adMooH e veículos DOOH: relação de confiança!

adMooH e veículos DOOH: relação de confiança!

Em uma entrevista especial para o DOOH Blog, da adMooH, Christian Pinheiro — CEO e Cofundador da adMooH – fala sobre a relação de confiança estabelecida com os veículos DOOH ao longo dos mais de 18 anos de experiência no mercado. Confira!

Como era o mercado para os veículos DOOH antes da adMooH?

O Mercado de DOOH sempre foi muito complexo. O que já é contraditório, afinal, “digital” e “complexo” são palavras que não devem combinar do backstage para frente. 

Não surpreende ninguém que “complexidade” seja a última coisa que se espera de uma solução oferecida num cenário onde quem domina é o digital, mensurável e exponencial ecossistema da mídia programática. 

Por estes e outros fatores, o DOOH, mesmo sendo um meio massivo de comunicação brilhante, foi ofuscado durante muito tempo. Sempre visto como inacessível por anunciantes menores e “travado” para empresas menores de DOOH.

Para estas empresas se tornarem relevantes, precisavam de alta audiência. Isso acontecia conquistando pontos de alta rotatividade e fluxo de pessoas, além de ter muitas telas. 

Sem isso, a relevância se torna apenas local, para anunciantes menores. Manter uma operação técnica de manutenção – além de toda a parte comercial – e ainda expandir, é muito caro.

Isso dificulta muito o crescimento rápido do negócio. Ele acaba sendo lento e orgânico (embora não consiga se sustentar), o que abre caminho para a concorrência. 

Desta forma, os pequenos veículos acabam optando por um modelo de negócios mais corporativo. Assim, atendem aos clientes como pequenas agências de promoção, e não tanto como um veículo voltado a anunciantes externos.

Quais os benefícios da adMooH para os veículos DOOH?

A adMooH entendeu que veículos de diferentes portes necessitavam de uma solução que agregasse valor ao produto, resolvendo suas principais dores, especialmente ligadas à entrada de anunciantes.

Para isso, desenvolveu uma plataforma que funciona como um verdadeiro gateway de DOOH. 

Ela facilita e automatiza todo o processo de compra e venda de anúncio tanto para o anunciante quanto para o veículo. Seja na comercialização na plataforma proprietária da adMooH, transformando seu próprio site em sua loja de anúncios ou colocando o veículo DOOH na vanguarda do meio ao conectá-lo ao DOOH Programático.

Já pensou em fazer parte do mercado bilionário da mídia programática, disponibilizando seu inventário nas principais DSPs do mercado? Além de todas as outras soluções, esta é uma das oportunidades que a adMooH pode proporcionar.

Mas como isso ajuda os veículos de fato? Vamos descobrir os principais benefícios que a adMooH proporciona aos pequenos e grandes veículos DOOH!

Benefícios para pequenos veículos DOOH

Crescimento

Ao se conectarem na adMooH, não importa se eles são grandes ou pequenos, já que unem seu inventário ao da adMooH, para se tornarem parte de um inventário global de telas.

Grandes anunciantes

Como se unem a um grande inventário, podem se expor aos grandes anunciantes, mesmo sendo pequenos.

Menor custo

Os custos mensais de um software de gestão e de vendas são altos.

Com a adMooH, contam com uma versão gratuita do adMooH Signage, nosso software de gestão de conteúdo. Além disso, contam com uma solução para venda online em seu site (saiba mais aqui), reduzindo custos de vendas, atendimento e software de gestão.

Confiabilidade

Obviamente, se você tem formas de provar e entregar confiabilidade ao anunciante, ele tem mais um motivo para anunciar com você. Principalmente no DOOH, a transparência tem de ser valorizada ao máximo. 

Se conectando na adMooH, o veículo automaticamente confere ao anunciante toda a confiabilidade da nossa tecnologia. Até mesmo negociando diretamente, o anunciante pode contratar o adServer adMooH – o veículo não precisa fazer nada além de se conectar corretamente à plataforma (e fechar negócio com o anunciante, claro).

Nesta solução, a adMooH atua apenas como o sistema de entrega do anúncio e confirmação – não como a plataforma comercializadora. Por ser um serviço completo e independente da etapa comercial, e não um simples serviço de auditoria, esta solução é muito mais transparente. Isso sem dizer que é diferente de todo serviço similar no mercado brasileiro.

 

Benefícios para grandes veículos DOOH

Venda na cauda-longa

Os grandes veículos têm dificuldade para atender aos pequenos anunciantes. Estes querem poucas telas, pagando um valor reduzido por dia. Os grandes veículos não têm pessoal, nem foco para atendê-los. 

Na adMooH, recebem toda a tecnologia para essa venda se concretizar mais rapidamente, ampliando suas vendas e entregando seu inventário ocioso para os anunciantes das redondezas anunciarem.

Inventário ocioso

Ao se conectar na adMooH, conseguem vender o calhau, parte ociosa não entregue aos clientes por meio de vendas diretas.

E os possíveis pensamentos de conflito?

O primeiro ponto que os veículos DOOH pensam é no pagamento de um tech fee, que varia de 10% a 25% dependendo de como o anunciante chega. 

Mesmo pagando comissão para sua equipe de vendas, tendo custos mensais fixos com salários e encargos, elas tinham receio de pagar esse tech fee.

Com o tempo, perceberam que uma grade ociosa é mais prejudicial do que pagar um tech fee para uma plataforma que entrega resultados e mais anunciantes. E que, além disso, arca com diversos custos altos de servidores, equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação para trazer tecnologia de ponta. 

Desta forma, os veículos podem se focar no seu grande negócio: a relação com o local e a abertura de novas telas, e não necessariamente a venda e desenvolvimento de software.

Esse movimento já acontece com hotéis, companhias de aviação e cruzeiros, quando colocam seu inventário em plataformas como Decolar.com, Expedia, Booking.com, ou com quartos e casas, que usam a Airbnb, ou mesmo motoristas usando Uber, Cabify, 99, etc.

No DOOH, isso ainda é novo. Mas cada vez mais os veículos estão entendendo que devem cuidar do inventário, e não da venda. Esta vem de forma cada vez mais programática.

Isso não impede que eles tenham uma equipe para negociar contratos, vender seus diferenciais, mas o uso de uma plataforma como a adMooH, mesmo nessas negociações, traz diversos benefícios. Alguns deles são segurança para o anunciante, relatórios mais precisos, dinheiro protegido e maior transparência.

Gostou da entrevista? Aproveite e leia também este artigo no Blog da adMooH que vai ajudar você a entender os benefícios da venda de inventário via Mídia Programática: Digital Signage e os benefícios da conexão nativa à Mídia Programática

Comentários