Marketing educacional para instituições de ensino: como se tornar relevante para captar mais alunos?

Marketing educacional para instituições de ensino: como se tornar relevante para captar mais alunos?

Creches, escolas, colégios e outras instituições de ensino: a essa altura, todos sabem que o marketing educacional pode ser transformador. 

O atual cenário do setor educacional, principalmente particular, se tornou ainda mais competitivo e, hoje, as instituições enfrentam o desafio de atrair e conquistar um número cada vez maior de alunos.

Estamos falando de um mercado responsável por marcar a vida de milhões de brasileiros – dos alunos de uma forma, e dos pais, de outra.

Logo, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o digital e o marketing educacional se tornaram ferramentas poderosas para se destacar. Juntos, eles ajudam na captação de alunos, na criação do vínculo entre a instituição, seus alunos e responsáveis e ainda causam impactos que vão além da instituição e se espalham pela região.

Neste artigo especial do Blog da adMooH, vamos falar sobre recursos do marketing digital que podem ser aplicados em estratégias de marketing educacional de instituições de ensino, bem como a importância do geomarketing e da mídia digital out of home (DOOH) nesse contexto.

Esteja presente na rotina dos moradores de sua região ou na jornada de milhões de brasileiros anunciando na mais completa plataforma de mídia digital fora de casa do Brasil!

O que é o marketing educacional?

Antes de falarmos sobre as estratégias, é importante entender primeiro o que é o marketing educacional.

Em resumo, o marketing educacional é formado pela aplicação de técnicas e estratégias de marketing no setor educacional, com o objetivo de promover as instituições de ensino, para atrair e conquistar mais alunos.

Diferentemente do marketing tradicional, ele precisa levar em consideração as particularidades do público-alvo, como pais, alunos e responsáveis.

Além disso, precisa enfatizar os benefícios e diferenciais das escolas e universidades, como qualidade de ensino, infraestrutura, corpo docente qualificado, programas extracurriculares, entre outros.

Para se ter uma ideia da importância desse mercado, segundo o Diário do Comércio, só nos três primeiros meses de 2022, foi registrado um crescimento na base de alunos de 42,6%, representando um incremento de mais de um milhão de novas matrículas nos principais grupos educacionais.

Benefícios do marketing para as instituições de ensino

Investir no marketing educacional traz uma série de benefícios para as instituições de ensino.

Primeiramente, o marketing educacional auxilia na construção e fortalecimento da imagem da instituição, permitindo que ela se destaque em um mercado altamente competitivo.

Além disso, possibilita que a instituição se comunique de forma mais eficiente com o seu público-alvo, estabelecendo um relacionamento sólido e duradouro.

Por meio das estratégias, é possível segmentar o público, direcionar mensagens personalizadas e acompanhar os resultados de forma mais precisa.

3 recursos do marketing digital para captar mais alunos

Quando falamos de marketing digital, muitos recursos podem ser utilizados pelas instituições de ensino para captar mais alunos e ter uma estratégia eficaz de marketing educacional. Entre eles listamos: 

Redes sociais

As redes sociais desempenham um papel fundamental nesse contexto.

Elas oferecem uma plataforma eficaz para promover a instituição, compartilhar conteúdo relevante, interagir com o público e criar uma comunidade engajada.

Ao utilizar as redes sociais, as escolas e universidades podem compartilhar informações sobre eventos, programas acadêmicos, conquistas dos alunos, depoimentos, entre outros.

É importante utilizar estratégias de marketing de conteúdo para fornecer informações úteis e relevantes para o público, gerando engajamento e despertando o interesse de potenciais alunos.

Site

O site é o cartão de visitas digital de qualquer instituição de ensino.

Ele deve ser visualmente atrativo, fácil de navegar e conter informações completas e atualizadas sobre a instituição, como cursos oferecidos, corpo docente, infraestrutura, entre outros aspectos relevantes.

Além disso, é fundamental que o site seja responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets.

Com o crescente uso desses dispositivos móveis, é essencial que o site esteja otimizado para proporcionar uma experiência de navegação agradável aos usuários.

Blog

A criação de um blog pode ser uma estratégia eficiente para compartilhar conteúdo educativo e atrair potenciais alunos.

Por meio do blog, a instituição de ensino pode publicar artigos, dicas, tutoriais e vários outros conteúdos relevantes para o público-alvo.

Um blog bem estruturado e com conteúdo de qualidade ajuda também a posicionar a instituição como autoridade no segmento educacional, além de gerar tráfego orgânico para o site.

É importante investir na otimização para mecanismos de busca (SEO) para garantir que o blog seja encontrado.

Geomarketing e a mídia digital out of home (DOOH)

Além das estratégias mais tradicionais, o geomarketing e a mídia digital out of home (DOOH), se destacam como recursos poderosos para captar mais alunos.

O geomarketing é uma abordagem que utiliza informações geográficas para segmentar o público-alvo e direcionar ações de marketing de forma mais precisa.

No caso das instituições de ensino, é possível utilizar esse recurso para identificar regiões com maior potencial de captação de alunos e direcionar os anúncios para essas áreas. Ou seja, é essencial para estar presente no dia a dia dos alunos, pais e responsáveis da sua região e mostrar que sua instituição está disponível e “logo ali”. 

A mídia DOOH, por sua vez, se refere às telas digitais presentes em estabelecimentos, dos menores aos maiores, e vias públicas com grande fluxo de pessoas.

Essas telas representam uma oportunidade única para as escolas e universidades exibirem anúncios atrativos e impactantes, atingindo diretamente as pessoas enquanto estão realizando atividades diárias.

Isso significa que você pode anunciar na padaria que os pais vão buscar pão toda manhã, no shopping onde os alunos vão ao cinema, no salão de beleza que as mães e avós frequentam, e muito mais.

A plataforma adMooH, inclusive, oferece uma solução completa para anunciantes de todos os tamanhos e setores, e é óbvio que isso inclui o educacional.

Por meio da adMooH, é possível realizar anúncios geolocalizados em milhares de telas digitais espalhadas por todo o Brasil, e isso inclui todos os exemplos listados acima.

Nossa plataforma permite selecionar apenas as telas e estabelecimentos da região de interesse, garantindo uma segmentação eficiente e a otimização dos investimentos em publicidade.

Clique aqui e veja como é fácil anunciar em DOOH com a adMooH: https://site.admooh.com/admooh-anunciantes/

3 dicas para produzir anúncios mais atrativos para as instituições de ensino

Abaixo listamos algumas dicas que irão te ajudar a ser mais assertivo com os anúncios em sua escola ou universidade.

Conheça o público-alvo

Antes de criar um anúncio, é fundamental entender as características e necessidades do público-alvo.

Realize pesquisas, colete dados e identifique os principais pontos de interesse e preocupações dos potenciais alunos.

Essas informações são valiosas para criar anúncios personalizados e relevantes.

Utilize elementos visuais

Os anúncios devem chamar a atenção e despertar o interesse do público.

Utilize cores vibrantes, imagens de qualidade e elementos visuais que possam transmitir a essência da instituição de ensino.

Lembre-se de que o tempo de exposição dos anúncios em telas DOOH é limitado, portanto, é importante transmitir sua mensagem de forma clara e rápida.

Inclua uma chamada para ação (CTA)

Não se esqueça de incluir um CTA (Call To Action) em seus anúncios, convidando os potenciais alunos a realizarem uma ação específica, como visitar o site, entrar em contato ou agendar uma visita.

O CTA deve ser claro, objetivo e de fácil entendimento, incentivando o público a se engajar.

Conclusão

Com certeza ficou ainda mais claro para você, a importância de uma boa estratégia de marketing educacional, e que o marketing digital desempenha um papel fundamental na captação de alunos para as instituições de ensino.

Ao colocar em prática as estratégias listadas neste artigo, é possível aumentar sua visibilidade, alcançar um público mais amplo e conquistar potenciais alunos.

E você, como tem explorado o marketing na sua instituição? Conte aqui nos comentários e compartilhe suas experiências.

Até a próxima!

Comentários