Endomarketing: como utilizar na gestão da sua empresa?

Endomarketing: como utilizar na gestão da sua empresa?

Sua empresa tem uma boa estratégia de endomarketing? A resposta para essa pergunta pode ser crucial para manter uma equipe feliz, produtiva e com pouca rotatividade.

Para se ter uma ideia, as ações de endomarketing são tão importantes quanto o plano de comunicação interna nas empresas. E é por isso que, neste conteúdo, vamos explicar o que é e mostrar como utilizar a estratégia em pauta na gestão da sua empresa. Acompanhe!

Junte-se, agora, a centenas de empresas utilizando o software de gestão de mídia mais moderno, versátil e completo do Brasil!

Afinal, o que é endomarketing?

O endomarketing é uma das formas mais eficazes de reduzir a rotatividade de funcionários e atrair novos profissionais altamente qualificados para sua empresa.

A estratégia ajuda a criar a imagem de um bom lugar para se trabalhar e faz com que as pessoas sintam-se valorizadas, tendo a certeza de que o seu trabalho é essencial para o funcionamento de toda estrutura empresarial. 

O significado do termo endomarketing pode ser deduzido dos significados das duas palavras que o compõem: o prefixo “endo”, que vem do grego e significa “dentro”, e a palavra marketing, que se refere à geração de valor para um determinado público. 

Portanto, endomarketing é o marketing para dentro, que, no cenário de negócios, se refere ao ambiente interno da empresa.

Em resumo, a estratégia em pauta é um verdadeiro processo de gestão que visa vender a empresa aos próprios colaboradores.

Quais os benefícios do endomarketing?

Uma estratégia de endomarketing beneficia a empresa de diversas maneiras — em todos os níveis e em todas as áreas. Desta forma, é possível construir um negócio sólido, próspero e atraente.

De acordo com um estudo realizado pela Saïd Business School, da Universidade de Oxford em colaboração com a multinacional britânica de telecomunicações BT, as pessoas felizes demonstram maior energia e dinamismo nas tarefas laborais, o que leva a mais eficiência e produtividade nas empresas.

Um trabalhador motivado pode ser de 13% a 33% mais criativo e produtivo do que um trabalhador desmotivado!

Destacamos, agora, alguns dos principais benefícios do endomarketing para sua empresa:

Maior lealdade dos funcionários

A tendência é que os colaboradores criem um relacionamento mais duradouro com a empresa onde trabalham, se sentindo parte do negócio e optando por não aceitar facilmente outras propostas.

Equipe mais motivada e sugestiva

Através das ações, os colaboradores se mantêm engajados, apresentando ideias, melhorias e novas soluções. Isso ocorre porque um funcionário satisfeito se mostra mais motivado e livre para desempenhar sua função.

Bem-estar no trabalho

A rotina de trabalho pode ser, por muitas vezes, estressante, o que afeta diretamente no bem-estar dos colaboradores. O endomarketing, por sua vez, torna o local de trabalho mais agradável, a fim de criar momentos de relaxamento que impactam positivamente na diminuição de stress.

Maior produtividade e proatividade

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos, até mesmo a percepção sobre metas e objetivos a serem atingidos muda. Fica de lado a ideia de uma pressão por resultados e entra em cena um espírito de time, em busca de crescimento mútuo.  

Atração de talentos qualificados

Sempre que um profissional gabaritado está em busca de novas oportunidades, além do aspecto financeiro, leva em conta também o ambiente em que irá trabalhar, procurando inclusive saber como outros funcionários enxergam a empresa. 

A percepção certamente será melhor com essa estratégia.

endomarketing importancia

Qual a importância de trabalhar endomarketing na minha empresa?

O endomarketing é um grande benefício que funciona em mão-dupla. Para os funcionários, a estratégia leva a melhorias na forma de se trabalhar, aumenta a sensação de pertencimento, expande o bem-estar e permite a ascensãoacensão profissional. 

Já para as empresas, a estratégia pode levar ao atingimento de mais metas e, consequentemente, ao crescimento no mercado. Afinal, pense: os colaboradores estarão mais engajados, por isso, poderão contribuir mais e melhor para os negócios. 

7 estratégias de endomarketing para aplicar na sua empresa

Existem sete ideiasideais de endomarketing muito eficientes para aplicar em sua empresa. As estratégias proporcionam vários pontos positivos, que vão desde o aumento do conhecimento até o pleno bem-estar dos funcionários. 

Dessa forma, os profissionais podem enxergar e viver muito mais valor no dia a dia de trabalho. 

Confira quais são essas sete ideias: 

  1. Benefícios para os colaboradores

Os benefícios são sempre muito bons e necessários para os colaboradores. Os exemplos mais comuns são de vale-transporte e vale-alimentação. 

Mas, fora isso, também existem outros diretamente ligados à saúde e à qualidade de vida. 

O próprio convênio com um plano de saúde é um caso disso. Pagar por uma consulta ou por um procedimento, por mais simples que seja, muitas vezes, custa caro. Então, nada melhor do que oferecer um convênio aos colaboradores. 

Eles verão que a empresa realmente se preocupa com o bem-estar deles. Outro benefício interessante é o de convênio com academias de ginástica. Dessa forma, uma mensalidade, para malhar, pode ficar bem mais barata. 

  1. Iniciativas de integração

A sensação de pertencimento também é crucial para os funcionários se sentirem confortáveis e dispostos a somar aos negócios da empresa. 

E os cuidados para pertencer começam logo quando um novo colaborador chega ao escritório. 

Pensando nisso, por que não apostar em uma estratégia de integração? A sua empresa pode, por exemplo, deixar um funcionário com a incumbência de apresentar os ambientes físicos ao novato. 

Outra medida importante é a de criar vídeos e documentos impressos que expliquem a cultura, os valores e os processos da empresa. 

  1. Plano de carreiras

É muito desagradável a sensação de não saber para onde você está indo. Isso acontece quando uma empresa não possui plano de carreira claro. 

Ou seja, os colaboradores não sabem como crescer profissionalmente, quais novos cargos são possíveis de alcançar e, claro, o quanto mais é possível receber por mês. 

Para evitar esses problemas, vale desenhar um plano de carreira para cada função da sua empresa. Estabeleça quais conhecimentos é preciso ter para ser júnior, pleno e sênior. Também determine os salários para cada nível, claro. 

Já sobre ascensão e promoções, é necessário definir quais novos conhecimentos e metas, cada funcionário deve apresentar e bater. 

  1. Palestras e eventos motivacionais

Quando há o investimento em geração de conteúdo, o endomarketing também só tende a melhorar. Afinal, pense: os funcionários poderão notar que a empresa se preocupa em aumentar a bagagem de mundo deles. 

Esse cuidado gera muito mais satisfação e de novo: a sensação de pertencimento. 

Uma das formas de investir em conhecimentos, para os outros, é por meio de palestras e eventos motivacionais. Hoje em dia, inclusive, existem vários grandes nomes que realizam eventos desse tipo em empresas. 

Mario Sérgio Cortella (professor e filósofo) e Monja Coen são alguns exemplos. Vale a pena apostar nesses conteúdos! 

  1. Treine e capacite seus colaboradores

Ainda na lógica de aumentar a bagagem de conhecimento dos funcionários, invista em treinos e capacitação profissional!

Essas estratégias, além de expandirem o endomarketing, também ajudam nos resultados do próprio negócios. Pense: quando um colaborador passa a saber mais, seja da parte técnica ou do lado interpessoal, ele poderá trabalhar de forma ainda melhor. 

Então, veja quais tipos de novos conhecimentos podem ser importantes para suas equipes e aposte nisso! 

É possível comprar cursos on-line, fazer parcerias com escolas de coaching, proporcionar visitas técnicas a fábricas e muito mais. 

  1. Pesquisa de satisfação com os colaboradores

Dar voz e vez aos colaboradores também compõe o endomarketing. Isso significa que você também precisa ouvir a opinião das equipes. 

Veja o que os profissionais têm para apontar como dificuldades, possíveis melhorias, desejos, anseios e afins. Deixe bem claro que a empresa está sempre disposta a ouvir, seja em feedbacks individuais ou em reuniões de times. 

  1. Mural Digital

Já pensou em ter um ou vários murais digitais na sua empresa? As telas de alta resolução e tecnologia podem exibir anúncios sobre processos, eventos, metas, resultados e muito mais. 

Todas essas informações são extremamente importantes para os colaboradores se situarem no dia a dia e, claro, para terem a sensação de pertencimento no trabalho. 

Antigamente, aliás, era bem comum as empresas usarem mais jornais e outros materiais impressos para isso. Mas, a tecnologia está aí para surpreender e simplificar mais e mais, a cada dia. 

Então, por que não investir em um mural digital e, dessa maneira, aumentar o seu endomarketing? 

Como implementar na sua empresa

Nem sempre é fácil criar uma estratégia de endomarketing, por isso, muitas pessoas procuram a ajuda de especialistas. No entanto, existem algumas etapas que podem ser executadas para facilitar esse processo. Veja quais são elas:

Conheça a fundo seus funcionários

É muito importante conhecer os funcionários da sua empresa, por isso, converse com eles e preste atenção às suas principais queixas e particularidades. O trabalhador deve se sentir ouvido e a partir desse feedback é possível elaborar um plano de ação mais completo.

Tenha objetivos claros

É preciso ter um objetivo claro em mente! Motivar os funcionários a alcançar melhores resultados, melhorar o processo de comunicação, aumentar a sinergia da equipe e conscientizá-los da determinação necessária. 

Todos esses são objetivos que podem ser definidos. Dessa forma, será mais fácil canalizar a criatividade e atingir melhores resultados. 

Defina o que será feito

Esse é o momento de estruturar o plano que guiará toda a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder a três perguntas principais: O que será feito? Por que isso será feito? Como isso vai ser feito?

Veja mais algumas ideias de endomarketing que sua empresa pode realizar:

  • eventos internos;
  • política de bonificações;
  • criação de espaços para convivência e relaxamento mental;
  • implementação de novos canais de comunicação interna.

Destacamos, em especial, esse último item, que fala sobre novos canais de comunicação interna, pois é preciso estabelecer um canal de comunicação eficiente entre todos os colaboradores.

Entenda como a adMooH ajuda a sua empresa na comunicação corporativa

Você sabia que a adMooH oferece uma grande solução para a sua empresa? O Mural Digital é um exemplo de ferramenta que tem o dinamismo e a interatividade necessárias, pois pode ser posicionado em pontos estratégicos da empresa.

Entre as suas vantagens, estão a rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens, forte apelo visual, diminuição de gastos com impressão de papel e a possibilidade de explorar recursos interativos, como publicações nas redes sociais.

Para concluir, pense no efeito positivo que o endomarketing gera, passando de colaborador para colaborador uma visão diferente e empolgante da sua empresa.

Agora chegou a hora de colocar em prática! Aplique essas dicas e obtenha excelentes resultados! 

Junte-se, agora, a centenas de empresas utilizando o software de gestão de mídia mais moderno, versátil e completo do Brasil!

Conclusão

endomarketing mural digital admooh

Neste conteúdo, nós falamos sobre endomarketing: a estratégia de agregar valor para os colaboradores da sua empresa e, assim, aumentar o bem-estar e a satisfação deles frente ao dia a dia. 

Como dissemos, o endomarketing também é fazer de tudo para “vender” a empresa para os próprios funcionários. Eles precisam ver todos os aspectos de uma maneira positiva. Para isso, existem diversas ideias e práticas. 

O destaque delas é a criação do Mural Digital, que permite uma comunicação clara, objetiva e eficiente. Espalhe telas interativas por pontos estratégicos da sua empresa! Conte com a adMooH para isso! 

Comentários