Divulgação de eventos: como utilizar o DOOH na sua estratégia

Divulgação de eventos: como utilizar o DOOH na sua estratégia

De apresentações musicais a convenções empresariais, passando por feiras e competições esportivas, o setor de eventos é responsável por movimentar bilhões de reais e gerar milhares de empregos em todo o Brasil.

No entanto, para que essas experiências sejam bem-sucedidas, é fundamental investir em divulgação. É preciso entender como se faz a divulgação de eventos.

Nesse contexto, a tecnologia tem alterado profundamente a forma como os eventos são organizados e divulgados.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de utilizar os canais digitais na divulgação de eventos e como o digital out of home pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua iniciativa. Acompanhe a leitura!

Conheça a adMooH e aproveite os benefícios da melhor e mais completa plataforma de mídia programática em DOOH do Brasil

O mercado de eventos no Brasil

Antes de falarmos sobre a divulgação de eventos, é importante destacar a importância desse mercado no Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), esse setor movimentou R$ 209,2 bilhões em 2019, o que representa 4,32% do PIB brasileiro.

Além disso, foram realizados mais de 590 mil eventos no país no mesmo ano, que geraram mais de 7 milhões de empregos diretos e indiretos.

É inegável também que esse setor foi um dos mais afetados pela pandemia, especialmente nos anos de 2020 e 2021, porém, com a retomada das atividades, o Brasil deverá ter um número recorde de eventos em 2023, segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape).

Esses números evidenciam a importância dos eventos para a economia nacional e reforçam a necessidade de se investir em estratégias de divulgação para alcançar um público cada vez maior. 

Mudanças na divulgação de eventos

Até alguns anos atrás, as formas mais comuns de divulgar um evento era através de panfletos, cartazes, e anúncios em rádios, TVs, jornais e revistas.

Mas com o passar do tempo, os canais de divulgação foram se digitalizando e diversificando.

Hoje em dia, a divulgação de eventos através das redes sociais, buscadores, e-mail marketing, plataformas de vendas de ingressos e mídia DOOH tem sido amplamente implementada pelos organizadores e produtores, para atrair um público maior.

Afinal, em um mundo cada vez mais digital e de concorrência pela atenção, é preciso impactar as pessoas em canais mais interativos e atrativos. Só assim será possível engajar, para gerar mais vendas.

A importância de utilizar o DOOH na divulgação de eventos

Antes de mais nada, é importante entender o que é o DOOH, sigla que ainda gera confusão para algumas pessoas.

O digital out of home (DOOH) pode ser resumido como uma publicidade digital fora de casa e fora dos dispositivos pessoais (celulares, notebooks, etc).

Essa mídia utiliza telas digitais instaladas em locais como ruas, shoppings, padarias, academias, salões de beleza, aeroportos e estações de metrô, para exibir anúncios e outros tipos de conteúdo.

O DOOH permite uma grande flexibilidade para os anunciantes, já que é possível programar diferentes formatos de anúncios e mensagens, dependendo do público, do local e do momento do dia.

E são muitos os benefícios do digital out of home na divulgação de eventos.

Em uma estratégia mais regionalizada, é possível, por exemplo, escolher as telas que estão próximas ao espaço do evento para chamar a atenção do público local.

Já no caso de eventos de grande porte, é possível ampliar essa divulgação para telas em diversas cidades da região ou até mesmo em outros estados.

O DOOH ainda oferece outras vantagens na divulgação de eventos. Uma delas é a possibilidade de integrar a estratégia de online com a estratégia offline, já que é possível utilizar as mesmas mensagens e criativos em ambos os canais.

Isso amplia a visibilidade da marca e gera um maior impacto no público, que passa a reconhecê-la em diferentes meios e, se você quiser, de diferentes formas.

Outra vantagem é a possibilidade de medir os resultados das campanhas em tempo real, o que permite fazer ajustes e melhorias na estratégia durante o período de divulgação.

No caso de um festival, por exemplo, é possível entender a impactação dos anúncios e trocar os criativos que estão sendo utilizados na divulgação, conforme o retorno comercial.

Afinal, essa mídia não tem apenas o objetivo de alcance de público e pode ser utilizada como uma ferramenta de conversão direta em vendas de ingressos, direcionando o usuário para plataforma de compra, seja por texto ou QR Code.

4 passos para utilizar o DOOH na sua divulgação de eventos

1) Defina o público-alvo e o local de exibição

Para utilizar o DOOH de forma eficiente e criativa na divulgação de eventos, é importante definir o seu público-alvo e o local onde ele poderá ser encontrado com maior frequência. Dessa forma, a mensagem poderá ser direcionada para o público certo e com maior possibilidade de conversão.

2) Criação de conteúdo criativo

O conteúdo exibido nas telas digitais deve ser criativo para chamar a atenção das pessoas. É importante criar campanhas com fotos, vídeos e animações atrativas para ampliar o engajamento e curiosidade sobre o evento.

Nada de exagerar na quantidade de textos. Procure destacar somente as informações principais, para uma rápida leitura.

3) Escolha do período e momento certo

A escolha do momento certo para exibição dos anúncios é fundamental para uma campanha eficiente. É preciso considerar os horários de maior circulação de pessoas no local escolhido, bem como o período necessário para o público absorver a mensagem.

Evite rodar sua campanha por apenas alguns dias, prefira períodos maiores para conseguir impactar mais as pessoas daquela região.

4) Utilize a adMooH para anunciar em DOOH

Anuncie seu evento na mídia que está no cotidiano das pessoas, impacte diferentes personas e aproveite os benefícios da melhor e mais completa plataforma de mídia programática em DOOH do Brasil, a adMooH.

Nossa plataforma tem uma experiência de compra de mídia programática DOOH simples, rápida, e que cabe no seu bolso.

Não há limitação por pacotes ou pela exigência de um orçamento mínimo e anuncia em quantas telas desejar, pelo período que for melhor para sua estratégia.

Clique e conheça: https://site.admooh.com/admooh-anunciantes/

Conclusão

A utilização do DOOH na divulgação de eventos pode trazer inúmeros benefícios, ampliando o alcance da campanha, segmentando o público, gerando maior impacto visual e aumentando a interação do público com a mensagem.

Pense, também, se é interessante utilizar não somente o DOOH, mas sim como parte de uma estratégia de divulgação mais ampla, que inclua outros canais de comunicação. Afinal, só assim será possível falar com o seu público, onde quer que ele esteja, aproveitando o melhor de cada mídia.

Não deixe de investir em uma boa estratégia de divulgação para o seu evento e colha os melhores resultados para a sua empresa.

Até a próxima!

Comentários