Campanhas de conscientização nas empresas: como implantá-las

Campanhas de conscientização nas empresas: como implantá-las

Se existe uma coisa que a pandemia nos mostrou, é que a conscientização e envolvimento dos colaboradores está mudando em todos os setores.

Os funcionários são cada vez mais guiados por crenças, cobram posicionamentos e reivindicam condições de trabalho – e este é um fenômeno mundial.

Isso significa que, diferente de algumas décadas atrás, onde a remuneração era o maior fator decisório para permanência – ou não – de um profissional em uma empresa, hoje outros fatores têm um peso importante.

Os colaboradores querem que as organizações onde trabalham melhorem o mundo, além de simplesmente gerar lucro.

Por conta disso, as questões sociais têm ganhado destaque na comunicação interna das empresas, que agora apostam em um amplo calendário de campanhas de conscientização para envolver seu time.

Se você quer descobrir como implantar ações como essa no seu negócio, continue a leitura deste artigo especial que preparamos.

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

Os benefícios das campanhas de conscientização nas empresas

Alcançar bons resultados não depende apenas de estratégias que visem promover o engajamento externo da sua empresa com os clientes.

É fundamental pensar na melhor forma de promover a capacitação da sua equipe e trabalhar uma comunicação interna efetiva para isso.

Esse trabalho de conscientização gera muitos benefícios para as empresas, entre eles listamos:

Atração de novos talentos

Um estudo da Kantar descobriu que os Millennials têm as maiores expectativas (46%) de que as empresas sejam corajosas ao falar sobre questões sociais, seguidas de perto pela Geração Z com 42%.

Isso quer dizer que investir em uma cultura de conscientização na sua empresa, é uma excelente forma de atrair novos talentos, de novas gerações.

Maior engajamento da equipe

A promoção de determinadas causas permite que mais funcionários se conscientizem sobre elas, o que ajuda a aumentar o engajamento da equipe como um todo.

Isso representa a criação de laços mais fortes entre os colaboradores, que agora estão unidos também por conta propósitos.

Aumento da vantagem competitiva

A maioria dos profissionais, quando confrontados com a escolha entre duas empresas que oferecem o mesmo tipo de vaga, tenderão a selecionar aquela que tem um vínculo maior com causas sociais.

Ou seja, você poderá aumentar enormemente sua vantagem competitiva com concorrentes, atraindo os melhores talentos para sua organização.

Aumento da produtividade 

É inegável que funcionários mais engajados, também são mais produtivos. 

Por isso, empresas que valorizam as causas sociais e as campanhas de conscientização, geram um impacto social interno positivo, o que faz com que seus colaboradores enxerguem mais valor nas funções executadas.

Como estruturar as campanhas de conscientização na sua empresa

Certamente você já está convencido de que investir no marketing de causa é um caminho obrigatório para todas as empresas que querem se manter competitivas no mercado.

Mas como estruturar o planejamento das campanhas de conscientização na sua empresa? Veja esse passo a passo que preparamos:

1) Escolha das causas

O primeiro passo é identificar as causas que sua empresa pode apoiar. Para isso, analise o seu setor de atuação, verificando em especial quais são as causas mais genuínas para seus funcionários.

Por exemplo, se sua empresa atua no setor de transportes, um tema que com certeza precisa estar no seu planejamento, é o de prevenção de acidentes no trânsito.

Outro fator decisivo para a escolha das causas, é o perfil dos seus colaboradores. Aqui dados como sexo, faixa etária, composição familiar e interesses, são muito importantes.

Se o seu time é composto por mulheres, dentro da faixa etária recomendada para realização de alguns exames preventivos, por que não estimular campanhas de conscientização sobre os mesmos?

2) Defina sua contribuição

Depois de decidir quais campanhas você irá trabalhar, é preciso entender como será sua contribuição. Afinal, isso pode ser feito de diferentes maneiras como:

  • Produção e divulgação de campanhas de marketing interno e externo;
  • Patrocínio para um evento ou um programa em nome de uma ONG que atua na causa;
  • Doação de recursos diretos;
  • Ações de voluntariado;
  • Promoção de eventos internos como palestras com especialistas;
  • Distribuição de kits com itens para uso dos funcionários.

No caso das campanhas de marketing interno, novas ferramentas têm sido utilizadas para chamar mais atenção dos colaboradores.

É o caso Mural Digital e da TV Corporativa, que utilizam das telas digitais posicionadas em locais estratégicos da empresa, para impactar o público de maneira mais efetiva e interativa.

Tenha uma comunicação interna mais dinâmica, fácil e ecológica com o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

3) Motive o público

De nada adianta a realização de uma campanha de conscientização, sem que exista a interação dos colaboradores.

Por isso, motive seu time a apoiar a causa, ajudando na divulgação do material de apoio, incentivando o uso de camisetas, hashtags e a participação com sugestões, desde a concepção da ação. 

Principais temas de campanhas de conscientização 

Muitos são os temas que podem ser abordados pela sua empresa nas campanhas de conscientização, mas para ajudar você nessa seleção, listamos os mais explorados no mercado, onde cada mês do ano é simbolizado por cores. Todos com o objetivo de conscientização e prevenção:

  • Janeiro branco – Saúde mental ;
  • Fevereiro roxo – Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia;
  • Fevereiro laranja – Leucemia;
  • Março lilás – Câncer do colo do útero; 
  • Março azul-marinho – Câncer colorretal;
  • Abril verde – Acidentes em ambientes de trabalho;
  • Maio roxo – Doenças inflamatórias intestinais;
  • Maio amarelo – Acidentes de trânsito;
  • Junho vermelho – Doação de sangue;
  • Julho amarelo – Hepatites virais; 
  • Agosto laranja – Esclerose múltipla;
  • Agosto dourado – Aleitamento Materno;
  • Setembro amarelo – Combate ao suicídio;
  • Setembro verde – Doação de órgãos;
  • Setembro vermelho – Doenças cardiovasculares;
  • Outubro rosa – Câncer de mama; 
  • Novembro azul – Câncer de próstata;
  • Dezembro vermelho – HIV;
  • Dezembro laranja – Câncer de pele.

Você também pode explorar campanhas com foco na conscientização ambiental, igualdade de gênero, combate ao preconceito, educação no trabalho, ética, diversidade, entre outros temas sociais. 

Conclusão

Como visto, sua empresa pode salvar vidas e ajudar a amenizar diversos problemas sociais, através de pequenas atitudes.

Por isso, não deixe de fazer o seu planejamento, criando uma cultura de conscientização que dura o ano todo, e não somente por períodos esporádicos.

Com a ajuda e a participação de todos, construímos um mundo melhor.

Até a próxima!

Comentários