Tendências para bares e restaurantes: como inovar para se destacar

Tendências para bares e restaurantes: como inovar para se destacar

Depois de anos turbulentos entre 2020 e 2022, o setor dos bares e restaurantes vem apresentando resultados positivos, que sinalizam uma recuperação. 

Esta vem sendo  impulsionada em grande parte por tecnologia. E não é só sobre os aplicativos de delivery que estamos falando – tem muita tecnologia embarcada nas experiências presenciais destes estabelecimentos também!

Para se ter uma ideia, a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), destaca um crescimento de 18% em termos reais, o que é quatro vezes maior que a média brasileira e o dobro do setor de serviços.

Apesar da incerteza – que ainda é grande para todos – empresários da área estão de olho nas principais tendências do mercado, para inovar e se destacar. Afinal, esse período deixou claro que não há espaço para quem fica parado no tempo.

E pensando em ajudar você a ficar ligado nessas tendências para bares e restaurantes, preparamos este artigo especial. Acompanhe e atualize-se!

O aumento no delivery e take away

Dos estabelecimentos casuais aos mais requintados, todos tiveram que mudar sua operação para delivery ou take away durante um grande período.

Essa mudança brusca fez com que uma nova cultura fosse criada entre os consumidores. Muitos que nunca haviam feito um pedido para entrega, passaram a entender as vantagens de escolher essa opção. 

Segundo uma pesquisa da PayPal Brasil, 57,8% das pessoas querem manter a prática de realizar pedidos online, mesmo no período pós-pandemia.

Com isso, os serviços de delivery e take away seguirão como uma forte tendência. Ou seja, é uma boa pedida investir em:

  • sistemas de pedidos mais eficientes;
  • embalagens otimizadas para cada produto 
  • criação de kits que criam verdadeiras experiências em casa para os clientes.

Dark kitchens como tendência

Com as entregas de bares e restaurantes em alta, um conceito que já estava em ascensão especialmente nos Estados Unidos, ganhou força também aqui no Brasil. São as dark kitchens!

Uma dark kitchen, também conhecida como cozinha escura ou cozinha fantasma, se trata de um local onde estabelecimentos regionais ou até mesmo grandes redes de alimentação podem preparar seus produtos exclusivamente para entrega.

Isso traz uma enorme redução nos custos. Afinal, o conceito desses espaços é o compartilhamento, onde diversos restaurantes alugam cozinhas para escalar sua produção sem a necessidade de investir em uma nova unidade, com altos custos de construção e manutenção.

Marketing em plataformas de entrega

Como você já deve ter percebido pelas informações que apresentamos, os pedidos online e as plataformas de entrega estão mais populares do que nunca.

Não basta apenas ter o seu restaurante ou bar cadastrado nesses aplicativos para obter bons resultados. 

É preciso investir também em estratégias de marketing para se destacar entre os milhares de concorrentes, dentro da própria plataforma.

“Como assim?”

Pois é: para se destacar da concorrência dentro do aplicativo, toda atenção é bem vinda. Desde a escolha de fotos atrativas que consigam chamar a atenção, até o uso de novos recursos para divulgação.

Listamos agora alguns pontos para ficar atento:

  • Invista em fotos próprias com boa resolução e descreva detalhadamente os ingredientes e itens, para facilitar a escolha dos usuários; 
  • Considere aderir aos programas de fidelidade para atrair novos clientes e manter a recorrência dos consumidores antigos;
  • Avalie a realização de promoções esporádicas e também o uso de cupons que ofereçam um bom custo-benefício para o estabelecimento;
  • Fique atento às novas campanhas que são sugeridas pela própria plataforma e parceiros, dessa forma, você ganha destaque entre os concorrentes;
  • Procure utilizar novos recursos, como é o caso das publicações em formato de feed e stories, que foram incorporadas em diversos apps do mercado. 

Cardápios cada vez mais digitais

A digitalização dos cardápios em bares e restaurantes veio para ficar! Afinal, a finalidade presencial dos restaurantes, bares e padarias, deixou de ser apenas a conveniência da localização ou a preferência pelos pratos e sabores oferecidos. Ela se tornou, acima de tudo, sobre experiência do cliente.  

E o cardápio digital conseguiu aprimorar muito este tópico, agilizando os pedidos e também oferecendo aos proprietários uma forma de divulgar melhor seus produtos.

Para isso, algumas tecnologias vêm sendo utilizadas, como é o caso do Menu Board, que basicamente é composto por telas digitais estrategicamente posicionadas no estabelecimento, para apresentar com muito mais praticidade e sofisticação os itens do seu cardápio.

Além de chamar atenção do cliente para os produtos e ofertas do seu negócio, com essa tecnologia é possível atualizar os itens e preços com dinamismo.

O software de Menu Board da adMooH Corp, por exemplo, oferece uma solução completa para gestão do seu cardápio digital, que vem até com arquivos prontos para utilizar – é só inserir suas informações. 

Clique aqui e conheça mais detalhes: https://site.admooh.com/admooh-corp-produtos/

Pagamentos contactless

Não dá para falar em tendências para bares e restaurantes, sem falar nas mudanças que ocorreram, não apenas em como e onde compramos, mas também em como pagamos por nossas compras.

Os consumidores, mais digitais do que nunca, querem realizar apenas transações sem contato.

Atualmente, os consumidores interagem com pagamentos sem contato por meio de três formas principais: cartões de crédito e débito com tecnologia NFC, carteiras móveis (como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay) e também através de aplicativos criados por fintechs.

Portanto, se seu estabelecimento ainda não recebe pagamentos dessa forma, é necessário agir o quanto antes para não perder mais dinheiro. 

Espaços com múltiplos usos

Restaurantes dentro de prédios comerciais, cafeterias com espaço de coworking, bares que no almoço servem refeições e à noite ganham o ar de balada. O conceito dos espaços com múltiplos usos está em alta.

Contrariando o propósito do velho planejamento urbano, que durante muito tempo buscou separar áreas residenciais e comerciais, segmentando também a atuação dos estabelecimentos, esse conceito veio para unificar e trazer novos horizontes.

Ao combinar no mesmo empreendimento, mais de um uso, é possível atrair um público circulante maior para o local e atender a mais necessidades. Uma jogada de mestre!

Conclusão

Apesar de enfrentarem um cenário desafiador na retomada do mercado, proprietários de restaurantes e bares precisam ser criativos e estarem sempre abertos à mudanças para conseguir se destacar.

Ficar por dentro das tendências, ouvir os clientes e colaboradores e participar de comunidades que tem como objetivo a discussão de melhorias para o segmento, é fundamental para isso.

Com pequenas ações no dia a dia, você pode colher resultados muito positivos para o seu negócio.

Até a próxima!

Comentários