Janeiro branco nas empresas: atenção para a saúde mental

Janeiro branco nas empresas: atenção para a saúde mental

Já virou uma tradição no Brasil, relacionar meses e cores com algum tipo de causa ligada à saúde. 

Algumas já são amplamente conhecidas pela população, como o outubro rosa, que visa a prevenção do câncer de mama, e o novembro azul, que visa a prevenção do câncer de próstata.

Mas você já ouviu falar no janeiro branco? Sabe da importância de trabalhar essa campanha, especialmente no ambiente corporativo?

Se a resposta foi não, este artigo vai te ajudar.

Vamos te explicar o que é esse movimento e como explorar ele da melhor maneira na sua empresa. Boa leitura!

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

O que é o janeiro branco?

O mês de janeiro pode ser encarado por muitos como uma página em branco para escrever uma nova história de vida, no novo ano que está começando.

Pensando nisso, esse mês foi escolhido para conscientizar sobre o cuidado com a saúde mental.

A campanha ganhou vida em janeiro de 2014, quando profissionais de saúde da área de psicologia de Uberlândia, Minas Gerais, foram às ruas, instituições e veículos de mídia da cidade para conversar com a população sobre saúde mental, saúde emocional, o sentido da vida, a qualidade de vida e a harmonia nas relações humanas.

Devido ao sucesso e sua grande importância, o movimento janeiro branco não parou de crescer, e se espalhou pela maioria das cidades brasileiras, em especial por conta da ajuda da internet, que potencializou a mensagem.

Compreender a saúde mental no Brasil ainda é um grande desafio, visto que os dados sobre a frequência e o impacto das doenças psíquicas na população são muito escassos.

A única certeza que temos, é que as doenças mentais são uma realidade e precisam da nossa atenção, seja no contexto público ou privado.

A saúde mental no trabalho

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais da metade da população mundial está atualmente trabalhando e 15% dos adultos em idade produtiva vivem com um transtorno mental.

Sem apoio efetivo, os transtornos mentais e outras condições de saúde mental podem afetar a confiança e a identidade de uma pessoa no trabalho, a capacidade de trabalhar produtivamente, as ausências e a facilidade de manter ou conseguir trabalho.

Só a depressão e a ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão a cada ano, principalmente devido à redução da produtividade.

Com isso, fica cada vez mais claro que os empregadores podem e devem explorar maneiras de criar ambientes de trabalho mais saudáveis ​​para os funcionários, e a participação no janeiro branco se torna uma boa oportunidade para isso.

Além disso, devem encontrar maneiras de ajudar os trabalhadores que lutam com desafios de saúde mental e bem-estar. 

Ações para empresas no janeiro branco

Para muitos de nós, o trabalho é uma parte significativa de nossas vidas.

É onde passamos grande parte do nosso tempo, onde obtemos nossa renda e, muitas vezes, onde fazemos amigos. Então, ter um ambiente de trabalho saudável e gratificante, é essencial para a nossa saúde e bem-estar.

Mas como as empresas podem proporcionar essa melhoria no ambiente corporativo? Quais ações podem ser realizadas com foco na saúde mental dos colaboradores?

Confira abaixo algumas ações que listamos, não só para o janeiro branco, mas que podem ser executadas durante todo o ano.

Estimule a conversa

A saúde mental sempre esteve cercada de preconceitos. Uma prova disso é que mais de 40% dos homens lutam para conversar com outras pessoas sobre sua saúde mental.

Para lidar com a estigmatização e o desconforto, facilite oportunidades para conversas entre funcionários e gestores.

Isso pode assumir a forma de bate-papos virtuais ou presenciais, ou talvez algo mais estruturado.

Por exemplo, você pode planejar uma conversa sobre um tema específico, como a ansiedade. Seus funcionários lutam contra a ansiedade? Que medidas eles tomam para combatê-la?

Promova o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Especialmente quando a casa funciona como escritório, os funcionários podem ter mais dificuldade em desligar.

Por isso, é fundamental estimular que os colaboradores desliguem após o horário do expediente e que também façam pequenas pausas durante o trabalho.

Algumas empresas estão indo um passo além – impossibilitando que os funcionários enviem e-mails ou que acessem os sistemas fora do expediente.

A regra é clara, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal precisa existir, com isso um não pode ocupar o espaço do outro.

Seja durante o janeiro branco ou não, conciliar a vida pessoal e a profissional é de suma importância.

Torne os serviços de saúde mental mais acessíveis

Fornecer um programa de assistência aos funcionários permite que sua equipe procure ajuda profissional.

Afinal, nenhum problema de saúde mental se resolve da noite para o dia. Por isso, ofereça assistência estrutural e financeira, para consultas com terapeutas, psicólogos, psiquiatras e outros profissionais médicos e de saúde mental.

Outra ideia é adicionar um psicólogo organizacional à sua equipe, para fornecer o suporte necessário aos colaboradores.

Esse profissional também pode realizar palestras e workshops, navegando entre os temas relacionados à saúde mental e o bem-estar, é uma boa oportunidade aproveitar o janeiro branco para abordar os diversos temas que circulam o tópico da saúde mental.

Use a comunicação interna a seu favor no janeiro branco

A comunicação interna tem um grande impacto no bem-estar dos funcionários, por isso, é fundamental elaborar uma série de ações para aproximar o tema dos mesmos.

Uma ideia é criar conteúdos rápidos e de fácil entendimento, que falem sobre temas como depressão, ansiedade e estresse.

Essas comunicações podem explicar, por exemplo, algumas técnicas para reduzir os níveis de estresse no dia a dia, ou quais práticas podem ser adotadas para se desligar com mais facilidade do trabalho. 

A boa notícia é que essa comunicação com os funcionários pode ser feita de forma simples e rápida, com o uso de um Mural Digital.

Através de telas digitais espalhadas por pontos estratégicos da empresa, e do uso de um software de Mural Digital, é possível gerenciar tudo com facilidade.

Comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica. Conheça o software de Mural Digital da adMooH Corp: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Conclusão

Defender a saúde mental e manter a conversa consistente dentro de sua empresa é um grande passo para garantir que sua organização forneça o melhor suporte aos seus funcionários, e o janeiro branco nos ajuda a relembrar isso. 

Sua organização pode já apoiar a saúde mental, mas sempre há alguma coisa a mais que pode ser feita, visando o bem-estar e a qualidade de vida de todos. 

Lembre-se: Qualquer que seja o próximo passo do seu negócio, mantenha a saúde de seus funcionários no centro das suas decisões.

Até a próxima!

Comentários