Comunicação eco friendly: como ser mais ecológico e sustentável ao passar sua mensagem

Comunicação eco friendly: como ser mais ecológico e sustentável ao passar sua mensagem

Cientistas de todo o mundo concordam que é preciso promover iniciativas ambientais para reduzir os impactos causados pelo homem no meio ambiente.

E isso não envolve somente a sociedade civil, mas também as empresas, que têm um potencial de impacto muito elevado quando escolhem ser mais eco friendly. Isso pode acontecer em suas atividades, no desenvolvimento de seus produtos e serviços e até mesmo no ambiente corporativo.

Agora, clientes e colaboradores buscam se alinhar com marcas compatíveis com seus valores e prioridades!

E com esse tema em alta para muitas pessoas, a interferência direta nos resultados das empresas que fazem sua parte para reduzir os impactos ambientais, incluindo a forma como se comunicam, só aumentou.

Para ajudar você e sua organização nesse grande processo de transformação, preparamos esse artigo especial explicando como é possível ser mais ecológico e sustentável na comunicação interna de sua empresa. Vem conferir!

Comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica. Conheça o Mural Digital da adMooH Corp.

O que é uma empresa eco friendly?

Algumas gerações atrás, parecia que tínhamos acesso a recursos infinitos. 

Agora, estamos começando a ver o quanto estávamos errados!

Assim como os consumidores individuais fazem sua parte reduzindo o uso de recursos e reciclando seus resíduos, empresas também trabalham duro para fazer a diferença.

Nesse sentido, surgiu o que chamamos de empresas eco friendly, ou empresas ecologicamente corretas, no bom português.

Em suma, essas organizações reconhecem as ameaças que nosso planeta enfrenta e se preocupam em encontrar soluções para minimizar impactos e até mesmo recuperar aquilo que foi degradado.

Mais do que utilizar embalagens recicladas, as empresas eco friendly estão investindo em novas iniciativas que mudam por completo a maneira como seus negócios funcionam em função de um planeta mais limpo.

Para se ter uma ideia do que estamos falando, segundo esta pesquisa da Universidade de Stanford, mais de 90% dos CEOs de hoje acreditam que a sustentabilidade é essencial para o sucesso. 

Marketing e comunicação ambiental

É praticamente impossível não falar sobre mudanças climáticas em meio a ondas de calor, desmatamento, chuvas extremas e o desaparecimento da vida selvagem.

Nessas circunstâncias, é cada vez mais desaconselhável que as empresas ignorem seu impacto ambiental e que também deixem de se posicionar sobre o tema.

E isso se estende às suas estratégias de marketing e comunicação também.

As campanhas de marketing ambiental podem ter um efeito positivo na forma como uma marca é percebida – mas se forem mal feitas, também podem sair pela culatra.

Essa urgência das organizações em declarar seu compromisso com a sustentabilidade é compreensível, mas é preciso que ações sejam concretas e verídicas. 

google empresa eco friendly

Veja o case de sucesso do Google! A empresa é considerada líder na adoção de práticas de gestão para sustentabilidade ambiental.

O Google demonstra seu compromisso em se tornar mais verde por meio de iniciativas. Algumas delas são:

  • fornecer energia renovável às suas instalações,
  • promover agricultores locais e a culinária sustentável,
  • incentivar o uso de transporte limpo entre os colaboradores,
  • além de desenvolver soluções tecnológicas que priorizam outras empresas verdes.

Tecnologia para uma comunicação mais eco friendly

As estratégias de comunicação de uma empresa eco friendly, envolvem também um olhar minucioso tanto para o ambiente externo, quanto para suas próprias atividades internas.

Os canais que serão utilizados para isso, devem ser cuidadosamente escolhidos para alcançar o público pretendido, sem deixar de lado a sustentabilidade.

Para isso, muitas organizações têm apostado em tecnologias como o Mural Digital, que basicamente é uma tela que substitui o antiquado mural físico, cheio de papéis e quase sempre desatualizado. 

É possível até construir um sistema de múltiplas telas localizadas em pontos estratégicos da empresa, como salas de descanso, corredores e refeitórios, veiculando conteúdos exclusivos da empresa – a TV Corporativa.

Quem sabe você já não aproveita para veicular campanhas internas com foco na sustentabilidade?

A adMooH Corp, inclusive, oferece um completo software de Mural Digital para sua empresa. Clique aqui e conheça: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Já quando falamos em mídias externas para veiculação de anúncios, o digital out of home está se destacando no mercado.

Muitas empresas têm preferido anunciar em mídias digitais como o DOOH por conta do maior impacto e eficiência dos anúncios, sem deixar de lado a sustentabilidade, afinal, essa mídia não usa papel, nem necessita de impressão ou distribuição para seu funcionamento.

Aproveite e anuncie programaticamente na mídia DOOH através da plataforma adMooH: https://site.admooh.com/admooh-anunciantes/

Conclusão

No geral, independentemente do porte da sua empresa, fica claro que é preciso investir o quanto antes em iniciativas eco friendly.

Essa preocupação com o planeta, o meio ambiente, seus colaboradores e clientes, se refletirá em mais conquistas, em um cenário corporativo onde cada detalhe faz a diferença.

Até a próxima!

Comentários