Como o marketing de conteúdo chama atenção e estimula as vendas

Como o marketing de conteúdo chama atenção e estimula as vendas

É inegável que a atenção é um ingrediente necessário para um planejamento de marketing eficaz.

Atualmente, todos os profissionais dessa área estão direcionando seus esforços para construir estratégias que possam impactar os clientes. Mas antes que isso realmente aconteça, eles precisam primeiro prestar atenção na mensagem que as marcas querem passar.

Por isso, o marketing de conteúdo tem se destacado como uma ferramenta altamente efetiva, e hoje, vamos explicar como esse recurso é utilizado para chamar atenção e aumentar as vendas. Acompanhe!

A batalha pela atenção do cliente

Estamos todos conectados e o volume de informações que consumimos, tem aumentado de maneira exponencial.

Para se ter uma noção, um estudo feito nos EUA, mostra que as pessoas passam quase 12 horas por dia consumindo informações – e leem ou ouvem mais de 100 mil palavras. O equivalente a uma bíblia por semana.

Com tamanha sobrecarga, capturar e compreender a atenção do cliente se tornou uma verdadeira batalha para as empresas e veículos de mídia, que têm buscado analisar as preferências do consumidor para se destacar.

Nesse sentido, encontrar formas criativas e menos invasivas de falar com o público, se tornou uma premissa no mercado, que tem adotado o marketing de conteúdo para atingir esse objetivo.

Mas afinal, o que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma forma de envolver seu público e aumentar o número de clientes, com base na criação e exibição de conteúdos relevantes e valiosos.

Em outras palavras, isso quer dizer que o foco mudou!

Ao invés de simplesmente falar sobre um produto ou serviço, as marcas e veículos, têm apostado em conteúdos ricos como vídeos informativos e de entretenimento, artigos de blog, podcasts, e-books, postagens nas redes sociais e outros formatos, para ganhar mais visibilidade.

O marketing de conteúdo é uma tática prática que comprovadamente funciona. Além disso, oferece uma vantagem competitiva, já que boa parte das organizações não estão atentas a essa mudança de comportamento do público e ainda sofrem para conseguir se adaptar.

O marketing de conteúdo no digital out of home (DOOH)

Engana-se quem pensa que conteúdos relevantes podem ser distribuídos somente nas redes sociais ou no site / blog de uma empresa, por exemplo.

Essa estratégia também tem sido amplamente utilizada na mídia digital out of home (DOOH), que é composta por telas digitais, estrategicamente posicionadas em estabelecimentos comerciais e vias públicas.

No caso das marcas, grande parte delas tem modificado a linguagem de seus anúncios, trocando a divulgação direta de seus produtos ou serviços, por conteúdos que apresentem informações úteis, como dados e curiosidades, para chamar a atenção em apenas alguns segundos. 

Com isso, além de impactar com maior efetividade, gera-se também a curiosidade no público, que passa a executar ações, como uma visita no site ou e-commerce, para saber mais sobre o que foi divulgado.

Já no caso dos veículos de mídia DOOH, o conteúdo vem sendo utilizado como uma forma de atrair olhares para a tela.

Isso acontece porque quando os veículos exibem conteúdos informativos e de entretenimento, conseguem aumentar também a relevância da tela, já que o espectador entende que não ficará consumindo somente propagandas.

O adMooH Signage 2ª Geração, software de gestão de mídia da adMooH Corp, oferece inclusive, diversos conteúdos exclusivos e prontos para uso, alimentados diretamente pelos maiores portais do país, como UOL, G1 e Tecmundo.

Além disso, possibilita uma liberdade maior para transmitir o que o veículo quiser, por contar com APPs dinâmicos, onde é possível incluir qualquer conteúdo da internet na grade de exibição, sem a necessidade de inserir códigos.

Como resultado, essa atenção maior gerada pelo marketing de conteúdo, também faz com que exista um aumento nos índices de:

  • Geração de leads
  • Conversões em vendas diretas
  • Aquisição de novos clientes
  • Credibilidade e reconhecimento de marca
  • Envolvimento com o público

Conclusão

Independentemente da estratégia de marketing que você segue atualmente, lembre-se de que o objetivo principal do seu conteúdo é inspirar os clientes existentes e o público em potencial.

Vale se atentar também para a importância de mensurar tudo o que você faz, para ter a certeza de que seu trabalho não está sendo em vão e que os objetivos estipulados, estão sendo atingidos.

Agora que você já entendeu como o marketing de conteúdo é benéfico para marcas e veículos, é hora de utilizá-lo na sua estratégia, para obter bons resultados.

Até a próxima!

Comentários