Saúde mental no trabalho e ações de endomarketing

Saúde mental no trabalho e ações de endomarketing

A saúde mental no trabalho tem preocupado gestores dos mais diversos setores. E isso não está acontecendo por acaso. 

A sociedade está se abrindo cada vez mais sobre este assunto. Ele sempre fez parte da vida de cada um mas, por muito tempo, foi considerado um tabu principalmente entre funcionários e empresas.

Felizmente, hoje as coisas estão mudando.

Está cada vez mais evidente o quanto é importante que as empresas desenvolvam ações para para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho e evitar o desenvolvimento de casos de síndrome do burnout, depressão, ansiedade e outros quadros.

Continue a leitura e descubra maneiras de melhorar a saúde mental no trabalho!

O conceito da gestão humanizada

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), as doenças mentais são a terceira maior causa de solicitações de afastamentos de trabalho no Brasil. Um dado muito preocupante e que tem se agravado com a pandemia.

Por isso, a gestão humanizada tem ganhado espaço nas empresas. 

Este conceito consiste em estabelecer um equilíbrio maior entre a produtividade desejada pelo negócio, e o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores por meio da adaptação do fluxo de trabalho às necessidades dos funcionários, e não o oposto, que costumava ser mais comum.

É sobre colocar os funcionários em primeiro plano e criar um ambiente de trabalho ótimo para darem o seu melhor.

Em resumo, todos sabemos que uma empresa precisa dar lucro e se manter em crescimento, mas é preciso que esse processo seja saudável e positivo para os envolvidos. É isso que a gestão humanizada defende.

Essa gestão, inclusive, vai muito além do aspecto profissional e busca proporcionar ao colaborador um incentivo para melhora da qualidade de vida pessoal. Isso inclui o desenvolvimento de atividades físicas, um novo hobby ou a dedicação de tempo à família e aos amigos.

Mas como construir um ambiente de trabalho mais saudável?

Essa é uma dúvida muito comum. Pode parecer complicado, mas um ambiente saudável e produtivo é possível e está ao alcance da sua empresa. 

Confira algumas dicas para viabilizar essa mudança!

Clima organizacional

O clima organizacional é o principal ponto que deve ser levado em consideração, para medir a satisfação e a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Isso é feito por meio de pesquisas de clima organizacional, que devem ser realizadas com certa frequência. A partir desses dados é possível entender o que não é satisfatório no dia a dia de trabalho, para promover melhorias.

Instalações e equipamentos adequados

Para profissionais que passam o dia todo à frente do computador, por exemplo, a ergonomia dos móveis é muito importante para o conforto.

É preciso ficar atento inclusive com itens básicos, como a iluminação e a ventilação do local, além de oferecer equipamentos eletrônicos com boa performance.

Pense também em criar um espaço para o descanso, descontração e convívio dos funcionários.

Estímulo ao feedback das ações

A cultura do feedback e do diálogo, pode ser uma grande aliada do seu negócio, já que a abertura franca à discussão de ideias, assegura que o time esteja alinhado e faça parte das decisões corporativas.

Para implementar essa cultura na sua empresa, primeiro treine os gestores para criar um ambiente adequado, onde os colaboradores se sintam seguros para se expressar. Quando um funcionário sabe que pode contar com seu líder, a relação é muito mais transparente. 

Lembre-se também de ser empático ao expor um ponto de melhoria e busque sempre destacar algum ponto positivo antes de fazer uma crítica.

O profissional precisa notar que as suas dificuldades são vistas como oportunidades de progresso pela empresa, e não como fraquezas.  

Comunicação interna eficaz

A boa comunicação é fundamental em um ambiente de trabalho saudável, por isso, investir na comunicação interna é, sem dúvida, uma prioridade. Certifique-se então de ter um canal transparente, em que o fluxo de informações seja ágil e claro.

Uma excelente ferramenta que pode ser utilizada para isso, é o Mural Digital, que vem sendo amplamente adotado pelas empresas, por ser uma solução moderna, sustentável e eficiente.

Reconhecimento dos colaboradores

A motivação das pessoas também está muito ligada ao reconhecimento que recebem. O simples ato de destacar um bom trabalho e desempenho, pode aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade de funcionários, inspirar lealdade e aumentar o engajamento.

Para isso, você pode investir na criação de um programa de reconhecimento, composto por diversas ações como:

  • Pequenas confraternizações após metas batidas.
  • Dias de folga adicionais.
  • Elogios públicos de desempenho nos canais da empresa.
  • Bonificação financeira, seja por meio de bônus, participação nos lucros ou até aumento salarial.
  • Ampliação de benefícios. 

Capacite os gestores

Os gestores de uma empresa têm um papel fundamental para que as ações em prol do bem-estar de todos, sejam colocadas em prática. Por isso, é importante garantir um treinamento adequado, e que os mesmos também estejam cuidando da sua saúde mental.

Afinal, esses líderes são vistos como uma referência pelos funcionários, e uma má impressão é causada quando existe uma incoerência.

Campanhas de endomarketing com foco na saúde mental no trabalho

O endomarketing é uma estratégia de comunicação e gestão de pessoas que realiza campanhas para fortalecer a cultura e a motivação das equipes. E quando falamos sobre a saúde mental, essa estratégia deve ser amplamente utilizada.

Entre os tipos de ações que podem ser realizadas estão:

  • Palestras com especialistas sobre o tema.
  • Informativos sobre doenças que acometem a saúde mental e seus principais sintomas.
  • Campanhas internas temáticas como é o caso do Janeiro Branco e do Setembro Amarelo.
  • Incentivo a comunicação não violenta no ambiente de trabalho.
  • Tutoriais para prática de exercícios de relaxamento e consciência corporal.
  • Veiculação de mensagens com cunho motivacional para as equipes.
  • Kits com brindes sobre o tema para uso e lembrança constante.

Perceba que para a maioria dessas ações, o Mural Digital que citamos logo acima, se mostra uma solução muito eficiente, pois proporciona rapidez e agilidade para produção e veiculação das campanhas, além de contar com um forte apelo visual.

Através de telas estrategicamente posicionadas nos principais pontos da sua empresa, é possível fazer com que todos os colaboradores sejam impactados em tempo real com as mensagens que abordam o tema da saúde mental no trabalho.

Aproveite todos os insights apresentados neste artigo e aplique para obter excelentes resultados com sua equipe.

Até a próxima! 

Comentários