Marketing de ponto de venda: dicas para se destacar dos concorrentes

Marketing de ponto de venda: dicas para se destacar dos concorrentes

Você sabia que segundo uma pesquisa da McKinsey & Company mais de 58% dos consumidores não são fiéis às marcas?

Isso significa que, se você tem uma empresa, está constantemente competindo pelo dinheiro do seu cliente. 

Embora existam muitas razões pelas quais as empresas falham nessa conquista, a falta de diferenciação no ponto de venda certamente é um dos motivos que mais chamam atenção.

Pensando nisso, preparamos este artigo especial que vai te ajudar a se destacar e ter mais sucesso no marketing de PDV, através de dicas simples e práticas. Acompanhe!

Conheça o melhor software para comunicação interna digital em lojas

Afinal, o que é o marketing de ponto de venda?

Em resumo, o marketing de ponto de venda engloba uma série de estratégias e ferramentas para o varejo, onde as marcas tentam fazer com que os consumidores comprem mais em suas lojas físicas.

Quando implementado corretamente, esse marketing pode ser usado para criar experiências significativas aos clientes, gerando reconhecimento de marca e um aumento nas vendas, sem parecer invasivo.

Construir uma estratégia de PDV bem-sucedida depende de muitos fatores, mas se comunicar da maneira correta, no momento correto e para as pessoas corretas, com certeza é a melhor forma de atingir esse objetivo.

Sabemos que o marketing de ponto de venda funciona, mas por quê?

As razões pelas quais somos quase incapazes de resistir ao marketing de PDV são complexas, mas graças à psicologia, temos algumas pistas sobre o que torna essa estratégia de marketing tão eficaz.

Segundo pesquisa do blog New Neuromarketing, vários traços psicológicos estão associados às compras nesse ambiente.

A busca de sensações e experiências, a tendência de compra por impulso e a crença que um determinado produto ou serviço aumentará seu status, estão entre os principais traços encontrados.

Então, é lógico que uma estratégia de marketing de ponto de venda bem-sucedida deve atrair um ou mais desses traços psicológicos nos consumidores.

Veja alguns exemplos:

Certamente você já visitou um supermercado e percebeu que havia um grande destaque para um desconto na sua linha de vinhos favorita.

Ou aquela vez que você entrou em uma loja de eletrônicos e participou de uma experiência interativa com direito a brindes, oferecida por uma fabricante que era patrocinadora de um grande evento esportivo.

Tudo isso é o marketing de ponto de venda, executado de diferentes maneiras.

3 dicas para se destacar da concorrência no ponto de venda

1) Ofereça um atendimento extraordinário

Você precisa oferecer uma experiência de atendimento ao cliente que não pode ser encontrada facilmente em outro lugar.

Por exemplo, os atendentes da marca de tênis esportivos americana Fleet Feet, observam como você anda ou corre e recomendam um tênis adequado ao perfil.

Até permitem que você corra pela loja e pelo estacionamento do local, para ver como eles se encaixam. Além disso, autorizam que você devolva o sapato semanas ou meses depois, se não gostar.

2) Surpreenda seus clientes com experiências

A interatividade no ponto de venda vem sendo utilizada por muitas marcas que querem surpreender seus clientes. Sabe aquela reação de “UAU”? Esse é objetivo por aqui! 

Um grande case de sucesso é da loja interativa da Lego em Nova York, que une a interatividade digital e física para proporcionar uma experiência única e encantar seus consumidores.

3) Utilize a comunicação digital como uma aliada

A comunicação digital no ponto de venda, feita através de telas posicionadas em locais estratégicos da loja é uma ferramenta que traz muitas oportunidades para o marketing.

Você pode exibir conteúdos personalizados de acordo com o horário, dias da semana, tempo, entre outras variáveis, para se comunicar com o público mais de perto. Ah e se precisar trocar os conteúdos, basta alguns cliques!

Ao contrário do papel, as telas digitais com animação de fotos ou vídeos atraem mais atenção. Elas também podem explicar detalhes dos produtos, que valorizam e estimulam a compra.

Posicionadas na vitrine, essa comunicação digital também funciona como uma isca para fazer com que as pessoas entrem na loja, atraídas por algum chamariz.

Mas para gerenciar essas telas, você precisará de um software de fácil uso e com uma boa robustez tecnológica, para garantir que tudo funcionará bem.

É o caso do adMooH Signage 2ª Geração, que possibilita gerenciar sua comunicação interna de maneira dinâmica, fácil e totalmente ecológica.

Clique aqui para conhecer mais e tirar suas dúvidas com um especialista da adMooH: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Conclusão

É claro que existem muitas outras maneiras de se destacar entre seus concorrentes, mas esperamos que este artigo tenha funcionado como um ponto de partida para seus investimentos em marketing de ponto de venda.

Agora é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Se tiver alguma dúvida ou quiser colaborar com sua opinião, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.

Até a próxima!

Comentários