Retomada das atividades presenciais: como receber os colaboradores

Retomada das atividades presenciais: como receber os colaboradores

Com o avanço gradual da vacinação e a diminuição das restrições em decorrência da maior crise sanitária da história recente, muitas empresas estão analisando uma retomada parcial ou total ao trabalho presencial.

Mas para que esse retorno seja seguro para colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, é preciso ter um amplo plano de ação para a retomada das atividades.

Nesse momento, a comunicação torna-se imprescindível para as corporações, que precisam informar e fortalecer a integração na volta ao ambiente de trabalho.

Pensando nisso, preparamos esse artigo especial com dicas para receber os colaboradores na sua empresa. Acompanhe!

Medidas de proteção

Não podemos falar em retomada, sem falar nos cuidados que precisam ser adotados. As empresas que pretendem voltar gradualmente às atividades presenciais, terão de seguir um rígido protocolo sanitário, afinal, o vírus continua em circulação.

Nesse contexto, deve-se adotar algumas medidas recomendadas pelas autoridades de saúde, dentre elas, destacam-se:

  • Aumento na rotina de limpeza dos ambientes e higienização dos equipamentos de trabalho;
  • Disponibilização de totens e pontos com álcool em gel;
  • Uso de máscara e equipamentos de proteção;
  • Aferição da temperatura corporal;
  • Garantia do distanciamento adequado entre os colaboradores;
  • Flexibilização do horário de trabalho e a possibilidade de adotar um modelo híbrido, parcialmente presencial e parcialmente remoto;
  • Priorização de reuniões por videoconferência;
  • Reavaliação de viagens a trabalho e ações com contato externo;
  • Ampla comunicação interna sobre as medidas de proteção e prevenção.

Importante! Vale enfatizar que além das medidas no âmbito federal, estados e municípios também adotam regras e protocolos diferentes e é necessário verificar os mesmos com os órgãos locais, para que sua empresa siga à risca as determinações.

Comunicação antecipada

Antes mesmo do efetivo retorno para o local de trabalho, é necessário orientar os colaboradores com antecedência, sobre como será essa retomada. Para isso, utilize os canais de comunicação já adotados durante o período de trabalho remoto.

É importante que nesse momento, todas as dúvidas sejam esclarecidas, assim, os funcionários se sentirão mais seguros com a volta ao trabalho.

Instrua também sobre os cuidados individuais que devem ser tomados na ida ou volta para casa, explique sobre possíveis escalas e os diferentes horários de entrada e saída, além de antecipar detalhes das modificações que foram feitas para receber a todos com segurança.

Recepção e integração dos colaboradores

Chegou o momento tão aguardado do retorno ao trabalho, e sua empresa deve investir em uma recepção especial, capaz de engajar e transmitir uma mensagem positiva aos colaboradores, mesmo diante de um cenário desafiador como o que vivemos.

Nesse primeiro contato, a empatia precisa ser priorizada. É importante perguntar e entender como cada funcionário está, para alinhar as expectativas, definir metas e traçar novos planos em conjunto.

Além disso, é fundamental que os gestores da empresa deem as boas-vindas, demonstrando seu apoio e preocupação com todos. Isso reforça que a liderança do negócio está atenta a todos os pontos e pronta para agir diante de possíveis problemas.

Quanto a integração das equipes, vale preparar um café especial com os colaboradores (respeitando o distanciamento), realizar dinâmicas e até mesmo decorar o ambiente para deixar o clima mais descontraído.

Essa será a oportunidade para que todos possam se expressar abertamente, compartilhando suas experiências, com o objetivo de reforçar o espírito de equipe.

Campanhas informativas e motivacionais

Informação nunca é demais, por isso, é importante utilizar a comunicação interna para veicular campanhas, destacando as medidas de proteção no ambiente de trabalho e também para atualizar toda equipe sobre possíveis modificações. 

Estruture então materiais com os principais cuidados que devem ser tomados, invista nos boletins informativos e garanta que essas informações estejam facilmente aos olhos dos funcionários.

Nesse ponto, ao invés de utilizar boletins impressos, banners ou quadros com avisos em papel, você pode contar com ferramentas digitais na sua comunicação, como é o caso do Mural Digital.

Essa tecnologia, que conta com telas digitais espalhadas nos principais pontos da empresa, permite que todos os colaboradores sejam impactados pelas campanhas em tempo real, por conta do forte apelo visual.

Através de um software de Mural Digital, é possível fazer o gerenciamento dos conteúdos exibidos, que podem ser trocados com apenas alguns cliques. Mais dinamismo e eficiência para sua comunicação interna.

Ainda falando em campanhas, reforçamos a importância de trabalhar também conteúdos motivacionais, para fortalecer os laços entre os colaboradores.

Você pode enfatizar a missão, visão e valores da sua empresa, destacar o papel de cada funcionário na equipe e apresentar cases inspiradores de superação, não só no ambiente corporativo, mas na sociedade como um todo.

Para finalizar, fica claro que o futuro do trabalho vai exigir novas práticas, em busca de uma maior qualidade de vida, colocando sempre a saúde em primeiro lugar.

Aplicando todas essas dicas, temos certeza que a volta ao trabalho presencial será muito mais segura, agradável e produtiva para todos.

Bom retorno e até a próxima!

Comentários