Brand Safety: Como funciona a proteção da marca no Digital?

Brand Safety: Como funciona a proteção da marca no Digital?

A criatividade, para a geração de anúncios, é um ponto muito importante. Mas, vale destacar que isso ainda não é o bastante para o sucesso de uma marca. Outro pilar envolvido nos melhores negócios, é o brand safety. 

Ao longo deste conteúdo, nós vamos explicar o que significa esse termo de origem inglesa. Fora isso, ainda vamos te mostrar como adotar práticas seguras ao divulgar suas campanhas de mídia. 

Continue por aqui e veja como anunciar com total responsabilidade e credibilidade!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é Brand Safety, afinal?

A tradução direta de brand safety é segurança de marca. Na prática, o termo significa o conjunto de ações para que uma empresa não veicule seus anúncios em ambientes inseguros, por exemplo, a sites vinculados a crimes. 

Vale ressaltar que o cuidado desse tipo é extremamente fundamental para o sucesso dos negócios. Isso porque, nos últimos tempos, as pessoas estão mais preocupadas com as posturas sociais das marcas.

Sendo assim, não adianta só tomar cuidado com o tipo de linguagem adotada e com os tipos de campanhas de mídia. A sua empresa também necessita seguir alguns passos ligados à proteção da marca. 

Só assim dá para ser consciente em meio a pautas ligadas a: preservação do meio ambiente, igualdade de gênero, combate à desigualdade social, medidas de prevenção à saúde, igualdade racial, entre tantos outros. 

Mais adiante, vamos mostrar como é adotar o brand safety. Continue por aqui!

Como funciona o Brand Safety?

brand safety o que e

O brand safety, basicamente, funciona por meio da seleção de meios e parcerias seguros e corretos para veiculação de anúncios. Para isso, a sua empresa deve escolher uma plataforma de mídia programática que a deixe de fora dos perigos de aparecer junto a conteúdos indesejados. 

Além disso, é extremamente importante acompanhar de perto como e onde os anúncios rodam. 

Só assim é viável ter a mídia veiculada em ambientes 100% seguros, ou seja, que não tenham conteúdos ligados a crimes ou, ainda, a qualquer outro aspecto que comprometa a imagem de sua marca.  

Importância do Brand Safety para as empresas

De fato, não dá para negar a importância do brand safety para as empresas. Para deixar esse ponto mais claro, nós reunimos as principais vantagens da segurança de marca. 

Confira quais são esses benefícios: 

Segurança da reputação

Imagina se a sua empresa tem anúncios veiculados em um site ligado a fake news ou, ainda, ao discurso de ódio? Esses são exemplos de situações que podem comprometer bastante a imagem dos negócios. 

Para evitar esse tipo de transtorno e, até mesmo, de prejuízo, o melhor é adotar o brand safety. 

As boas práticas te ajudam a avaliar as plataformas de mídia e, dessa maneira, escolher uma alternativa segura e séria. 

Maior competitividade

Vale ressaltar, também, que manter uma postura de empresa séria e comprometida socialmente traz vantagens. 

O público-alvo, ao perceber grandes valores em sua marca, vai ter mais interesse em comprar seus produtos e serviços. Com isso, é possível gerar competitividade e, dependendo, sair à frente da concorrência

Então, cuide bem da qualidade e escolha os ambientes para seus anúncios com cuidado!

Aquisição de novos clientes

Lembra que, anteriormente, dissemos que as pessoas estão mais preocupadas com a postura social das marcas? Pois bem!

Quando você gera anúncios de qualidade e em sites seguros, há mais chances das pessoas te descobrirem e ainda assimilarem o valor agregado do ambiente selecionado. 

Isso faz com que os clientes em potencial fiquem interessados em saber mais sobre sua marca. Mais adiante, ele ainda pode fazer uma primeira conversão e, claro, virar um cliente fiel

Prevenção de gastos

É claro que toda campanha de mídia tem um custo e que ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Evitar esse tipo de problema também depende de ações seguras. 

Ao usar as estratégias de brand safety (utilizar apenas meios de divulgação seguros), você faz um bom investimento. Afinal, seus anúncios, de fato, estarão em ambientes virtuais realmente visitados pelas pessoas. 

Além disso, você evita uma crise de imagem em sua empresa e passa longe dos gastos fora do planejamento que essa situação envolve.

2 Exemplos de cenários que pode ser aplicado o brand safety

Veja como a segurança de marcas (para campanhas de anúncios) pode funcionar, na prática:

Prevenção de vínculo às fake news

Nos últimos anos, um termo se popularizou entre diversos países: as chamadas fake news (produção de notícias falsas). 

Hoje, ainda, é possível encontrar sites que veiculam esse tipo de conteúdo mentiroso. E para veicular ou precisar retirar anúncios de páginas assim, vem o papel do brand safety. 

Nesse caso, então, a empresa precisa identificar outros ambientes virtuais mais seguros. Além disso, é importante acompanhar as mídias mais de perto. 

Prevenção ao desperdício de verba 

Outro exemplo é quando você utiliza da segurança de marca para fazer investimentos mais certeiros. 

Uma forma de praticar isso é contratar uma plataforma de mídia programática que permita a segmentação das campanhas. Ou seja, você pode selecionar em quais meios, dias, horários e para qual público a mídia aparecerá. 

A segmentação é crucial para impactar o público certo no melhor momento possível. 

Quais são as ações de brand safety para proteger a sua marca?

Veja alguns recursos usados para selecionar meios de divulgação seguros para as empresas: 

Sensitive classifiers

Sensitive classifiers, basicamente, é a ação de selecionar vários sites e classificar a sensibilidade deles, isso com base no conteúdo que veiculam. 

Dessa forma, você pode segmentar seus anúncios para determinadas categorias de sensibilidade. 

Algoritmos de Machine Learning

Existem algoritmos e, além disso, a prática de machine learning, que conseguem fazer a leitura de sites. 

A análise é muito importante para identificar se aquelas páginas possuem conteúdos que violem leis ou que, de alguma forma, possam prejudicar a imagem de uma marca. 

Dashboard de monitoramento

Como já dito, o acompanhamento é outro fator para rodar anúncios em ambientes seguros. Justamente para facilitar esse monitoramento, você pode usar dashboards. 

Os painéis fáceis, claros e intuitivos facilitam tudo. Sem dúvidas, é uma forma de ter mais transparência e controle sobre o que e como você divulga. 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

brand safey admooh

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você pôde descobrir o conceito de brand safety, traduzido como segurança de marca. Esse tipo de ação consiste nos cuidados para divulgar anúncios. 

A sua empresa precisa saber selecionar meios que não tenham vínculos com conteúdos criminosos e sem responsabilidade social. Além disso, acompanhar de perto a divulgação de mídia. 

A solução para seguir essas cautelas é contar com a alta tecnologia e eficiência da adMooH. 

A empresa permite que você crie e veicule seus anúncios em mídia programática. Muito além disso, ainda é possível segmentar as campanhas — por locais, dias, horários e públicos. Também faça o monitoramento, em tempo real, dos seus anúncios! 

Conte com a excelência da adMooH e anuncie em telas de display espalhados pelo Brasil inteiro! 

Comentários