Como fazer seu mídia kit trabalhar para você

Como fazer seu mídia kit trabalhar para você

Item praticamente obrigatório para quem quer fazer dinheiro com anúncios, o mídia kit se tornou uma ferramenta extremamente popular. 

Afinal, quantos anúncios chegam até você todos os dias? São inúmeros, e eles estão por toda parte. Vamos lembrar que até mesmo os publiposts dos influenciadores são anúncios, né?

Imagine que cada anúncio destes pode ter seu próprio preço, regra específica para veiculação, preço promocional, etc. Como o anunciante ficará ciente de tudo isso para criar sua estratégia?

É aí que mora a importância de ter um bom mídia kit quando se quer vender mais anúncios.

E, neste artigo, você vai descobrir o que é um mídia kit e como fazer com que ele trabalhe para você. As dicas se encaixam mais para veículos DOOH, mas não precisa ir embora se seu meio for outro. São dicas que todos os mídia kits aceitam!

Se você quer aprender como vender mais anúncios, fique com a gente!

Conecte suas telas DOOH à Mídia Programática e fature mais com anúncios na plataforma da adMooH!

O que exatamente é um Mídia Kit?

O mídia kit é um documento onde um influenciador, veículo de mídia ou qualquer empresa que queira faturar com anúncios apresenta suas informações mais relevantes para quem gostaria de anunciar.

Amplamente utilizado na publicidade moderna praticamente desde que ela existe, o mídia kit se popularizou ainda mais com a multiplicação nunca antes vista de espaços para anunciar.

Se antes víamos anúncios apenas na TV, jornais e outdoors, hoje somos impactados nas plataformas de streaming, versões gratuitas de aplicativos, telas DOOH, e até mesmo no feed das nossas redes sociais.

O que não pode faltar no mídia kit de um veículo DOOH?

Se você quer faturar mais com anúncios, existem algumas informações que não podem ficar de fora do seu mídia kit. Confira a seguir!

Dados Essenciais

Pense o seguinte: quanto mais essencial para o anunciante atingir seu objetivo de campanha, mais importante é para o veículo também. 

Por isso, é importantíssimo que você apresente informações que deixem claro como anunciar com seu veículo o aproximará do objetivo de campanha que ele tem.

Então, não esqueça de informar o volume de impacto do seu veículo, a praça que ele atende (localização/perímetro) e a penetração.

Para estes três itens, se pergunte: Quantas pessoas eu atinjo atualmente? Qual é a região que eu atendo? E qual é o meu impacto dentro da população desta região?

Especificações técnicas

No fluxo de trabalho de uma campanha, existem muitos profissionais envolvidos. 

Desde a gestão de marketing, que define a estratégia, até a agência de criação, que fecha o arquivo final da peça publicitária que irá para veiculação, tudo deve estar extremamente claro.

Por isso, não há espaço para dúvidas quando se fala das especificações técnicas do seu veículo em seu mídia kit.

Deixe bastante claro no documento a resolução e formatos de arquivo suportados – tudo aquilo que é necessário para produzir um arquivo que funcione perfeitamente em suas telas.

Especialmente no DOOH, este assunto tem uma importância enorme. Afinal, um arquivo em formato ou resolução errada acaba comprometendo, na última etapa, o fruto de um trabalho enorme, que passou por várias equipes. E, é claro, isso resulta em um anunciante infeliz com a entrega – não é isso que queremos, certo?

Elementos visuais

Clareza é uma aliada sempre quando negócios estão envolvidos, e anunciar não é exceção.

Nesta hora, elementos visuais como infográficos, exemplificações e fotografias serão seus aliados.

Fica muito mais fácil entender e muito menos cansativo de ler quando o seu mídia kit informa o que deve através de um bom gráfico. 

Se você possui vários formatos de entrega, como telas de diferentes resoluções ou dispostas de maneiras diferentes, é super importante que você disponibilize pelo menos uma foto de cada estilo.

Faça um mídia kit digno do seu veículo DOOH

Vamos ser francos: um bom mídia kit não é nada senão uma boa apresentação ou proposta de negócio. Isso significa que algumas dicas de outros tipos de apresentação institucional se aplicam aqui também. 

Vamos fazer um mídia kit para chamar de seu!

Storytelling

No mercado de mídia, se fala a língua dos dados. Falamos a todo momento de números, cálculos, métricas, e o DOOH não escapa desse fato. 

Mas, no mídia kit, envolvemos muito mais. É claro que dados crus são essenciais, mas estamos falando de uma ferramenta que precisa apresentar, vender e tornar seu veículo relevante para o anunciante.

Então, reflita: como os seus dados poderiam “contar uma história”? Qual seria a melhor forma de apresentá-los para que o anunciante se interesse genuinamente até o final?

Aproveite que hoje temos bons cursos disponíveis na internet e tenha o storytelling como uma de suas ferramentas de persuasão!

Apresente seu diferencial

Nenhum veículo é exatamente igual ao outro. Cada um tem sua essência, cada um possui sua especificidade.

Para definir o que é seu diferencial, vale a pena se perguntar:

  • Qual é o valor agregado que meu veículo oferece para o anunciante?
  • Qual ocasião de impacto minha tela se encaixa?
  • Por que o consumidor olha para minha tela?

E não para por aí: os diferenciais não precisam existir apenas em relação ao seu público, mas também à forma que as coisas acontecem nos bastidores.

Se você estiver conectado à mídia programática, por exemplo, existem uma série de benefícios e facilidades que com certeza ajudam muito o anunciante e te colocam na vanguarda do DOOH.

Dê a sua cara para o seu mídia kit

Quanto mais o mídia kit carregar da sua empresa, melhor. 

Por isso, investir num visual que fortaleça sua identidade (e, é claro, deixe seu mídia kit super atraente) nunca é uma má ideia.

Deixe a criatividade fluir! Mas não esqueça da clareza, combinado?

Formatos para entrega do seu mídia kit, vantagens e desvantagens:

Até aqui, vimos tudo o que seu mídia kit precisa para triunfar. Mas, e agora? Qual é a melhor forma de entregar seu mídia kit aos interessados? E mais, existe uma certa?

A resposta curta é: não! 

Mas existem algumas características que precisam ser entendidas para seu mídia kit ficar sensacional.

Arquivo fechado

O mais comum é que o mídia kit seja entregue em um arquivo fechado, seja ele um PDF, Powerpoint, entre vários outros formatos.

Uma de suas vantagens é que este modelo pode suportar imagens maiores e mais definidas, além de estarmos mais habituados a produzir e consumir este tipo de conteúdo.

Mas, hoje em dia, e principalmente com o dinamismo atual da publicidade, temos que tomar cuidado. Por ser um arquivo fechado, ele pode ser engessado e se desatualizar em pouco tempo.

Online

E para comparar, existe a entrega online. Esta forma é muito mais moderna e adequada à velocidade atual das informações, podendo até se sincronizar com um inventário conectado (olha só o inventário conectado da adMooH!).

Mas a principal vantagem é que este formato é facilmente atualizável, e você não precisa lidar com a bagunça de vários links e versões do seu mídia kit (como provavelmente terá que fazer em um arquivo fechado).

Além disso, ele é muito mais flexível, podendo contar com filtros e critérios de segmentação personalizados!

No entanto, por ser acessado pela internet, não poderá ser algo muito pesado. E não podemos esquecer que principalmente o mídia kit online deverá ficar bacana no computador e no celular, hein!?

Complemente!

Antes de qualquer coisa: É preciso ter cuidado com o excesso de informações. Lembre-se que este pode ser o primeiro contato do anunciante com seu veículo e, às vezes, uma chamada pode resolver muito bem!

Mas algumas coisas podem fazer seu mídia kit trabalhar para você muito melhor. Confira!

Cases

Existem poucas coisas que o mercado publicitário gosta mais do que um bom case. Se você já tem um bom histórico e informações sobre casos de sucesso do seu veículo, esta é uma ótima hora para apresentá-los!

E se ainda não houver, fique tranquilo. Siga nossas dicas e você dará um passo para o caminho certo.

Conecte suas telas DOOH à Mídia Programática e fature mais com anúncios na plataforma da adMooH!

Curiosidades

Mostre que você não é um veículo como qualquer outro, e mais, aproveite a oportunidade de mostrar que você conhece o público das suas telas como nenhum outro também!

Apresente curiosidades sobre sua região e sobre seu público, por exemplo. Isso, além de mostrar que você sabe com quem está falando, alimentar o anunciante com mais informações, que podem dar mais ideias para uma campanha!

Conclusão

Ufa! Parece bastante coisa, mas fazer um bom mídia kit no DOOH é uma tarefa importantíssima para o sucesso do seu veículo. 

E, se você chegou até aqui, está sabendo dos principais pontos para criar o seu!

Vimos que existem vários pontos essenciais para um mídia kit de sucesso e que, cada vez mais, temos formas mais fáceis e conectadas de lidar com esta ferramenta.

Se você gostaria de mais dicas deste tipo, explore nosso blog! E se você quer modernizar seu veículo DOOH com a possibilidade de um mídia kit conectado, conecte suas telas à mídia programática na adMooH!

Com isso, nos despedimos e desejamos a você todo o sucesso!

Abraços!

Comentários