Ações de reconhecimento profissional para valorizar o colaborador

Ações de reconhecimento profissional para valorizar o colaborador

É inegável que o reconhecimento profissional é um ingrediente chave para o sucesso de qualquer empresa. 

Afinal, quem não gosta de ter seu trabalho valorizado? E também se sentir acolhido no aspecto pessoal? 

Hoje, com o aumento da competição por talentos no mercado, o modo como as organizações mostram que valorizam seus colaboradores tornou-se mais importante do que nunca.

É preciso inovar para se destacar e reavaliar constantemente as estratégias, em busca da criação de uma cultura de reconhecimento.

Pensando nisso, preparamos esse artigo especial com dicas para ajudar você a mergulhar no universo do reconhecimento profissional de maneira simples e efetiva. Acompanhe!

A importância do reconhecimento profissional

É claro que um bom programa de reconhecimento profissional resultará em uma maior produtividade, satisfação e retenção. Mas é muito importante entender que esses não devem ser seus objetivos iniciais.

Mais do que metas empresariais, é preciso focar na verdadeira importância do reconhecimento – a humanização e valorização no ambiente de trabalho.

O psicólogo Paul White explica em seu livro, The Vibrant Workplace, que a apreciação autêntica é sobre reconhecer o colaborador como um todo, não apenas focando no resultado do seu trabalho.

Os funcionários não querem ser vistos como números, cujo valor deriva apenas de quanto eles produzem. Em vez disso, a apreciação deve significar reconhecer seus funcionários como pessoas com habilidades, personalidades e talentos únicos.

Resumindo, trata-se de fazer com que eles se sintam genuinamente especiais.

O reconhecimento profissional se refere, então, a todas as maneiras pelas quais uma organização mostra seu apreço pelos colaboradores e suas contribuições.

Os benefícios da cultura de reconhecimento

Aspectos como desempenho, cumprimento de metas, desenvolvimento e satisfação, estão diretamente ligados ao engajamento dos funcionários. E o reconhecimento profissional é um dos principais motores para isso.

São muitos os benefícios dessa cultura nas empresas e listamos alguns para que você conheça:

Funcionários mais felizes

Quando pensamos ou estamos no nosso trabalho, alguns sentimentos vêm à tona. E isso quer dizer que, quando os funcionários se sentem bem e reconhecidos, eles carregam consigo bons sentimentos, que podem ser traduzidos em mais felicidade.

Segundo estudos, funcionários felizes são em média 12% mais produtivos do que seus colegas menos felizes. Impressionante, não é?

E essas boas vibrações que começam na empresa, também se traduzem em uma vida pessoal mais feliz e tranquila. Um benefício completo!

Maior retenção de funcionários

Os funcionários que se sentem valorizados no trabalho ficarão naturalmente mais inclinados a permanecer.

Por outro lado, os que se sentem desvalorizados, estarão mais propensos a ver sua empresa apenas como algo provisório, até que cheguem à “empresa dos sonhos”.

Construir uma cultura de reconhecimento profissional legítima ajudará sua organização a se tornar uma “empresa dos sonhos” para os melhores talentos do mercado.

Maior produtividade

O reconhecimento profissional autêntico aumenta o envolvimento dos colaboradores. Por sua vez, eles serão naturalmente mais produtivos.

Estudos têm mostrado que uma simples expressão de agradecimento por parte de um líder ou gestor leva as pessoas a serem até 50% mais produtivas!

Esses estudos também mostram o aumento do sentimento de autoeficácia das pessoas, ou seja, a percepção de que estão causando um impacto positivo maior no mundo ao seu redor.

Ações de reconhecimento profissional

Existem várias maneiras de reconhecer e mostrar apreço pelos funcionários. Vamos destacar hoje, três tipos de reconhecimentos, com propósitos diferentes. São eles:

Micro reconhecimento

Também conhecido como reconhecimento do dia a dia, o micro reconhecimento é mais frequente e contínuo.

Isso pode incluir o envio de mensagens, e-mails, conteúdos em murais digitais ou qualquer coisa que você possa fazer para reconhecer os funcionários com bastante rapidez e facilidade, incluindo também mensagens ligadas ao aspecto pessoal.

O micro reconhecimento profissional é a maneira perfeita de apoiar os valores organizacionais regularmente e de maneira leve.

Reconhecimento informal

O reconhecimento informal é dado a indivíduos ou equipes pelo progresso em direção aos objetivos estabelecidos, como é o caso de metas e conclusão de projetos.

Isso pode vir na forma de um almoço ou jantar especial, happy hour, uma lembrança espontânea, entre outros.

O reconhecimento informal acontece mais esporadicamente, em determinados marcos.

Reconhecimento formal

O reconhecimento formal é mais estruturado. Geralmente envolve um planejamento e orçamento maior.

É o caso, por exemplo, de cerimônias, eventos especiais, premiações, bonificações, recompensas experienciais como viagens e passeios, entre outros.

Esse tipo de reconhecimento tem um peso maior para os colaboradores e acontece pontualmente, mas isso pode trazer uma grandiosidade ímpar para a ocasião.

Utilizando a tecnologia na valorização

Os departamentos de recursos humanos estão sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a comunicação interna com os funcionários. E, por isso, muitas empresas estão integrando a sinalização digital à sua estratégia de reconhecimento profissional.

Uma das tecnologias mais utilizadas atualmente é o Mural Digital, que basicamente é composto por telas digitais instaladas nos principais pontos das empresas, onde conteúdos especiais podem ser exibidos. Listamos alguns deles:

  • Mensagens de parabenização aos aniversariantes do dia;
  • Exposição ou concurso de desenhos entre os filhos dos colaboradores;
  • Parabenizações por conquistas individuais ou coletivas;
  • Comemoração por tempo de empresa;
  • Mensagens personalizadas em datas como dia dos pais, dia das mães e dia das mulheres;
  • Destaque quando o colaborador se forma ou se especializa em alguma área.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um moderno e prático software de Mural Digital para o gerenciamento completo dos conteúdos nessas telas. Clique aqui e conheça em detalhes: https://site.admooh.com/admooh-corp-produtos/ 

Conclusão

Para finalizar, destacamos que um bom reconhecimento profissional dos funcionários não é tão comum como deveria ser.

Muitas empresas optam por não fazer disso uma prioridade, simplesmente porque não entendem o quanto esse reconhecimento é vital para um local de trabalho saudável e próspero.

Por isso, agora que você aprendeu muito sobre essa cultura, é hora de virar a chave e implantar ela na sua empresa para se destacar e realmente fazer a diferença na vida de seus colaboradores e reter mais e mais talentos.

Até a próxima! 

Comentários