Tendências da comunicação corporativa para 2022

Tendências da comunicação corporativa para 2022

Embora muitas organizações estejam apenas começando a se recuperar dos efeitos da pandemia, muitos desafios já estão batendo à porta e elas precisam estar preparadas para enfrentá-los.

Um deles está relacionado com a comunicação corporativa, que vem se transformando em um piscar de olhos, tanto quando falamos nas tecnologias utilizadas para comunicação com os colaboradores, quanto nos temas e linhas editoriais que precisam ser abordadas.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com tendências da comunicação corporativa para 2022, para que você se mantenha atualizado nesse ambiente desafiador. Acompanhe!

A saúde mental em foco

Muitos foram os reflexos causados pela pandemia, e sem dúvida, um dos maiores está relacionado com a saúde mental dos funcionários, que foi afetada nesse período.

A separação de entes queridos, a perda de liberdade, a incerteza sobre o estado da doença e também da continuidade das atividades nas empresas, criaram marcas que precisam ser tratadas.

E para ajudar a lidar com esses reflexos, a comunicação corporativa se destaca como uma ferramenta fundamental.

Muitos especialistas destacam a importância da criação de ações internas, que visam explorar esse tema. Isso pode ser feito através da:

  • Veiculação de mensagens em pontos estratégicos da empresa;
  • Realização de workshops, seminários e palestras com especialistas;
  • Conversas rotineiras entre gestores e colaboradores de cada setor;
  • Criação de canais para sugestões de melhorias na estrutura organizacional, visando o bem-estar do time.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais, o que demonstra a importância dessas ações.

Comunicação humanizada nas empresas

A forma como os líderes se comunicam, têm um grande impacto quando falamos da motivação dos funcionários e da capacitação dos mesmos, para que façam seu melhor trabalho.

Uma boa comunicação pode não apenas ajudar as equipes a concluir seus projetos com sucesso, mas também permite que as organizações atinjam um crescimento maior.

Nesse sentido, os líderes vão precisar desenvolver uma comunicação cada vez mais humanizada, aprendendo em especial a escutar e dialogar com empatia. Dessa forma, cria-se uma proximidade maior entre todo o time, que entende sua participação e opinião, como algo essencial para a empresa.

Uma boa estratégia para isso, é retirar toda formalidade envolvida nas reuniões e passar a dialogar de maneira mais natural e individual com os colaboradores. Um bate-papo mais flexível e humanizado.

Remoto, híbrido ou presencial

Com os diversos modelos de trabalho que devem continuar sendo adotados em 2022, a comunicação corporativa está se movendo em direção a uma abordagem multicanal, visando alcançar os funcionários onde eles estão.

Isso requer que as empresas invistam em uma variedade de canais, que podem ser utilizados conforme a necessidade de cada modelo de trabalho e função.

Para as pessoas que continuam totalmente em home office, por exemplo, a comunicação pode ser feita por um aplicativo próprio da empresa, boletins informativos via e-mail e por plataformas de mensagens.

Já no caso de quem está no modelo híbrido ou presencial, além dos recursos que listamos acima, outras ferramentas podem ser utilizadas, como é o caso das telas digitais posicionadas em pontos estratégicos, que falaremos no tópico a seguir.

Digitalização dos meios de comunicação

Quando falamos sobre a transformação digital no local de trabalho, geralmente nos concentramos nos aspectos comerciais ou técnicos de produção, mas esquecemos de falar da digitalização da comunicação.

E mais do que apenas deixar de usar papel ou utilizar ferramentas modernas, estamos falando de uma mudança cultural, que permite que as pessoas interajam e sejam impactadas de forma efetiva.

Seguindo esse conceito, uma das principais tendências da comunicação corporativa para 2022 é o uso de ferramentas que podem ser incorporadas ao ambiente de trabalho, facilitando assim o consumo das informações. 

É o caso do Mural Digital, que é composto por telas digitais que são instaladas em pontos estratégicos da empresa, como corredores, salas de reunião, refeitórios e espaços de convivência.

Através de um software, todo gerenciamento dos conteúdos que serão exibidos nessas telas, é feito de forma rápida e dinâmica, possibilitando assim que diversas campanhas, informativos e conteúdos especiais, sejam veiculados.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um software de Mural Digital que é referência no mercado, sendo utilizado por empresas dos mais diversos portes. Clique aqui e conheça: https://site.admooh.com/admooh-corp-produtos/ 

Uso de dados para tomada de decisões

Os dados se tornaram cruciais para tomada de decisões, correção de estratégias, diagnósticos mais precisos e ganhos de assertividade, e quando falamos na comunicação corporativa, isso não é diferente.

É preciso mensurar e analisar o comportamento dos colaboradores, para entender se uma estratégia de comunicação está sendo efetiva ou não.

Nesse sentido, é importante ter dados para validar, entre outros pontos:

  • Quais canais funcionam melhor;
  • A porcentagem de funcionários que abrem ou interagem com e-mails, enquetes e pesquisas;
  • Os dias e horários com maior presença de colaboradores na empresa;
  • O volume de interações nas plataformas de comunicação e aplicativos.

Como isso, é possível fazer as mudanças necessárias para se comunicar de maneira mais efetiva com todos.

Conclusão

Para encerrar, reforçamos que a comunicação interna mudou muito nos últimos anos e deve manter esse ritmo constante de inovação.

É preciso deixar de lado os velhos conceitos e olhar para o futuro, analisando o comportamento dos usuários, dia após dia, para não se tornar obsoleto nesse quesito.

Agora que você já sabe todas essas tendências da comunicação corporativa para 2022, que tal já organizar um plano de ação? É hora de colocar a mão na massa, para se destacar no novo ano que está por vir.

Até a próxima!

Comentários