A importância da comunicação na segurança do trabalho

A importância da comunicação na segurança do trabalho

Historicamente, a falta de comunicação e da criação de uma cultura de segurança nas empresas está por trás de grandes problemas com a segurança do trabalho. Estes incidentes de trabalho, além de causar grandes prejuízos financeiros, colocam em risco a saúde e a integridade dos colaboradores.

Estudos mostram, inclusive, que as organizações que trabalham ativamente a comunicação voltada à segurança do trabalho, apresentam até 70% menos incidentes em comparação com as que negligenciam o tema.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial que mostra a importância e como você pode implementar essa cultura na sua empresa. Acompanhe!

Segurança do trabalho = Preocupação com colaboradores

Não importa qual o segmento de atuação da sua empresa, estamos diariamente expostos à riscos, que envolvem questões de segurança do trabalho.

Até mesmo os melhores planos estratégicos, ainda podem falhar por causa de falhas na comunicação. Mensagens podem ser mal interpretadas, recebidas incorretamente ou até mesmo deixar de ser transmitidas, gerando confusão entre os funcionários.

Portanto, podemos dizer que investir em uma comunicação interna clara e eficiente demonstra, em primeiro lugar, uma preocupação legítima, que reforça a relação de confiança entre corporações e colaboradores.

É claro – os funcionários de uma empresa são pagos e contratados para trabalhar sob o escopo de sua posição na empresa, apenas. 

Ou seja, por mais que seja uma prática extremamente saudável para todos, pensar, coordenar e comunicar com eficácia iniciativas e ações voltadas à segurança no trabalho não é um dever dos funcionários, mas sim dos empregadores e da área responsável.

Plano estratégico para saúde e segurança do trabalho

A comunicação eficaz das informações de saúde e segurança ocupacional é crucial para prevenir erros, acidentes, lesões e até mesmo doenças que podem ser causadas no ambiente de trabalho.

Mas como criar um plano estratégico e ter a certeza que sua mensagem está impactando efetivamente a todos? Aqui estão alguns pontos que merecem sua atenção nesse momento!

Avalie os riscos

O primeiro passo para criar um bom plano estratégico é mapear e avaliar detalhadamente os riscos do ambiente e de cada uma das funções que são executadas na empresa.

Para isso, é importante contar com profissionais que façam essa análise com base em critérios técnicos e nas legislações vigentes, como é o caso dos técnicos em segurança do trabalho.

Defina as ações e forneça as ferramentas

Não é apenas necessário que seus funcionários saibam o que se espera deles e de suas ações, mas também é preciso orientá-los e fornecer condições para que essas mudanças sejam possíveis.

Certifique-se de fornecer tudo que for necessário para o sucesso da estratégia, seja treinamento, comunicação individual, coletiva ou determinados equipamentos para tornar seus trabalhos mais seguros e eficientes.

Ouça o feedback

A comunicação é uma via de mão dupla – e isso é algo que muitos empregadores esquecem. A opinião e as ideias de seus funcionários devem ser ouvidas e valorizadas!

Afinal, os mesmos foram contratados por um motivo e são essas pessoas que executam as tarefas dia após dia, então as perspectivas e sugestões que eles têm sobre o que foi definido, é essencial para realmente tirar do papel as ações.

Comunique-se de forma efetiva

A comunicação de questões relacionadas à saúde e a segurança do trabalho, podem ser vistas como algo incômodo e negativo. Certifique-se então de apresentar uma mensagem que motive, explique por que as mudanças devem ser feitas e como todos se beneficiam com elas.

Além disso, garanta que essa comunicação seja distribuída e consumida por todos os colaboradores.

Uma excelente forma de fazer isso, é através da implantação de telas digitais tecnológicas em diferentes pontos da empresa, também conhecidas como Mural Digital.

Através de um software de Mural Digital, é possível fazer o gerenciamento dos conteúdos exibidos, com rapidez e dinamismo, para explorar campanhas com o objetivo de informar, oferecer instruções e recordar os funcionários sobre as boas práticas definidas.

Acompanhe as mudanças

O desenvolvimento de um processo para rastrear resultados e melhorias é essencial. Uma empresa precisa saber se está indo na direção certa ou se necessita fazer modificações no seu plano estratégico de segurança do trabalho.

Após a implementação dos protocolos, é importante medir o engajamento, avaliar a frequência das verificações de segurança e as taxas de incidentes e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Isso pode ser feito em conjunto, por meio da coleta de dados no departamento de recursos humanos, com a equipe de segurança do trabalho e também através de pesquisas em campo com os colaboradores.

Conclusão

Para concluir, reforçamos que um local de trabalho seguro depende de todos.

Os líderes precisam não apenas falar sobre saúde e segurança, traçando planos e decidindo o que precisa ser feito, mas também precisam complementar o que foi falado, servindo de exemplo com suas próprias ações.

Como resultado, todos serão beneficiados: Os funcionários terão mais disposição, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e a empresa colherá resultados ainda mais positivos!

Até a próxima!

Comentários