Comunicação digital em pontos de venda: como modernizar sua loja

Comunicação digital em pontos de venda: como modernizar sua loja

Você sabia que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda? Por isso, ter uma comunicação digital atraente, para ajudar e influenciar no comportamento de compra do consumidor, se torna cada vez mais essencial.

No artigo de hoje, preparamos uma série de dicas e informações, para que você consiga realizar essa migração do analógico para o digital, modernizando sua loja. Acompanhe!

O que é a comunicação digital no PDV?

A comunicação no ponto de venda é para as marcas, mais do que nunca, um desafio para obter visibilidade e notoriedade.

Em meio a inúmeras opções de lojas, seja em ruas de comércio ou shoppings, é preciso chamar atenção do consumidor, antes mesmo dele entrar na loja. São segundos cruciais, que podem representar o sucesso ou não de uma estratégia comercial.

Com a comunicação digital, exibida em especial através de telas digitais posicionadas na fachada da loja e no ambiente interno, é possível focar no momento e no local onde o consumidor está presente. Essas telas estão tomando o lugar dos banners tradicionais em papel, depois de se mostrarem mais eficazes na comunicação das mensagens da marca e em atrair a atenção do consumidor.

O resultado: publicidade de melhor qualidade e mais bem-sucedida.

Benefícios do ponto de venda digitalizado

Apesar de ser uma opção bem conhecida por empresários do ramo varejista, muitos ainda não identificam os diversos benefícios da mídia digital out of home (DOOH) no ponto de venda. Por isso, listamos os principais:

Divulgação de produtos diferentes

Imagine que você tem diversos produtos na sua loja e precisa divulgá-los ao mesmo tempo. Com os banners em papel você certamente encontrará limitações! Com a tela digital, gradualmente é possível exibir todos os produtos. Além disso, o conteúdo também pode ser alterado, para que você possa se comunicar com seu público-alvo de forma personalizada.

Maior visibilidade

Um conteúdo com cores vivas, animações, elementos gráficos, textos e imagens chamativas é obviamente mais atraente do que uma imagem estática. Portanto, em vez de os clientes ignorarem sua exibição, eles param para consumir o que está sendo exibido na tela.

Construção de marca

A comunicação digital pode ajudar a construir a identidade da sua marca, um conceito conhecido na publicidade como branding. Você pode criar, por exemplo, ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da sua empresa e fortalecer conexões conscientes e inconscientes com o seu público.

Rapidez na atualização

Da ideia inicial à exibição do conteúdo em centenas de lojas, você levaria semanas para conclusão do processo através da mídia impressa. Com o digital, depois de criar seu conteúdo, você pode facilmente fazer o upload do arquivo e espalhar por todas as telas em poucos minutos. 

Fonte de receita

Além de exibir seus próprios anúncios, você pode exibir os de seus parceiros e / ou de produtos e serviços complementares e cobrar um determinado valor por esse espaço. Desta forma, você pode cobrir o custo do seu sistema e ainda lucrar com isso.

Fidelização de clientes

O conceito de ‘Customer Experience’, está diretamente ligado ao processo de fidelização dos consumidores de uma marca e segundo o Relatório Global 2015 de Serviços para o Consumidor Multicanais da Parature/Microsoft, quase 70% dos consumidores deixam de comprar com uma empresa devido a uma experiência digital pouco significativa.

Aplicações da comunicação digital no PDV

As vantagens da comunicação digital no ponto de venda vão muito além da divulgação de novos produtos. É possível explorar esse recurso de formas diferentes, como:

– Apresentação do horário de funcionamento e outras informações de interesse geral relacionadas com a loja;

– Reforçar seus outros canais de comunicação, como as redes sociais, WhatsApp e e-mail;

– Criar ações interativas com o direcionamento via QR Code para uma página do seu site com conteúdos especiais;

– Comunicar e motivar sua equipe, atualizando a todos com notícias, indicadores, parabenizações e informações relevantes;

– Divulgação de programas de fidelidade, descontos especiais e promoções.

Como implementar um sistema de comunicação digital em sua loja

O primeiro passo para implementar a comunicação digital em sua loja, é escolher um software que consiga atender às suas necessidades. Com o Mural Digital da adMooH Corp, você diz adeus aos banners em papel!

Entre as suas vantagens está a rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens, forte apelo visual, diminuição de gastos com impressão e papel e a possibilidade de explorar recursos interativos.

Com a tecnologia oferecida pela adMooH, é possível inclusive sincronizar suas redes sociais ou selecionar as hashtags de uma campanha para transmitir nas telas. Demais, não é?

Para concluir, mais do que nunca, está claro que a eficiência, rapidez e adaptabilidade serão cobradas de todos os estabelecimentos, e a tecnologia será a principal responsável pela adequação dos negócios a esta nova realidade. Aplique essas dicas na sua loja e obtenha excelentes resultados.

Até a próxima!

Comentários