Copa do mundo nas empresas: como engajar colaboradores

Copa do mundo nas empresas: como engajar colaboradores

Quer você goste ou não, o futebol está prestes a invadir o seu local de trabalho.

Isso porque a partir do dia 20 de novembro, começa a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, que contará com 32 seleções disputando o título de melhor do mundo no futebol.

E não tem como, certamente as pausas para o café, almoço e as conversas de corredor vão ser dominadas com comentários sobre os jogos. Ainda mais no país do futebol, não é?

Mas engana-se quem pensa que a Copa do Mundo é algo que pode prejudicar as empresas. Na verdade, esta é uma excelente oportunidade para engajar os colaboradores e criar um verdadeiro espírito de time na sua organização.

Além da emoção, este torneio une as pessoas e permite que elas se relacionem com colegas fora de suas tarefas normais de trabalho.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para engajar os colaboradores, durante o mundial. Continue a leitura e marque um gol de placa na sua empresa!

Comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica. Conheça o software de Mural Digital da adMooH Corp.

A tradição do futebol no Brasil

Futebol de rua no Brasil

Apesar do crescimento constante de outras modalidades, sem dúvida o futebol é o esporte mais popular e importante no nosso país.

Este esporte está profundamente enraizado na vida cotidiana e na cultura dos brasileiros. É uma verdadeira paixão nacional.

Você sabia que mais de 16.000 brasileiros jogam profissionalmente ao redor do mundo e que existem mais de 776 clubes de futebol profissional no Brasil?

Só por aí dá para entender que a paixão por este esporte pode ser vista não apenas em todo o país, mas também em todo o mundo.

Isso reforça ainda mais a importância de sua empresa investir em ações relacionadas à Copa do Mundo, que falaremos a seguir.

Ações para a Copa do Mundo nas empresas

Em clima de Copa do Mundo, muitas empresas estão de olho em ações para incentivar a integração dos funcionários.

A melhor coisa a se fazer é realmente abraçar a causa e levar o ambiente de torcida para dentro da sua organização. Confira abaixo algumas atividades que podem ser desenvolvidas.

Decoração e vestimenta

O clima de Copa do Mundo no Brasil é contagiante. Quem lembra aí das ruas pintadas com nossa bandeira, escudo da seleção, mascote ou frases de incentivo?

No ambiente corporativo não difere, a decoração também faz toda a diferença.

Aqui vale apostar nas bandeirinhas, fitas penduradas no teto, bexigas, bolas e outros adereços que remetem à Copa. Deixe a criatividade fluir nessa hora!

A introdução de um código de vestimenta mais descontraído também pode permitir que seus funcionários entrem na pegada do Mundial.

Autorize que os colaboradores usem roupas mais casuais nos dias de jogos, como uma camiseta nas cores do Brasil ou até mesmo uma política de kit completo, incluindo outras peças e acessórios.

Transmissão dos jogos

Uma alternativa para as empresas que não conseguem oferecer uma flexibilização no horário de trabalho, é permitir que a equipe assista a alguns dos jogos no local, especialmente os da nossa seleção. Vai Brasil!

Isso dará a todos a chance de se envolver, se relacionar com seus colegas de trabalho e curtir o futebol.

Para isso, garanta que uma tela com bom tamanho e resolução esteja disponível. Vale checar também o sinal para não existirem interrupções.

Uso da comunicação interna

Se você acompanha o Blog da adMooH, certamente já nos viu falando em outros artigos sobre o Mural Digital.

Essa ferramenta incrível, permite que você tenha uma comunicação interna dinâmica com os colaboradores e pode ser utilizada para a divulgação de conteúdos especiais da Copa do Mundo.

Aqui vale utilizar vídeos com frases de incentivo, curiosidades, fotos da equipe uniformizada e até exibir uma tabela completa com todas as atualizações e resultados do torneio.

A adMooH Corp, inclusive, disponibiliza para os usuários do adMooH Signage 2ª Geração, um canal de conteúdo já pronto para utilização, com essa tabela do mundial. É só adicionar na sua grade de programação. 

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital da adMooH Corp.

Bolão entre os colaboradores

Mulher torcendo Brasil

Para muita gente, acompanhar a competição significa também participar do famoso bolão entre os colegas de trabalho. Também pudera, esta é uma maneira super divertida de acompanhar e palpitar sobre os jogos.

Aqui, vale investir um determinado valor na compra de prêmios atrativos, que serão distribuídos entre os funcionários vencedores do bolão.

Existem sites e aplicativos (gratuitos e pagos) que permitem a criação de uma competição privada. Além de atualizarem automaticamente à medida que os resultados acontecem.

Mas se preferir, também vale fazer a moda antiga, anotando os palpites em um papel ou planilha. Fica a seu critério!

Álbum de figurinha dos funcionários

Sabe aquela emoção de abrir cada pacote de figurinhas em busca daquela que ainda falta para completar o álbum? É possível levar essa emoção para sua empresa também!

A sugestão é criar um álbum personalizado dos seus funcionários, onde em vez de times e jogadores, você pode ter os departamentos e colaboradores.

Além de ser uma excelente forma de apresentar cada integrante da equipe, a diversão é garantida com a troca de figurinhas para completar o álbum.

Conclusão

No geral, a Copa do Mundo é um excelente exemplo de como você pode criar um local de trabalho mais humanizado e interativo, através de ações pontuais.

Seja este ou outro evento esportivo — como as olimpíadas — uma atmosfera divertida é a chave para manter as taxas de produtividade altas e a rotatividade de talentos baixa.

Então, em vez de ignorar estes grandes acontecimentos mundiais, utilize eles a favor da sua empresa.

E aí, vamos torcer com a gente?

Até o hexa!

Comentários