas de mídia indoor DOOH e vender via mídia programática.

A adMooH possui uma solução completa, independente da sua necessidade.

Que tal dar um passo além e revolucionar sua comunicação com o DOOH? Conte com a adMooH!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro!

Conclusão

Viu como a mídia indoor pode ser super útil para campanhas de marketing eficientes?

Através da mídia indoor DOOH, é possível inovar em sua campanha sem abrir mão de muitas vantagens com esta tecnologia!

Esperamos que você tenha gostado de tudo que aprendeu e que nossas dicas ajudem você, veículo de mídia e anunciantes, a serem bem-sucedidos em suas estratégias de negócio!

E lembre-se: conte sempre com a adMooH, uma das maiores adNetworks do Brasil!

Na sequência, que tal ler outros conteúdos aqui do nosso blog?

Comentários