Jornal interno corporativo: como elaborar um para sua empresa

Jornal interno corporativo: como elaborar um para sua empresa

O avanço da tecnologia tem feito com que as ferramentas de comunicação ganhem mais espaço nas empresas. Uma delas é o jornal interno corporativo, antes produzido em papel, e que agora ganhou sua nova versão digital.

Além de melhorar a comunicação, produzir esse informativo no seu negócio pode trazer outros diversos benefícios. Por isso, vamos explicar no artigo de hoje como elaborar um jornal interno para sua empresa. Acompanhe e aprenda na prática!

O que é um jornal interno corporativo?

Todos sabemos que a comunicação interna tem o poder de elevar o sentimento de pertencimento entre os colaboradores, e é considerada uma importante aliada para mantê-los motivados e engajados na busca por resultados ainda melhores para a empresa.

Dados de uma pesquisa da Right Management, que ouviu 30 mil pessoas de 15 países, sendo 10 mil delas brasileiras, apontam que os profissionais motivados são até 50% mais produtivos. 

Dentre as várias ferramentas utilizadas para gerar esse efeito positivo, temos o jornal interno corporativo, que em resumo, é composto por notícias, matérias especiais, informações, registros de eventos e fatos importantes relacionados à empresa.

Podemos dizer, inclusive, que a sua estrutura é muito similar a de um jornal de notícias tradicional, como aqueles que encontramos em bancas ou pela internet, com diversas editorias, temas e ilustrações.

Esse tipo de material, não é limitado pela necessidade de cobrir notícias e informações operacionais do dia a dia, mas, em vez disso, têm a liberdade de olhar nos bastidores e abordar outros temas relacionados ao negócio e de interesse dos funcionários.

Por que adotar essa ferramenta?

Entre os benefícios de implementar um jornal interno corporativo na estratégia de comunicação da sua empresa, podemos listar alguns principais:

– Redução de ruídos na comunicação

Não é de hoje que as fofocas e boatos são prejudiciais para qualquer corporação. 

Por conta disso, ter um canal de comunicação direta com os colaboradores é fundamental para esclarecer e antecipar fatos, a fim de evitar especulações e ruídos desnecessários na empresa.

– Valorização dos profissionais

Todo colaborador gosta de se sentir valorizado, e através do jornal interno, além de destacar grandes feitos, você pode convidar alguns colaboradores para escrever uma coluna ou matéria especial, sobre um tema de preferência. Isso dá voz e reforça a confiança no profissionalismo dos mesmos.

– Acessibilidade e alcance

Por ser um canal de comunicação acessível ao olhar de todos os funcionários, sem a necessidade de acessar e-mails, uma página específica ou intranet, o consumo e o alcance do conteúdo são muito maiores. Isso reforça o poder de impactação dessa ferramenta.

– Excelente custo-benefício

O jornal interno, especialmente em sua versão digital, que citamos logo no início do artigo, tem um baixo custo de implementação.

Isso acontece pois ele não necessita da impressão de material, nem da distribuição manual por colaboradores. Basta apenas o investimento nas telas e no software para gerenciamento.

Como elaborar o seu jornal interno corporativo?

Depois de analisar todas as vantagens de ter um jornal interno na sua empresa, chegou a hora de entender como tirar esse projeto do papel. 

Nesse ponto, é muito comum que os gestores desistam da ideia, por falta de conhecimento.

Por isso, vamos explicar de maneira simples as etapas!

1) Desenvolvimento de ideias

Para que o jornal seja realmente atrativo, é preciso ter ideias criativas, pensar em temas diferentes e abordar assuntos que os funcionários tenham interesse em consumir, afinal eles são o público-alvo.

Tudo precisa ser pensado. Nome, layout, capas personalizadas para cada edição, quadros especiais e manchetes que instiguem a vontade de consumir o conteúdo são alguns dos pontos para ficar atento.

2) Envolvimento da equipe 

É essencial que toda equipe esteja envolvida na concepção do jornal interno.

Uma das melhores formas de fazer isso é através da realização de pesquisas e da disponibilização de um canal para o envio de sugestões, como é o caso de um e-mail criado com essa finalidade.

Dessa forma, qualquer colaborador sabe que sua opinião é importante e que pode enviar continuamente temas que acredita ser interessante.

3) Planejamento do conteúdo do jornal interno corporativo

Um jornal precisa ter editorias diversas e não focar apenas em comunicados da empresa e ser considerado muito monótono.

São diversos os assuntos que você pode abordar. Entre eles, listamos:

  • Conteúdos de cultura organizacional
  • Campanhas de conscientização
  • Divulgação de eventos
  • Entrevistas com gestores da empresa
  • Entrevistas com especialistas convidados
  • Dicas de saúde e qualidade de vida
  • Destaque do mês
  • Aniversariantes
  • Datas comemorativas
  • Indicações de livros, filmes e séries
  • Chamada para outros canais de comunicação

Tendo essa linha editorial em mente, o planejamento do conteúdo fica muito mais simples. Basta selecionar os temas que serão abordados em cada edição.

4) Definição da periodicidade

É preciso definir uma frequência de produção e publicação para fidelizar os colaboradores e transformar a leitura do seu jornal interno em um hábito. 

Isso cria uma sensação boa e desejada de expectativa para a próxima edição!

É recomendado então determinar uma periodicidade, que pode ser quinzenal, mensal, trimestral ou até mesmo semestral. Tudo depende da capacidade de produção da equipe que ficará responsável por essa tarefa.

Uso da tecnologia no jornal interno corporativo

Conforme destacado anteriormente, o velho jornal interno distribuído em papel, foi deixado de lado com o avanço da tecnologia e deu lugar para uma versão digital que vem sendo utilizada por grandes corporações. 

É o que chamamos de jornal interno corporativo digital!

Basicamente, o conteúdo produzido agora é exibido em telas digitais que estão estrategicamente espalhadas em todos os setores da empresa.

Através de um software de Mural Digital, é possível fazer o gerenciamento dos conteúdos exibidos, que podem ser trocados com apenas alguns cliques, o que facilita muito o processo de publicação e até mesmo a alteração de informações incorretas.

Além disso, a exibição nas telas digitais é muito mais atrativa e dinâmica, o que chama atenção dos colaboradores para a leitura e aumenta a impactação.

Agora que você já sabe como criar e implementar o seu jornal interno corporativo, é hora de arregaçar as mangas, colocar em prática e desfrutar de todos os benefícios dessa ferramenta incrível.

Até a próxima!

Comentários