Como a comunicação pode aumentar a produtividade no trabalho?

Como a comunicação pode aumentar a produtividade no trabalho?

Você já se perguntou por que quase todas as vagas de emprego, em qualquer área de atuação, exigem boas habilidades de comunicação? A resposta está no fato de que a comunicação eficaz e a produtividade no trabalho andam de mãos dadas!

Desde um bom diálogo em uma mesma equipe no dia a dia, até a comunicação interna da empresa, elas influenciam diretamente na maneira como todos atuam.

E se você está interessado em otimizar ainda mais a dinâmica da sua comunicação, trouxemos dicas que provavelmente melhorarão a produtividade – sua ou até de seus funcionários – através dela.

Vem com a gente se atualizar!

Potencialize a comunicação em sua equipe com o adMooH Signage 2ª Geração!

Uma nova cultura de produtividade no trabalho

Empresas do mundo inteiro têm em comum um novo objetivo: afastar-se das formas tradicionais de trabalhar e exigir produtividade, para poder criar um ambiente corporativo mais feliz e saudável.

Isso porque aquela velha cultura onde os funcionários eram bombardeados por cobranças, acabou criando vários aspectos negativos, que vão desde um estado de estresse crônico, até problemas de saúde mental, como o Burnout.

O que definiam como produtivo no local de trabalho – trabalhar mais horas, fazer menos pausas, tirar menos tempo de folga – na verdade provou ser contraprodutivo.

Já nessa nova cultura, a ideia é capacitar as pessoas a trabalhar com o melhor de suas habilidades, oferecendo ferramentas, informando e compartilhando experiências entre todos. 

Em resumo, a nova cultura de produtividade no trabalho defendem a autonomia dos funcionários. Isso diminui a pressão e os ajuda a desempenhar melhor suas funções.

Os benefícios da comunicação para aumentar a produtividade

A comunicação eficaz no local de trabalho pode ter um efeito positivo no desempenho dos colaboradores, aumentando o engajamento, a taxa de retenção e a produtividade de modo geral.

Vamos apresentar alguns pontos onde ela pode atuar, para proporcionar esses ganhos. Acompanhe:

Reduzir os mal-entendidos

Quando as informações não são passadas corretamente, ocorrem os famosos mal-entendidos.

Alguns funcionários pensam que os gerentes disseram uma coisa, outros pensam que eles disseram algo completamente diferente. Aí fica difícil, não é?

Por exemplo, se você criou uma nova estratégia comercial, deve comunicar detalhadamente as novas tarefas e metas aos seus colaboradores.

Se eles não tiverem uma compreensão clara do que devem fazer, sua estratégia provavelmente terminará em uma bagunça. 

Solucionar problemas rapidamente

Uma boa comunicação também permite que os funcionários resolvam problemas mais rapidamente.

Se alguém estiver com dificuldades para concluir um projeto devido a uma questão técnica, o diálogo com seus colegas pode ajudá-lo a resolver o caso com maior rapidez.

Além disso, a comunicação colaborativa pode ajudar a resolver problemas entre diferentes departamentos ou áreas da empresa.

Promover uma cultura saudável

Tanto se fala sobre isso que, com certeza, você já viu que a cultura de um escritório ou empresa afeta diretamente a produtividade no trabalho.

Ambientes de trabalho saudáveis ​​e produtivos têm como pilar uma comunicação eficaz e positiva. Falamos um pouco mais sobre isso neste artigo aqui.

Quando líderes, gestores e membros da equipe estão conectados, é provável que se envolvam mais no trabalho que realizam, e esse compromisso os leva a serem mais produtivos também.

Junto a isso, quando os funcionários se sentem valorizados e respeitados, é mais provável que façam o seu melhor e permaneçam na empresa por muito mais tempo. 

Tudo isso simplesmente não é possível sem uma comunicação bem alinhada!

Oferecer uma direção mais clara

Precisa ficar claro para todos onde a empresa está, onde precisa estar no futuro e quais passos precisam ser dados para chegar lá. 

Dessa forma, o foco sai somente do resultado final esperado, e passa a estar nas pequenas etapas que precisam ser concluídas, pouco a pouco.

Ou seja, potencializamos a produtividade no trabalho ao redirecionar os esforços para onde a empresa mais precisa.

Isso torna mais eficiente o trabalho de todos, se aproximando de um ambiente menos estressante, mais rápido, e mais agradáveis.

Acessibilidade da informação

Se não sabemos exatamente sobre o que estamos falando, não conseguimos trabalhar bem. E não somos só nós que afirmamos isso!

Uma pesquisa do McKinsey Global Institute constatou que a produtividade no trabalho pode aumentar de 20 a 25% em empresas onde os funcionários estão conectados e informados.

Em outras palavras, não há sucesso nos negócios sem uma ótima estratégia de comunicação interna.

E para isso, o primeiro passo é fazer com que a informação esteja acessível a todos, e essa tarefa pode não ser tão fácil assim, como vamos destacar no tópico a seguir.

Recursos para comunicação interna

Existe um consenso que a comunicação entre as pessoas mudou muito nos últimos anos, e convenhamos, isso não é diferente no ambiente corporativo.

A comunicação interna, que antes era muito focada em reuniões, intranet e impressos, agora está mais moderna e digital – ainda mais com grande parte dos funcionários em modelo híbrido.

Entre os recursos que tem ganhado força, podemos listar:

  • Mural digital
  • Redes sociais corporativas
  • Apps de comunicação da empresa
  • Podcasts e Videocasts
  • Newsletters

Entre essas tecnologias, destacamos um pouco mais o Mural Digital, que tem se mostrado muito eficiente para impactar os colaboradores, independente do ambiente do escritório em que se encontram.

Salas de descanso, corredores, refeitórios, onde quiser, é possível instalar uma tela digital em todos esses pontos para se comunicar com os colaboradores.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um completo software de Mural Digital, para gerenciar os conteúdos que serão exibidos nessas telas, de maneira rápida e fácil. Clique no link a seguir e conheça: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Conclusão

Podemos concordar que uma boa comunicação é essencial para o funcionamento e desempenho de qualquer empresa, e melhorar a comunicação interna é, portanto, uma prioridade para empregadores e gestores estimularem a produtividade no trabalho.

Com as ferramentas certas e muita dedicação, você pode criar uma cultura no local de trabalho em que todos se mantenham atualizados e possam se sentir ouvidos e conectados.

Até a próxima!

Comentários