4 dicas fundamentais para você retomar as vendas do seu comércio

4 dicas fundamentais para você retomar as vendas do seu comércio

Olá pessoal, tudo bem? 

Neste post vamos falar um pouco sobre a retomada das atividades econômicas no comércio pelo Brasil a fora, e para isso vamos dar algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a se recuperar mais rapidamente desta crise. 

É importante ressaltar, antes de mais nada, que nós da adMooH entendemos e respeitamos as regras de isolamento social necessárias para contenção da pandemia, e que as dicas dadas aqui devem ser implementadas, desde que respeitados os protocolos regionais de segurança e proteção coletiva. 

Vamos lá… 

01 – Propaganda é a alma do negócio 

Quem nunca ouviu falar dessa frase, não é mesmo? 

Apesar de ser considerada clichê, não deixa de ser verdade, uma vez que dados comprovam que o investimento em propaganda nunca foi tão grande, e só tende a crescer nas próximas décadas.

Pesquisas também confirmam que, em tempos difíceis como guerras e pandemias, as empresas que permaneceram investindo em comunicação voltaram com mais força e presença de mercado, quando a situação se normalizou.

Mas assim como o investimento tem crescido, os meios nos quais se pode fazer propaganda também aumentaram. 

Com o advento da internet, vários novos veículos se popularizaram, e estão à disposição dos anunciantes, o que acaba gerando uma difícil decisão estratégica sobre qual mídia escolher? 

É importante deixar claro que aqui, neste contexto, não estamos falando de grandes marcas, e agências que têm times completos de mídia, capazes de avaliar dezenas de métricas e saber onde, quando e quanto investir.

Estamos sim, nos referindo aos pequenos varejistas, micro e médio empresários e comerciantes, que, muitas vezes ficam em dúvida sobre a importância de como e onde em investir em propaganda. 

Facebook, Google, Instagram e WhatsApp são as ferramentas mais frequentemente utilizadas, muito pela facilidade e proximidade dos usuários, mas também pelo custo, ou o não custo, no caso do WhatsApp.  

Porém, é importante que o anunciante não se limite às redes sociais.

Não estamos aqui querendo discutir a efetividade do uso de Facebook, Google, Instagram e WhatsApp em sua estratégia de vendas. Se bem usadas, essas ferramentas são certamente transformadoras para o seu negócio, mas é importante que sua marca ou empresa consiga também atingir o público através de outros meios. 

Algumas ideias de meios possíveis: 

DOOH – Digital out-of-home

Com plataformas como a adMooH, anunciar em telas ao redor, ou próximas a sua área de atuação ficou muito mais acessível, e você pode controlar a periodicidade e volume de verba, optando por alguns pontos específicos, por um curto período de tempo, atingindo direta, objetiva e especificamente o seu público-alvo. 

Podcasts 

2019 foi marcado por uma grande ascensão dos podcasts no Brasil, especialmente por conta de plataformas como Spotify, que permitem e facilitam o acesso aos ouvintes. 

Hoje, no Brasil, temos milhares de podcasts com audiências bem qualificadas que podem ser o seu público alvo, apesar de ser uma mídia ainda pouco conhecida, mas muito efetiva.

02 – Negociação 

Para fazer boas promoções é importante que tenha uma boa margem de lucro, e isso só é possível se você tiver, antes, uma boa negociação com seus fornecedores.

Então fique atento e negocie bem, volume, prazos e condições de pagamento. 

Com isso você terá plenas condições de seguir com a dica 03. 

03 – Promoções

Esta dica pode parecer um tanto óbvia, mas muitos comerciantes e donos de estabelecimentos acabam subestimando o uso das promoções em seus negócios, e este é um erro grave especialmente agora, num cenário de pandemia e crise econômica, onde existe uma forte retração no consumo. 

Então é necessário que você motive seus clientes a voltarem a consumir através de promoções claras e bem comunicadas, com informações sobre o produto certo, na hora certa e para o público certo. 

4- Comunicação 

Ter uma comunicação efetiva é muito importante para que se passe a mensagem correta, isso não existe dúvida.

Mas, o que pouco se percebe é que a comunicação dentro o próprio estabelecimento, local onde se atende o seu cliente é uma das melhores formas de fazê-lo consumir de forma racional ou emocional. 

Independente de qual seja o segmento do seu negócio, é preciso informar o cliente sobre regras, promoções, cardápios, serviços, e tudo mais que o seu negócio pode oferecer a ele. 

Existem muitas formas de se fazer isso, desde impressão de cartazes, menus etc.., até formas mais sofisticadas, motivadoras, envolventes, econômicas, dinâmicas e eficazes, como TVs no estabelecimento. 

E se acha que este é um produto caro e de difícil gestão, é porque não conhece os Players adMooH.

Com um custo inicial fixo você pode ter um sistema profissional de comunicação no seu estabelecimento, sem pagar nada por mês. 

Caso seja cético quanto a efetividade e eficiência de uma comunicação com este sistema no seu estabelecimento, eu convido você a assistir um vídeo case de sucesso, de um de nossos clientes 

Então, por hoje é isso pessoal. 

Espero que tenham gostado, destas dicas simples, mas que entendemos serem bem efetivas para a retomada dos negócios. 

Deixem aqui seus comentários.

Queremos ouvir sua opinião para melhorarmos cada vez mais nossa comunicação.

 

Leia mais: Estratégias para melhorar o gerenciamento de filas do seu estabelecimento

Comentários