Empresas sustentáveis: como mudar hábitos e incentivar colaboradores

Empresas sustentáveis: como mudar hábitos e incentivar colaboradores

“Verde” é certamente a palavra da moda entre empresas dos mais diversos setores – principalmente naqueles onde empresas sustentáveis têm uma relevância maior. 

E nada disso é à toa: as empresas e cadeias produtivas impactam o meio ambiente de diversas formas, e o consumidor não quer mais ter nenhuma parcela de culpa nisso. 

Essas corporações estão se comprometendo a reduzir seu impacto no meio ambiente, criando locais de trabalho ambientalmente conscientes. Isso significa ter políticas e programas em vigor que encorajem comportamentos mais sustentáveis.

A boa notícia é que adotar uma postura mais verde, também está mais fácil do que no passado. As possibilidades são quase infinitas, desde o ponto de vista operacional até a cultura da empresa.

Pensando nisso, preparamos um artigo que vai auxiliar você nesse processo de transformação de hábitos no ambiente corporativo. Acompanhe e coloque em prática!

Consumo consciente e práticas das empresas sustentáveis

Quando falamos em consumo consciente, pensamos na forma como lidamos com nossos resíduos, como compramos e também na escolha de empresas que respeitem o meio ambiente e evitem práticas inadequadas de trabalho.

Na verdade, está tudo conectado, mas paralelamente ao comportamento do cliente, vale destacar a grande contribuição das organizações que buscam construir uma cultura, visando incentivar as boas práticas de seus colaboradores.

Nesse sentido, todas as empresas devem se esforçar para ter um propósito ambiental de longo prazo embutido em sua estratégia de negócios.

Compensar todas as emissões de carbono da produção, eliminar o uso de plástico no escritório, reciclar e reaproveitar resíduos, conquistar uma certificação de empresa sustentável, são algumas das metas que podem ser estabelecidas a longo prazo.

Já no dia a dia, o consumo consciente e as práticas sustentáveis podem ser desenvolvidas, na maioria das vezes, de maneira simples. Vamos listar abaixo 5 das principais medidas!

Locomoção dos funcionários

Os veículos são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa, só na cidade de São Paulo. Por outro lado, eles realizam o transporte de apenas 30% da população.

Nesse sentido, considere oferecer aos seus funcionários incentivos como o vale transporte, incentivo às alternativas de mobilidade urbana – como um bom bicicletário ou benefícios a quem utilizar o meio de transporte, dessa forma, os mesmos estarão mais propensos a deixar seus veículos em casa. 

Já no caso do uso inevitável do carro, que tal motivà-los a dar uma carona entre colaboradores da mesma região?

Fornecedores verdes

Opte por fazer negócios com marcas e organizações amigas do meio ambiente. Realize pesquisas sobre fornecedores para saber mais sobre seus esforços de sustentabilidade e ver se eles se alinham com a visão e os valores da sua empresa.

Questione, por exemplo, se as mesmas possuem algum selo ou certificação em relação ao impacto ambiental. 

Reduzir, reutilizar, reciclar

O conceito dos 3R ‘s é muito importante entre as empresas sustentáveis. Primeiro, as empresas devem se esforçar para reduzir o uso onde puderem. Em vez de copos descartáveis, elas podem optar por canecas em vidro ou cerâmica, por exemplo.

Reutilizar os materiais que seriam descartados também é uma ótima dica. Caixas que estão paradas em estoque, podem ser utilizadas para o armazenamento ou transporte de objetos.

Quando reduzir ou reutilizar não é possível, a reciclagem entra em ação. Para isso, opte por lixeiras com cores diferentes para cada tipo de resíduo, dessa forma a coleta seletiva é mais efetiva.

Eficiência energética 

Tornar-se eficiente, energeticamente falando, não apenas ajuda a diminuir as pegadas de carbono, mas também ajuda a reduzir a conta de energia da sua empresa.

Muitas coisas simples podem ser adotadas: use aparelhos energeticamente eficientes, mude para iluminação LED, automatize luzes com sensores, use termostatos inteligentes e aproveite a iluminação natural dos ambientes.

Diversas organizações têm adotado também a energia solar, que consiste na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica limpa e segura.

Evite o papel

Cerca de 10 litros de água são usados ​​para produzir cada folha de papel A4, segundo a organização global Water Footprint Network, por isso, evite ao máximo imprimir.

Mantenha as coisas digitais sempre que possível, como é o caso de documentos, boletos de fornecedores e comunicados.

Aliás, falaremos mais sobre a digitalização da comunicação ainda neste artigo. Fique ligado!

Palestras e treinamentos para criar empresas sustentáveis

Onde quer que sua organização esteja no caminho para se tornar uma empresa sustentável, o envolvimento e o treinamento dos colaboradores são fundamentais.

A educação dos funcionários é o caminho para avançar efetivamente, porque fornece o conhecimento para tomada de decisões conscientes, bem como cultiva a mudança de comportamento.

Por isso, é essencial investir em palestras e treinamentos internos sobre sustentabilidade, que podem ser realizados com os colaboradores de cada setor da empresa ou de maneira coletiva.

O importante é encontrar uma maneira leve de passar as informações e que permita também a interação dos funcionários, afinal, com a ajuda e a opinião de todos, essa cultura pode ser expandida.

Comunicação interna como aliada

Há pouco falamos sobre a redução do uso de papel nas empresas, e a comunicação interna digitalizada colabora (e muito) para isso.

O motivo é simples, com a chegada de recursos tecnológicos para comunicação com os colaboradores, as empresas sustentáveis muitas vezes deixam de lado a impressão de folhetos e cartazes, que muitas vezes nem eram observados com atenção.

Uma das tecnologias mais utilizadas para isso é o Mural Digital, que é composto por telas digitais instaladas em pontos estratégicos da empresa, como salas de descanso, corredores, refeitórios e banheiros.

Além de ser sustentável por eliminar o uso de papel, o Mural Digital é utilizado também para veiculação de campanhas com foco na sustentabilidade. 

Nos banheiros é possível exibir mensagens para evitar o desperdício de água, nas áreas comuns, lembretes sobre a economia de energia podem ser reforçados, entre outras ações de conscientização.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um completo software de Mural Digital para sua empresa. Clique aqui e conheça: https://site.admooh.com/admooh-corp-produtos/  

Conclusão

Destacamos que cada empresa produz um nível diferente de impacto no meio ambiente, mas todas têm seu papel a desempenhar quando o assunto é sustentabilidade.

A jornada para se tornar ambientalmente sustentável é longa, mas é muito importante que as medidas sejam tomadas desde agora, mesmo que aos poucos, para que um resultado muito positivo seja colhido no futuro.

Até a próxima!

Comentários