Dicas para explorar a black friday no seu negócio

Dicas para explorar a black friday no seu negócio

Black Friday — Se você se interessou por este termo e chegou até o nosso artigo, é sinal que o tempo está passando e a contagem regressiva para a Black Friday está ativa.

E este interesse não é para menos. Esta data é considerada um dos maiores eventos do varejo mundial.

Por isso as empresas devem ficar atentas e sempre buscar novas estratégias para encantar os clientes e faturar mais neste período.

Seja você um veterano ou um novato, certamente você precisará das melhores dicas para explorar a Black Friday no seu negócio.

Por isso, continue a leitura deste artigo especial que preparamos para se destacar em meio à multidão de ofertas que está por vir.

Aproveite os benefícios da melhor e mais completa plataforma de mídia programática em DOOH do Brasil. Conheça a adMooH.

Afinal, quando surgiu e o que é a Black Friday?

A Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças americano, e normalmente inicia a temporada de compras de fim de ano.

A origem do termo é bastante controversa e polêmica, mas tem suas raízes em meados do século XX, onde a polícia da Filadélfia usou inicialmente “Black Friday”, para se referir ao tráfego pesado e perturbador no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

O termo se popularizou ganhando um novo significado, ligado com as ofertas arrasadoras praticadas neste período, e as empresas se agarraram a ele.

Funcionou bem para as lojas de varejo que dependiam das compras de fim de ano para colocar suas finanças “no preto” (lucrando) em vez de “no vermelho” (operando com prejuízo).

Sim, bem diferente do Brasil, onde falamos que uma empresa está “no azul”, quando está lucrando.

O sucesso da Black Friday norte-americana chamou a atenção de lojistas de outros países, e a iniciativa começou a ser explorada em outros mercados.

Este é o caso do Brasil, onde a Black Friday foi introduzida em 2010, mas começou a ganhar força só em meados de 2012.

Hoje, este evento se tornou muito popular por aqui. Somente em 2021, a ocasião chegou a movimentar mais de R$ 4 bilhões de reais em vendas pela internet. Um número impressionante, não é?

Dicas para vender mais na Black Friday

Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro, ou seja, ainda dá tempo de se programar e colocar em prática algumas dicas para maximizar seus resultados. Confira abaixo!

Ofereça descontos reais

Há uma razão pela qual a Black Friday é considerada um dos maiores dias de compras do ano: Ela oferece os melhores descontos.

Não decepcione o público deixando de oferecer o que eles não só desejam, mas também exigem. Caso contrário, você entrará para a temida lista da “Black Fraude”.

Nesse sentido, procure entender primeiro quais são os produtos mais desejados pelos clientes e analise se você pode oferecer descontos reais, competitivos e chamativos.

Dessa forma, você dá aos seus clientes um incentivo para escolher sua loja em vez de seus concorrentes.

Crie antecipação

Black Friday, Cyber ​​Monday e toda a temporada de campanhas de fim de ano são projetadas para gerar um aumento nas vendas usando gatilhos como urgência e escassez.

Por isso, crie suspense e antecipação para este período. Você pode elaborar isso criando um teaser, uma hashtag exclusiva ou fazendo uma campanha de pré-venda.

O importante é explorar um conteúdo que desperte a curiosidade, mas sem entregar tudo ainda. Afinal, as pessoas precisam entender que o principal e mais atrativo, ainda está por vir.

Comece a anunciar antes

Os anunciantes estão veiculando anúncios para Black Friday cada vez mais cedo. E isso tem uma explicação.

Com os anúncios antecipados, eles têm tempo para testar e aprender, descobrindo quais criativos e mídias funcionam melhor. Assim, podem otimizar ao máximo os gastos durante o período principal de vendas.

Uma das mídias que melhor tem performado nesses testes, é a mídia digital out of home, também conhecida como DOOH. 

DOOH consiste em telas digitais sempre localizadas fora de casa: nas ruas, nos elevadores, recepções, bares, restaurantes, mercados, e muitos outros tipos de estabelecimentos.

Antes acessada apenas por grandes empresas, a adMooH criou uma plataforma que hoje abre as portas deste segmento para todos os tipos de anunciantes para que todos possam aproveitar as vantagens que só estas telas conseguem oferecer.

Plataformas de mídia programática para DOOH, como também é o caso da adMooH, facilitam ainda mais o processo de anunciar nessas telas digitais. 

Neste mesmo ecossistema da principal forma de anúncios na web, que já é do costume da grande maioria dos anunciantes, você pode anunciar nas telas conectadas à plataforma.

Que tal potencializar os resultados das suas campanhas na Black Friday? Clique no link e conheça a adMooH: https://site.admooh.com/admooh-anunciantes/

Recompense clientes fiéis 

Os clientes que compram de você há muito tempo merecem um tratamento especial.

Se você oferecer uma recompensa aos seus clientes fiéis durante esse pico sazonal, eles terão mais motivos para comprar novamente com você em qualquer outra época do ano.

Forneça cupons de descontos exclusivos, crie ofertas antecipadas, ofereça frete grátis ou bonifique os mesmos com mais vantagens em seu programa de fidelidade.

Garanta uma boa experiência de compra

Parece simples, mas muitas empresas pecam nesse quesito e focam seus esforços somente em oferecer descontos.

É primordial certificar-se de que seu site esteja funcionando corretamente, que o processo de checkout seja fácil e intuitivo e que, claro, você tenha estoque suficiente para atender a demanda.

O mesmo vale para sua loja física. De nada adiantar atrair o público para o seu estabelecimento, sem garantir que sejam atendidos por uma equipe bem treinada que finalize as vendas com sucesso.

Aqui vale destacar também que como a demanda por pedidos é muito alta e os descontos são agressivos, os consumidores tendem a aceitar que a entrega demore um pouco mais.

Mas atenção: Não abuse nos prazos e procure criar uma logística eficiente para entrega dos pedidos.

Conclusão

A Black Friday está entre os eventos mais importantes no calendário de qualquer empresa. É a porta de entrada para a temporada de compras de fim de ano e pode ser um dia fenomenal para os resultados do seu negócio.

Por isso, não deixe para planejar tudo de último de hora.

Colocando as dicas que passamos em prática, certamente você conseguirá desenvolver um bom planejamento para que tudo saia como o esperado.

Boas vendas e uma ótima Black Friday!

Comentários