Saúde ocupacional: o que é e como promovê-la na sua empresa

Saúde ocupacional: o que é e como promovê-la na sua empresa

Especialistas do mundo todo são enfáticos ao dizer que os funcionários são o investimento mais importante de uma empresa, ou seja, a saúde ocupacional é trivial.

Isso faz muito sentido, não é?

Afinal, a gente sabe que sem os funcionários, uma empresa basicamente não consegue realizar suas operações, o que inviabiliza sua existência.

Quando um membro da equipe fica doente ou ferido no trabalho, recuperá-lo é sempre uma prioridade urgente.

No entanto, com a chegada do conceito da saúde ocupacional, a prevenção para que os funcionários não se machuquem ou fiquem doentes, se tornou o objetivo principal.

Independente da área de atuação, entender esse conceito e desenvolver um programa eficiente deve ser a prioridade de qualquer empresa.

Acompanhe o artigo de hoje e descubra como aplicar a saúde ocupacional no seu negócio utilizando a comunicação interna como uma grande aliada!

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna com o software de Mural Digital da adMooH Corp

Na prática, o que é a saúde ocupacional?

Em resumo, a saúde ocupacional é um campo que se dedica ao estudo e desenvolvimento de ações que têm como objetivo proteger e melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores em seu local de trabalho.

Embora seja obrigatório por lei o cumprimento dos regulamentos de saúde e segurança em cada área de atuação, a saúde ocupacional visa levar as coisas um passo adiante.

Estão entre os principais objetivos:

  • Realizar a avaliação de riscos e perigos de saúde e segurança;
  • Criar diretrizes e políticas, bem como procedimentos que funcionem;
  • Incentivar práticas de trabalho mais seguras para prevenir acidentes e doenças;
  • Monitorar a saúde geral do local de trabalho;
  • Apoiar os funcionários que sofreram lesões e doenças no retorno ao trabalho.

Com mais de três milhões de trabalhadores sofrendo com lesões ou doenças relacionadas ao trabalho todos os anos somente nos Estados Unidos, dá para entender o quanto é importante focar nessas ações.

Como a saúde ocupacional beneficia as empresas e funcionários

Toda organização é legalmente responsável pela manutenção e promoção da saúde e segurança de seus trabalhadores, mas muito mais que uma obrigação, essa prática é extremamente benéfica para ambas as partes!

Veja abaixo 4 das principais vantagens:

Redução de ausências e despesas

Toda vez que um funcionário se ausenta porque está ferido ou doente, as empresas perdem tempo e recursos preciosos. Além do tremendo impacto no resultado final, existe a sobrecarrega de outros membros da equipe, que precisam preencher as lacunas, mesmo que momentaneamente. 

Melhora na produtividade

Através da análise de fatores físicos, emocionais, sociais e organizacionais que podem afetar a capacidade da pessoa de realizar seu trabalho, a saúde ocupacional consegue aumentar os níveis de produtividade.

Retenção de talentos

A sensação de que você é apenas mais um número para a empresa é desmotivadora.

Quando os empregadores investem em saúde ocupacional (e ela é colocada em prática), os colaboradores se sentem melhores e tendem a ver o ambiente de trabalho de forma mais positiva. 

Isso pode aumentar a retenção de talentos, que poderiam ir para outras empresas por perceber que o ambiente de trabalho não colabora com sua saúde.

Redução de lesões e doenças

Como o próprio nome já diz, a saúde ocupacional tem como foco principal a saúde. 

Milhares de funcionários sofrem lesões crônicas e até mesmo vão a óbito por conta de acidentes e fatalidades. 

Por meio de ações proativas, esses riscos são reduzidos de forma drástica.

A importância de criar uma cultura no local de trabalho

Faça a reflexão: Com que frequência – e de que maneira – você transmite a importância da saúde ocupacional para seus funcionários? 

Se você deseja realmente reduzir os problemas relacionados com essa área, considere torná-la uma parte importante da cultura da sua empresa.

Para isso, fique atento a esses 2 pontos principais: 

Acessibilidade da informação

Em um único local de trabalho, você pode encontrar colaboradores com preferências e hábitos diferentes para o consumo de informações. No entanto, você precisa se comunicar com todos eles de forma eficaz.

Nesse sentido, o primeiro passo é fazer com que a informação esteja acessível a todos.

Tecnologias como o Mural Digital, tem se mostrado muito eficiente para impactar os funcionários.

É possível instalar uma tela digital e exibir conteúdos informativos e educativos sobre saúde ocupacional nos mais variados ambientes, como no chão de fábrica, salas de descanso, corredores e refeitórios.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um completo software de Mural Digital, para gerenciar os conteúdos que serão exibidos nessas telas, de maneira rápida e fácil. Clique no link a seguir e conheça: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/ 

Capacitação constante

Um sólido programa de saúde ocupacional deve oferecer treinamento constante para os colaboradores, com o objetivo de sempre desempenharem suas atividades com mais segurança e bem-estar.

Fornecer informações e treinamento é essencial para:

  • Garantir que seus funcionários não sejam feridos ou adoeçam pelo trabalho que realizam;
  • Desenvolver uma cultura positiva de saúde e segurança, onde o trabalho seguro e saudável se torne uma segunda natureza para todos;
  • Cumprir seu dever legal de proteger a saúde e a segurança de seus funcionários.

Além disso, incentive também a realização dos exames de saúde regulares, conhecidos como exames preventivos, que podem ajudar os funcionários a identificar possíveis problemas mais cedo e obter tratamento precoce.

Fornecer acesso a soluções de saúde mental também mantém os funcionários mentalmente fortes e presentes para evitar acidentes e lesões.

Conclusão

Independentemente do tipo de negócio que uma empresa opera, entender a saúde ocupacional como parte de sua estrutura, faz com que a mesma se destaque internamente e externamente.

Com o programa certo em vigor, os funcionários se sentirão mais seguros e mais cuidados por seu empregador, o que faz total diferença para o crescimento. 

Não deixe para depois, invista agora na saúde ocupacional para colher resultados positivos para sua empresa.

Se tiver alguma dúvida ou quiser deixar um comentário sobre o tema, aproveita o espaço abaixo! (:

Até a próxima!

Comentários