Realidade Virtual: O que é, como funciona e onde é utilizada?

Realidade Virtual: O que é, como funciona e onde é utilizada?

Uma boa campanha de divulgação, seja de produtos ou de serviços, precisa ser muito bem embasada no perfil e nos comportamentos dos consumidores. Diante disso, pare e pense: quais são as estratégias mais usadas pela sua empresa? Uma ótima sugestão é usar a realidade virtual. 

As tecnologias, em suas formas mais desenvolvidas, conseguem estimular e despertar mais gatilhos mentais — os impulsos, muitas vezes, até inconscientes que levam às aquisições do que você vende. 

Quer saber mais como a realidade virtual serve de apoio para divulgação e venda de produtos e serviços? Continue por aqui e entenda tudo! 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a AdMooh!

O que é e como funciona a realidade virtual?

A realidade virtual, como o próprio nome já adianta, é a criação de um espaço digital desenvolvido por computadores. 

O objetivo disso é fazer com que as pessoas sejam despertas e inseridas em um contexto virtual, isso por meio de estímulos visuais e sonoros. Os indivíduos também podem interagir ou não com as informações e estímulos da realidade virtual. 

Quando esse tipo de tecnologia foi criada, lá em meados de 1938, talvez, as pessoas não imaginassem que ela poderia ter tantos desdobramentos. O seu criador, o autor Antonin Artaud (francês), começou a usar a tecnologia para desenvolver peças teatrais. 

O fato é que a criação teve muitos outros desdobramentos. Hoje em dia, as técnicas sonoras e visuais são bastante usadas, também, para jogos eletrônicos de computador, celulares e switches. 

E, para além do entretenimento, a realidade virtual também pode ser usada como uma estratégia de divulgação e de venda. 

Quais os benefícios da realidade virtual?

realidade virtual

Vamos entender, então, porque usar a realidade criada por computadores é algo tão interessante para o marketing. 

Primeiramente, é preciso pensar nos comportamentos humanos. O que leva os clientes a tomarem a decisão de compra, seja de produtos ou de serviços? É nesse ponto que entra um termo essencial: os gatilhos mentais.

Esses gatilhos podem acontecer de forma consciente ou inconsciente. O mais importante é que eles levam a uma ação, na maioria das vezes, imediata de compra. O consumidor se sente super estimulado a realizar uma aquisição. 

Já alguns exemplos de gatilhos mentais do marketing são os seguintes: 

  • escassez — é quando o consumidor entende que tais mercadorias são esgotáveis em um curto período. Diante disso, vem o gatilho de comprar imediatamente, para não perder aqueles produtos;
  • relação entre dor e prazer — nesse caso, uma “dor” do cliente é exposta para, depois, você apresentar seus produtos ou serviços como solução do problema; 
  • storytelling — o termo remete à criação de uma história para despertar e envolver mais o cliente sobre uma marca, isso também faz com que gatilhos de compra sejam ativados. 

Pois bem! 

Para explorar ainda mais esses gatilhos mentais, vem o papel da realidade virtual. Pense na storytelling, por exemplo… É possível criar uma narrativa com muito mais recursos visuais e sonoros, que realmente chamam a atenção e convencem os consumidores. 

Além disso, explorar a realidade virtual também traz outros pontos muito positivos, como:

  • uso de conteúdos de alta qualidade;
  • mais exploração de fatores criativos nas campanhas de divulgação;
  • campanhas de publicidade feitas em tempo real;
  • interação das divulgações com celulares e redes sociais — é possível, por exemplo, deixar um QR code ao final de um vídeo de divulgação. O cliente mira a câmera e já vai para o site da marca divulgadora; 
  • maior alcance de público.

Onde a realidade virtual é mais utilizada?

A realidade virtual é bastante popular em entretenimentos, como nos jogos eletrônicos. Mas, como dissemos, esse tipo de tecnologia tem avançado para outras áreas. 

Hoje em dia, podemos encontrá-la em práticas de ensino de jovens e adultos, em treinamentos para futuros condutores de veículos, em apresentações de destinos turísticos (feitas por agências de viagens) e muito mais. 

Como a realidade virtual modifica o Marketing Empresarial?

Os sistemas de realidade virtual fazem com que as empresas “saiam da caixa” quando o assunto é criar estratégias para divulgação e vendas de produtos e serviços. 

Todo o time de marketing precisa pensar em como explorar recursos tecnológicos, isso para criar vídeos, fotos, jogos e outros tipos de conteúdos. 

Também vale ressaltar que a interação com todos esses conteúdos melhora a experiência dos usuários. As campanhas ficam muito mais assertivas, os clientes podem entender mais sobre como funcionam produtos ou serviços e, além disso, se comunicar de forma mais eficaz com a marca. 

Então, já pensou em como a realidade virtual pode casar com a sua marca, sobretudo, com os interesses do seu público-alvo? 

Fica o desafio de investir mais nessas modernidades! 

Como potencializar o Marketing da sua empresa com tecnologia?

Precisa de uma sugestão sobre onde aplicar a realidade virtual e, assim, potencializar o marketing dos seus negócios?  A melhor escolha é com o uso de DOOH. Afinal, esse tipo de mídia pode estar em diversos lugares estratégicos para impactar o seu público-alvo. 

Exponha os seus anúncios em elevadores, aeroportos, supermercados, grandes ruas e avenidas e em tantos outros lugares!

Mas, por onde começar? 

A adMooH oferece a solução para isso. A empresa possui uma plataforma de mídia programática em DOOH. 

Dessa forma, você tem a oportunidade de anunciar em uma mídia de alto alcance de público. Isso com liberdade de escolha sobre o local e horário do anúncio, análise de audiência e investimento em tempo real e, claro, com muitos impactos positivos para as suas vendas. 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a AdMooh!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu como a realidade virtual pode mudar a forma de divulgar seus produtos e serviços. É que os recursos visuais e sonoros, criados por computadores, conseguem ser mais criativos e, assim, despertar maior interesse do seu público-alvo. 

Não perca a chance de explorar muito mais gatilhos mentais, em seus clientes, seja para vendas corriqueiras ou sazonais. 

Além de tudo, os anúncios virtuais podem estar em diversos locais estratégicos, isso por meio de DOOH. Quer criar as suas campanhas para painéis digitais? Conte com a excelência e liberdade oferecidas pela AdMooH!

Já para saber mais assuntos como esse, continue aqui no blog da AdMooH! 

Comentários