O que é a gestão comportamental e como aplicar na sua empresa

O que é a gestão comportamental e como aplicar na sua empresa

Você já ouviu falar na gestão comportamental? Se a resposta foi não ou se você não sabe muito bem do que se trata, está na hora de se atualizar, pois esse é um assunto cada vez mais importante nas empresas.

Afinal, é por meio dela que se visa entender e gerenciar o comportamento dos colaboradores, buscando a melhoria do desempenho individual e, consequentemente, do desempenho geral da organização.

Neste artigo do Blog da adMooH, iremos abordar o que é essa gestão, como ela surgiu, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa, utilizando a comunicação digital como aliada. Acompanhe a leitura!

Comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica. Conheça o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

Afinal, o que é a gestão comportamental?

A gestão comportamental nada mais é do que um método que busca compreender o comportamento e as particularidades dos colaboradores de uma empresa, a fim de obter o melhor desempenho individual e coletivo.

Ela parte do princípio de que cada indivíduo possui um perfil comportamental específico, que deve ser compreendido e utilizado apropriadamente para que ele possa realizar suas atividades da melhor forma possível.

Além disso, ela também visa desenvolver habilidades e competências nos funcionários, para aumentar a efetividade de suas ações e aprimorar seu relacionamento com os colegas e com a empresa.

Conhecer o perfil comportamental de um colaborador ou de uma equipe, permite que os gestores e líderes identifiquem pontos fortes e de atenção, e avaliem as competências, o desempenho e o grau de adequação entre profissionais e funções, aproximando-os, assim, do “match” perfeito.

Como surgiu a gestão comportamental?

A gestão comportamental surgiu na década de 50, com o psicólogo americano B.F. Skinner, que desenvolveu estudos sobre o comportamento humano e o comportamento animal.

Ele criou uma teoria chamada Behaviorismo, que defendia que o comportamento é uma resposta a estímulos externos e que ele pode ser condicionado através da repetição desses estímulos.

O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento.

Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. 

Ela foi aplicada posteriormente à gestão empresarial, dando origem ao método de gestão comportamental. 

A ideia era entender como os colaboradores se comportam em diferentes situações e, a partir dessa compreensão, criar condições para que eles pudessem trabalhar de forma mais eficiente e produtiva.

4 benefícios da gestão comportamental para as empresas

Essa gestão pode trazer diversos benefícios para as organizações. Abaixo, destacamos os principais:

Melhora no clima organizacional

Ao compreender o perfil comportamental dos colaboradores, é possível criar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, o que ajuda a melhorar o clima organizacional.

Aumento da produtividade

Com o desenvolvimento das habilidades e competências comportamentais dos funcionários, é possível aumentar a produtividade e a efetividade de suas ações.

Redução do turnover

Estimulando sempre um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, a gestão comportamental ajuda a reduzir o turnover na empresa, ou seja, a rotatividade de colaboradores.

Melhora no relacionamento com clientes

Ao desenvolver as habilidades comportamentais da equipe, é possível melhorar o relacionamento com os clientes, o que pode resultar em maior fidelização e satisfação dos mesmos.

O que é uma avaliação de perfil comportamental?

A avaliação de perfil comportamental é uma ferramenta utilizada para identificar o perfil dos colaboradores.

Ela é baseada em questionários e testes que permitem compreender como cada indivíduo se comporta em diferentes situações e ambientes.

Essa avaliação pode ser feita de diversas formas, sendo as mais comuns por meio de testes psicológicos, entrevistas e dinâmicas de grupo.

A partir dos resultados obtidos, é possível criar um perfil comportamental para cada funcionário, levando em consideração suas habilidades, competências e características pessoais.

Como aplicar a gestão comportamental em sua organização

Para aplicar essa gestão em sua empresa, é necessário seguir alguns passos:

Conscientizar os colaboradores

É importante que os colaboradores compreendam os benefícios da gestão comportamental e sejam incentivados a participar ativamente do processo.

Identificar as necessidades

Identifique quais são as principais necessidades da empresa em relação à gestão comportamental e como ela pode ser aplicada de forma mais eficiente.

Realizar avaliações 

É fundamental que a empresa realize avaliações de perfil comportamental para identificar as habilidades e competências de cada colaborador.

Desenvolver habilidades 

Com base nos resultados das avaliações, é possível desenvolver habilidades comportamentais nos funcionários, por meio de treinamentos e capacitações.

Incentivar a comunicação

É importante que a empresa incentive a comunicação aberta entre colaboradores e líderes, para poderem expressar suas opiniões e sugestões de melhoria.

Utilizando a comunicação digital como aliada na gestão comportamental

A comunicação digital pode ser uma aliada importante na gestão comportamental, através do uso de ferramentas como o Mural Digital e a TV Corporativa.

Essas ferramentas permitem exibir conteúdos de forma dinâmica e interativa, incentivando a participação dos colaboradores e a disseminação de informações importantes.

Para atingir seus objetivos com a gestão comportamental, é possível exibir nos murais digitais e TVs corporativas:

  • Conteúdos sobre a cultura organizacional e valores da empresa;
  • Comunicados internos para disseminar informações importantes, como datas de reuniões, treinamentos e eventos;
  • Feedbacks e reconhecimentos públicos aos colaboradores que se destacam e alcançam bons resultados;
  • Conteúdos educativos que ajudem a desenvolver habilidades comportamentais;
  • Ações de engajamento como desafios, jogos e concursos, para criar um ambiente mais colaborativo e motivador.

A boa notícia é que com o software de Mural Digital ou TV Corporativa da adMooH Corp, a implantação dessa tecnologia de comunicação interna é muito dinâmica e fácil.

Com o adMooH Signage 2ª Geração você engaja os colaboradores e controla toda a sua comunicação interna de qualquer lugar.

Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Conclusão

Apesar de enfrentar alguns desafios em sua implementação, os benefícios da gestão comportamental são inegáveis e podem contribuir significativamente para o sucesso da sua organização.

Por isso, não deixe de colocar esse modelo dentro do seu escopo organizacional.

Afinal, um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador, pode ser muito mais do que um sonho, se tornando uma realidade para o seu negócio.

Até a próxima!

Comentários