Comunicação Corporativa: Os Benefícios e Como Potencializar

Comunicação Corporativa: Os Benefícios e Como Potencializar

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter as ferramentas certas para se destacar é questão de sobrevivência e diretamente relacionado à possibilidade de expansão. Você já parou para pensar que um desses recursos é a comunicação corporativa?

Afinal, de nada adianta ser uma empresa certa e responsável, se isso não é mostrado de forma coerente pelos meios de comunicação possíveis. 

Diante disso, vale demais a pena entender melhor o conceito de comunicação para corporações e, também, como realizar essa tarefa, no dia a dia. Por aqui, vamos falar sobre tudo isso. 

Continue a leitura e melhore os resultados de sua empresa!

Veja como você pode gerenciar seus projetos corporativos de forma simples e eficiente!

Importância da comunicação corporativa

A comunicação corporativa consiste em todas as teorias e práticas feitas para mostrar a postura, os objetivos e valores da empresa — isso para o público interno (colaboradores e parceiros) e público externo (clientes e mercado como um todo). 

Mas, afinal, por que isso tem tanta importância? 

O fato é que, conseguir se comunicar de forma clara, seja para funcionários ou clientes, faz com que a marca ganhe mais valor perante às outras pessoas. 

Ao mesmo tempo, as equipes conseguem entender melhor quais são os propósitos de determinada empresa e, consequentemente, como é preciso trabalhar no cotidiano. 

Para os clientes, entender mais sobre uma marca, também é excelente para eles saberem o que estão, de fato, comprando. 

Aliás, vale mencionar que a pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que muitos clientes passassem a se preocupar mais com a postura social das marcas. Foi o que indicou uma pesquisa da Kantar Brasil, divulgada em janeiro de 2021.

De acordo com o estudo, desde 2020, muitos consumidores estão mais atentos para saber como as marcas podem e poderão ajudar na promoção de saúde para a sociedade. 

Preocupações desse tipo também tendem a ser cada vez mais comuns. 

Ou seja, nunca foi tão importante ter uma postura responsável e, mais do que isso, saber comunicar os valores empresariais para os públicos interno e externo. 

Benefícios de manter uma comunicação corporativa

comunicacao corporativa beneficios

No tópico anterior, nós já demos alguns indícios de como a comunicação corporativa interna e externa pode ajudar as empresas. Mas, há ainda outras vantagens que merecem destaque. 

Confira outras vantagens imprescindíveis que uma boa comunicação é capaz de oferecer:

Fortalece a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, missão e comportamentos de uma empresa. A questão é que uma comunicação corporativa ajuda a deixar esses aspectos bem claros. 

O resultado, então, é a atração de profissionais alinhados com a cultura e que, assim, podem contribuir mais para os negócios. 

Além disso, o público externo também passa a entender melhor as crenças e os valores da marca. 

Evita ruídos de comunicação

A empresa que se comunica de maneira clara e eficiente também evita ruídos sobre a transmissão de ideias e informações. 

Por exemplo, a partir da eficiência, todos os profissionais e equipes podem entender quais são as metas do mês da empresa ou, ainda, quais são os planos de contenção diante de uma crise. 

Tudo isso faz com que as pessoas possam trabalhar de forma realmente produtiva e mais tranquila, já que não estarão em uma rota errada nem preocupadas com incertezas. 

Fortalece a marca

Você sabia que a comunicação, para corporações, também tem o poder de fortalecer as próprias marcas? 

Afinal, a expressão faz com que os valores realmente sejam bem explicados. Com isso, os times podem trabalhar de maneira mais sincronizada e produtiva — pontos que ajudam na expansão e aproximam o sucesso dos negócios. 

Já da porta para fora da empresa, os clientes conseguem entender mais da marca e passar a confiar mais nela, também. 

Melhora o “clima” da organização

Como já dissemos, a comunicação corporativa soma ao trabalho individual e coletivo. Além disso, faz com que as pessoas vivam muito menos ruídos de comunicação e, consequentemente, menos conflitos (profissionais e pessoais). 

Com base nisso, podemos afirmar que outro fruto a se colher é a melhora de todo o clima organizacional. 

Comunicação Corporativa interna x externa

Só para reforçar, vamos distinguir os termos aqui, também. 

A comunicação corporativa interna são as informações e diálogos propostos dentro da empresa, ou seja, entre funcionários (donos, CEOs, diretores, coordenadores, gestores, equipes operacionais e afins). 

Já a comunicação corporativa externa é tudo o que é passado — em questão de informações — de dentro para fora da empresa. Nesse caso, então, o foco é atingir positivamente os clientes e o mercado como um todo. 

Como ter uma boa comunicação corporativa?

Depois de ver o quanto a comunicação corporativa pode fazer por sua empresa, resta entender como se comunicar melhor, diariamente, certo? 

Então, veja algumas dicas certeiras: 

Defina os canais de comunicação

O primeiro ponto a se pensar é: por quais meios você precisa e deseja se comunicar? É de extrema importância que as escolhas sejam acessíveis e de fácil entendimento para os públicos, seja interno ou externo. 

Crie um tom de voz

Uma excelente estratégia é sempre pensar na marca como se fosse uma pessoa e, a partir disso, definir qual tipo de vocabulário e tom de voz essa pessoa precisa ter. O que faz mais sentido para os seus públicos? 

Alguns dos tipos de tons de voz podem ser: informativo, acolhedor, positivo, didático, dinâmico, etc. A escolha depende bastante do perfil e, claro, dos objetivos de cada empresa. 

Monitore seus resultados

Não basta definir o tipo de comunicação que será feita na empresa. Além disso, é extremamente importante entender se as estratégias funcionam na prática. 

Sendo assim, procure sempre saber se os funcionários e clientes estão entendendo as informações e, mais do que isso, se eles conseguem enxergar valor e identificação no que é mostrado. 

Como potencializar a comunicação corporativa da sua empresa?

Usar quadros de avisos e reuniões, por exemplo, pode ajudar bastante, mas até certo ponto. Os papéis do quadro podem acabar descolando e se perdendo no chão. Já as reuniões ainda não são o bastante para comunicar dados diários, por exemplo. 

Uma maneira de realmente potencializar a comunicação corporativa é apostar nas tecnologias. Softwares e equipamentos muito modernos podem te surpreender, não duvide! 

Depois de escolhê-los, vale criar um plano de comunicação (no caso, interna) para a sua empresa. Defina o que é preciso comunicar, aos colaboradores e clientes. Outra dica essencial é criar um calendário de conteúdos a serem divulgados, assim, nenhum assunto importante passa despercebido. 

Entenda como a adMooh pode te ajudar

A adMooH tem tudo para ajudar na comunicação corporativa, independentemente do segmento de marca.  

A empresa oferece o adMooH Signage 2ª Geração, software de Digital Signage, no qual você pode divulgar seus conteúdos em TV corporativa e menu digital com muita facilidade. Dessa forma, aliás, a adMooH também consegue atender diferentes necessidades empresariais. 

Veja quais das ferramentas fazem mais sentido para o seu caso e conte com a expertise da equipe adMooH! A sua ideia pode sair do papel e, enfim, se tornar realidade. 

Veja como você pode gerenciar seus projetos corporativos de forma simples e eficiente!

comunicacao corporativa

Conclusão 

Ao longo deste conteúdo, nós falamos sobre comunicação corporativa, que é o ato de expressar a missão, os valores, comportamentos, objetivos, resultados, crenças e afins de uma instituição. 

Todos esses pontos precisam ficar bem claros e voltados aos públicos (interno e externo). 

Só assim a empresa realmente consegue engajar mais as próprias equipes de trabalho. Fora isso, pode chegar aos clientes — chamar a atenção, gerar identificação e confiança para eles — fatores que fazem toda a diferença, na hora de vender produtos e serviços. 

E para poder plantar e colher ótimos frutos, conte com a alta tecnologia da adMooH! A empresa tem soluções para você se comunicar de forma digital. Tudo bem claro, objetivo e, assim, eficiente. 

Aproveite! 

Comentários