Comunicação interna na saúde: uma necessidade vital

Comunicação interna na saúde: uma necessidade vital

É inegável que uma boa comunicação interna é fundamental para qualquer empresa, independente da sua área de atuação.

Mas, na área da saúde, isso se torna ainda mais importante. 

As consequências da falta de comunicação podem ser desastrosas.

De um lado, os funcionários precisam conhecer bem os objetivos, valores e expectativas da organização, bem como as regras e regulamentos, para manter os padrões de atendimento e segurança e a qualidade dos cuidados.

Por outro lado, os pacientes, que muitas vezes estão passando por um momento delicado com sua saúde, querem um respaldo de informações.

Isso sem contar acompanhantes, que muitas vezes podem estar passando por uma situação desconfortável.

Nesse caso, depender só de sua equipe de colaboradores para atender a todos com a devida qualidade e atenção não é uma ideia muito segura.

E é aí que a comunicação interna se torna uma importante ferramenta.

Acompanhe o artigo de hoje e entenda como você pode utilizar a comunicação interna na saúde para sanar problemas, ruídos e gerar uma experiência ainda melhor com os pacientes. Vamos lá?

Comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica para área da saúde. Conheça o Mural Digital da adMooH Corp. 

Os desafios da comunicação interna na saúde

Pare para refletir! Durante uma internação em um hospital, com quantos funcionários diferentes um paciente interage?

Se contarmos os médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes e outras pessoas envolvidas, com certeza estamos falando de mais de uma dúzia de pessoas.

E se essas muitas pessoas são responsáveis ​​pelo cuidado de um paciente, concorda que todas precisam estar bem alinhadas? “Na mesma página”, como popularmente falamos?

Apesar de toda sua importância, a comunicação interna é uma área em que o setor de saúde ainda não explora as ferramentas mais recentes e as melhores práticas disponíveis como poderiam. Há muito potencial ignorado nessa história.

E é aí que mora um dos grandes desafios!

Cuidar adequadamente dos pacientes exige muito mais do que procedimentos e diagnósticos. Exige, também, uma comunicação clara com o objetivo de orientar e fazer com que o tratamento seja o mais humanizado possível.

Para se ter uma ideia, somente no Reino Unido, os erros de comunicação na saúde custam mais de 1 bilhão de euros por ano, levando em conta os recursos desperdiçados.

Esse número impressionante, só reforça o quanto uma melhor comunicação interna tem o potencial de beneficiar pacientes e profissionais de saúde.

Ela ajuda a economizar recursos, protege os pacientes e aumenta a eficiência do trabalho do dia-a-dia.

Benefícios da comunicação interna na saúde

Você já deve ter percebido até aqui que a comunicação interna na área da saúde é um grande fator na formação da cultura de uma organização.

Aplicada à área da saúde, há outras razões importantes pelas quais você deve torná-la uma prioridade. Confira algumas:

Colaboração e trabalho em equipe

Sem uma comunicação eficaz, os profissionais de saúde acabam tomando decisões individualmente em vez de em equipe. Isso pode ser prejudicial.

Além de garantir que cada funcionário conheça seu papel e suas responsabilidades, uma boa comunicação aumenta o engajamento e a produtividade dos mesmos.

Foco no paciente

A segurança e o foco no paciente são umas das principais razões para criar uma estrutura de comunicação eficaz.

Segundo um estudo da Clinical Biochemist Review, em uma revisão de 14.000 óbitos hospitalares, os erros de comunicação foram considerados a principal causa, duas vezes mais frequentes que os erros devido à habilidade clínica inadequada.

Claro, salvo outros fatores de ruídos de comunicação entre os próprios profissionais, é um fato que revela o potencial de impacto enorme em prezar por uma boa comunicação interna.

Alinhamento com as mudanças

Na área da saúde, tudo muda constantemente. Por isso, as organizações devem revisar e atualizar as políticas para levar em conta novas regulamentações do setor ou alterações de processos internos.

Uma boa comunicação garante que as mudanças sejam implementadas de forma rápida e consistente em toda a organização.

Melhora no atendimento

Quando os funcionários estão se comunicando bem, todos os membros da equipe entenderão o objetivo do atendimento de cada paciente, facilitando a criação de uma experiência contínua e consistente.

Além disso, o paciente precisa visualizar informações relevantes durante o seu atendimento, entendendo quem consultar, onde e como. Isso gera uma sensação de segurança e acolhimento no mesmo.

Ferramentas para melhorar a comunicação interna na saúde

Com todos esses desafios em mente, fica claro que uma abordagem única para a comunicação no setor de saúde não será tão eficaz. 

É preciso criar um mix de canais de comunicação interna que ajudará sua organização a divulgar informações de maneira mais clara e efetiva.

Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas como:

  • Newsletters / Boletins informativos
  • Redes sociais corporativas
  • Intranet
  • Reuniões de equipe
  • Sinalização digital

E entrando mais a fundo nesse último item, destacamos que a sinalização digital tem se tornado um dos canais mais adotados pelas organizações da saúde, para comunicação com colaboradores e pacientes.

Utilizando tecnologias, como é o caso do Mural Digital da adMooH Corp,  você substitui os antigos painéis de avisos em papel, por telas digitais.

Com esse software, você tem a possibilidade de personalizar a distribuição dos conteúdos que serão exibidos em cada ambiente com tela.

Por exemplo, no ambiente de espera do seu hospital, clínica ou consultório, é possível exibir conteúdos informativos, dicas de saúde, campanhas educativas, entre outros.

Já no caso de um ambiente onde somente os profissionais têm acesso, os conteúdos podem ser direcionados para os mesmos. É o caso de comunicados e lembretes internos com boas práticas.

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital da adMooH Corp

Conclusão

A comunicação interna eficaz na área da saúde é uma parte essencial para melhorar as operações e aumentar a qualidade do atendimento.

Se uma organização tiver uma comunicação interna saudável, ela naturalmente fluirá para a forma como os membros da equipe se comunicam e cuidam dos pacientes.

Por isso, não negligencie esse recurso. É hora de analisar o cenário atual da comunicação da sua organização e colocar em prática as melhorias necessárias.

Se precisar de ajuda ou quiser fazer algum comentário sobre o tema, deixe sua mensagem nos comentários. Nossa equipe estará sempre disponível para te auxiliar.

Até a próxima!

Comentários