Digital signage no varejo: conheça os principais benefícios

Digital signage no varejo: conheça os principais benefícios

Não dá para negar que os conteúdos estáticos estão sendo rapidamente substituídos pelo digital signage no varejo, trazendo conteúdos dinâmicos, envolventes e que se adaptam ao comportamento e às preferências do cliente.

Os varejistas que não se adaptarem, terão dificuldade em acompanhar a concorrência. Afinal, esse novo conceito está em plena ascensão.

Para ajudar você nesse verdadeiro processo de transformação, preparamos esse artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre o digital signage no varejo. Acompanhe e atualize-se!

Afinal, o que é digital signage?

Digital signage, ou sinalização digital em português, de maneira bem ampla, consiste em qualquer tela ou painel digital que exibe conteúdos como imagens, vídeos, informações e anúncios.

Essa tecnologia visa chamar a atenção do público para entregar mensagens de maneira mais efetiva, criando também uma interação maior entre marcas e consumidores.

As telas de digital signage podem ser encontradas em espaços públicos, sistemas de transporte, museus, estádios, lojas de varejo, hotéis, restaurantes, academias, entre outros locais.

E para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, estima-se que a sinalização digital deve aumentar seu faturamento de US$ 20,8 bilhões em 2019 para US$ 29,6 bilhões em 2024.

Aplicações do digital signage no varejo

A sinalização digital é relativamente nova no mercado. Por isso, muitas lojas ainda não conhecem todo o potencial dessa tecnologia, e não sabem também como utilizar essa tecnologia dentro do seu estabelecimento.

Por isso, vamos listar agora 4 das principais aplicações!

Divulgação de ofertas

Os displays de digital signage são um ótimo lugar para apresentar suas campanhas promocionais e ofertas, com o objetivo de estimular as vendas.

Nessas telas, o responsável pode exibir anúncios (e faturar com isso), demonstrações de produtos e até mesmo provas sociais, para guiar o consumidor com muito mais eficiência no momento da decisão de compra.

Informações úteis

O digital  signage no varejo pode ser utilizado para educar seus clientes, oferecendo respostas rápidas para as perguntas mais comuns, e também exibindo outras informações importantes sobre o seu negócio.

Dessa forma, muitas objeções são quebradas, o que é fundamental para o progresso das conversões.

Aumento de tráfego

Conseguir mais clientes dentro de sua loja pode ser um grande desafio, e uma ótima maneira de direcionar o tráfego é utilizar as telas da vitrine, para apresentar conteúdos interativos que chamem a atenção de quem está passando pelo local.

Além disso, essa primeira impressão, faz com que os compradores tenham uma melhor percepção da sua marca, gerando um diferencial em relação aos concorrentes vizinhos.

Conexão omnichannel

Quando se trata de construir uma presença efetiva, é importante criar uma consistência multicanais, especialmente para compradores mais jovens que passam muito tempo online.

Você pode utilizar o digital signage no varejo para integrar seu conteúdo de mídia social em telas nos seus locais físicos, além de estimular a interação através do uso de hashtags e menções.

Principais vantagens

Cada segmento tem sua própria combinação de motivos para utilizar o digital signage, mas alguns são comuns a todos os setores e locais. Veja agora as principais vantagens dessa tecnologia:

Conteúdo personalizável

O conteúdo de uma tela digital pode ser totalmente customizado e direcionado para um público-alvo muito específico. Isso permite que você se comunique diretamente com seus clientes com a mensagem certa, no momento certo.

Mais atraente e memorável 

Temos de 5 a 10 vezes mais chances de perceber a mídia dinâmica do que a estática e de 2 a 5 vezes mais chances de lembrar sua mensagem, segundo um estudo da BearingPoint e da Indiana University e Point of Purchasing Advertising International (POPAI).

Economia e sustentabilidade

A capacidade de atualizar o conteúdo digital em tempo real significa que você pode economizar dinheiro na impressão de cartazes, distribuição e quaisquer outros custos associados. Além disso, essa é uma solução mais sustentável.

Maior retorno sobre o investimento

O digital signage no varejo permite muita versatilidade para encontrar oportunidades adicionais para obter lucro. Isso inclui os anúncios, para ajudar a aumentar as compras por impulso; as parcerias com outras marcas e até mesmo a venda de publicidade para terceiros.

Tudo isso aumenta o retorno sobre o investimento – ou mesmo ajuda a fechar o mês com uma folguinha.

Implantando o digital signage no varejo

A sinalização digital é muito mais do que apenas uma tela. Por isso, é importante entender tudo que envolve a implementação dessa tecnologia no varejo. 

Basicamente, o digital signage é composto por três componentes principais:

Hardware: engloba os componentes físicos, como é o caso das telas (displays digitais), players de mídia, componentes de rede, montagens, etc.

Software: é o sistema de gerenciamento de conteúdo que será utilizado para controlar todo o conteúdo que será exibido na tela. É através de um software de DS, como é o caso do adMooH Signage 2ª Geração, que você pode incluir e excluir mídias, adicionar apps dinâmicos, obter relatórios personalizados, entre outros pontos.

Aproveite e conheça agora o software da adMooH Corp para sua loja: https://site.admooh.com/admooh-signage/

Conteúdo: o conteúdo é o coração de uma boa estratégia de digital signage, através do uso de imagens, vídeos, gráficos, textos, animações, você pode atrair visitantes, aumentar o tempo de permanência na loja, e claro, gerar mais vendas.

Não esqueça de checar esses três componentes para que seu projeto de signage seja um sucesso!

Conclusão

Para concluir, destacamos que os varejistas mais bem-sucedidos do mundo tornaram-se muito mais do que apenas uma loja para os clientes.

E todos eles têm algo em comum: a certeza de que só uma experiência realmente integrada é capaz de atrair e fidelizar os clientes.

Por isso, se você ainda tinha dúvidas sobre investir em digital signage no varejo, essa é a hora de rever os conceitos e colher todos os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

Até a próxima!

Comentários